Workshop orienta sobre dieta com baixo teor de carboidrato


  • há 7 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Busca de benefícios com a gastronomia fit e low carb deve passar por avaliação de profissional qualificado

Foto: João Paulo Barbosa Workshop orienta sobre dieta com baixo teor de carboidrato
Produção de cookies low carb com gotas de chocolate 50%

Ao ofertar o workshop Gastronomia Fit e Low Carb junto ao curso de Gastronomia da Unoeste, as professoras nutricionistas Cristina Atsumi Kuba e Juliana Santiago Santos ensinaram sobre a produção de pratos para dieta com baixo carboidrato, voltada para vários benefícios à saúde. Porém, alertaram que a dieta não é para todo mundo e que sua adoção depende da avaliação de profissional habilitado e qualificado em orientação nutricional.
 
O curso de rápida duração foi realizado em dois espaços: a sala de aula show para exposição teórica, e a cozinha, para o ensino prático. Também teve aula demonstração e degustação, no encerramento para uma turma de 30 pessoas. As professoras tiveram o envolvimento de 12 alunos da Nutrição e Gastronomia atuando como monitores. Cristina contou que a ideia do workshop surgiu no final do ano passado e que para por em prática foi essencial à equipe de alunos abraçar a causa com amor e carinho.
 
“Foram meses estudando sobre esse tipo de alimentação que reduz carboidratos e aumenta gordura e proteína”, comentou Juliana, e falou sobre os benefícios da dieta low carb: redução de apetite com gorduras boas e proteínas, perda de peso, diminuição dos níveis de triglicérides e melhora no nível de HDL (colesterol bom). “Todavia, depende de cada pessoa se adaptar ou não a essa alimentação, isso em relação aos seus hábitos, como o de praticar atividade física ou não”, explicou.
 
Foto: João Paulo Barbosa Parte teórica do workshop foi ministrada na sala de aula show
Parte teórica do workshop foi ministrada na sala de aula show
A tendência é que a alimentação com baixo carboidrato seja benéfica para a saúde, capaz de combater um dos males do século que é consumo excessivo de produtos industrializados, muitas vezes responsáveis por provocar doenças. Assim, outra orientação foi no sentido de que o consumo de produtos processados seja substituído por alimentos naturais, mas no sentido de buscar saúde e não o corpo perfeito, já que essa obsessão pelo físico pode resultar e transtornos alimentares e outras doenças.
 
A apostila do workshop apresentou 20 receitas para a gastronomia fit e low carb, indicando os ingredientes e modos de preparo, dentre as quais café energizante, chá gelado de laranja com especiarias e termogênico, espaguete de abobrinha, peito de frango com parmesão e alho, lasanha de palmito pupunha com brócolis e molho de macadâmia, saladas de folhas verdes com tomate cereja, flores comestíveis e castanhas. Os espaços e equipamentos utilizados pelo workshop revelaram aos participantes a moderna e ampla estrutura do curso de Gastronomia.
 
Aline Fernanda Alves Vicente reafirmou sua intenção de cursar Nutrição e viu no workshop a oportunidade de conhecer a estrutura ofertada pela Unoeste que, embora seja da gastronomia, também é utilizada por outros cursos. Tomou conhecimento através de uma amiga que estuda na universidade e, como gosta de cozinhar, optou por fazer o curso rápido, com as aulas na manhã e tarde do último sábado.  Brena Rodrigues é aluna de Nutrição e se interessou, pois pretende trabalhar na área clínica ou esportiva. Foi informada sobre o workshop pelas professoras que o ministrou, sendo que ambas lecionam na Nutrição e na Gastronomia.
 
Serviço – A Gastronomia oferta vários workshops, com inscrições no site da Unoeste.
Galeria de Fotos