Trabalhadoras passam por prevenção ao câncer de colo uterino


  • há 7 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Ação realizada pelo Seesmt tem apoio da unidade móvel da Associação de Apoio ao Portador de Câncer

Foto: João Paulo Barbosa Trabalhadoras passam por prevenção ao câncer de colo uterino
Cadastro das trabalhadoras, antes de realizar o exame clínico

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Seesmt) da Unoeste realiza a Campanha de Prevenção de Colo Uterino 2017, com atendimento voltado as trabalhadoras do setor de higiene e limpeza. Para promover acesso mais fácil a esse tipo de precaução, o atendimento é feito com a unidade móvel da Associação de Apoio ao Portador de Câncer (AAPC), instalada no ônibus da Fundação Hospital Regional do Câncer, da Santa Casa de Presidente Prudente.

A assistente social Valéria Cristina dos Santos Rodrigues comenta que facilitar o acesso é muito significativo, inclusive para amenizar a resistência que as mulheres têm em fazer esse exame clínico, assim como ocorre com os homens em relação ao câncer de próstata. Conta que pela primeira vez foi possível conseguir o agendamento do ônibus, com a previsão já para o ano que vem, no sentido de construir uma cultura de aceitação capaz de duplicar ou até triplicar os atendimentos na próxima campanha.

Na terça-feira (19), o serviço foi prestado às trabalhadoras do campus I e nesta terça-feira (26) ocorre no campus II, com o ônibus estacionado numa área entre o salão do Limoeiro e o Bloco B-I. Nos dois casos o atendimento foi programado das 9h às 16h, com intervalo das 12h às 13h para almoço. Nos dois dias houve aferição de pressão arterial como ação de acolhimento, para deixar a mulher mais a vontade. No primeiro dia ocorreu a contribuição do curso de Estética e Cosmética.
Foto: João Paulo Barbosa Laurentino, Danussa, Valéria, Walma e Maryele
Laurentino, Danussa, Valéria, Walma e Maryele


Conforme a professora Rosângela Cristóvão Ferreira, foi feita higienização e massagem facial, aplicação de protetor solar e orientação de prevenção ao câncer de pele; pelo projeto de extensão “Os cuidados estéticos contribuindo na autoestima da comunidade”, que é voltado para várias ações externas ou internas no âmbito da universidade. A prevenção do câncer de colo uterino reuniu uma equipe multifuncional.

Pela AAPC atuou a enfermeira Walma Fontolan Ferraz e pelo Seesmt, além de Valéria, os técnicos de enfermagem do trabalho André Laurentino e Maryele Cicea Alves Cardoso, além da técnica de segurança do trabalho Danussa Karla dos Santos Marques.

A campanha está cadastrada junto a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e inserida nas atividades vinculadas à 13ª Campanha da Responsabilidade Social, realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e com adesão da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Unoeste.