Ações de informática e saúde ocorrem no Lar Santa Filomena


  • há 7 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Produção de personagens digitais, higiene corporal, saúde bucal e escovação contemplam crianças e adolescentes

Foto: João Paulo Barbosa Ações de informática e saúde ocorrem no Lar Santa Filomena
Alunas de Medicina orientam como lavar as mãos corretamente

Pela segunda vez neste ano, o projeto de extensão universitária “Tecnologia e ação cidadã: sinergia para inclusão social” foi levado ao Lar Santa Filomena. A primeira ocorreu em março e a segunda na tarde desta terça-feira (31), por iniciativa da professora Dra. Édima de Souza Mattos, em nome da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp) e com os envolvimentos dos cursos de Medicina e de Odontologia da Unoeste. Mais de 100 crianças e adolescentes foram beneficiados com os serviços e orientações em produção de personagens digitais, higiene corporal, saúde bucal e escovação, incluindo doações de escovas e pastas.
 
Habituada em desenvolver projetos ao longo das últimas três décadas de atuação na universidade, Édima disse que essa foi uma das melhores ações ao longo de sua carreira docente no ensino superior. “Os meninos e meninas ficaram felizes e se interessaram bastante, pois perguntaram muito. Participaram com real interesse. Foi gratificante”, contou a professora sobre a ação, que mobilizou mais de 30 universitários e envolveu ainda os professores Sebastião Hélio, na produção digital; Luciana Souza e Denise Vasconcelos, pela Medicina; Juliane Avansini Marsicano e Rosana Leal do Prado, pela Odontologia.
 
As construções de personagens ocorreram com a utilização dos computadores da sala de informática do lar. Sobre higiene corporal foi ofertada orientação e atividade prática de lavar as mãos corretamente. Orientação sobre saúde bucal foi seguida de escovação. “Teve jogral, de tal forma que os estudantes universitários ensinaram brincando. A recepção por parte do lar foi muito boa, incluindo a apresentação de seus espaços físicos e do trabalho que desenvolvem, no sentido de sensibilizar os futuros profissionais da área de saúde. São cerca de 200 atendidos em período de contra turno escolar, com atividades de música, esporte e informática”, comentou Édima. A apresentação foi feita pela psicóloga Ana Lúcia Peixoto e a assistente social Roseane Gibin.
Galeria de Fotos