Programa de bolsa no exterior recebe inscrições até dia 20


  • há 8 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Fórmula Santander de Mobilidade Internacional oferece oportunidade para alunos de graduação e pós-graduação

Foto: João Paulo Barbosa Programa de bolsa no exterior recebe inscrições até dia 20
Inscrições no Fórmula Santander estão na reta final

O Programa Fórmula Santander de Bolsas de Mobilidade Internacional 2016 recebe inscrições até o dia 20 deste mês. Estudantes de graduação e pós-graduação da Unoeste podem se inscrever para participar da seleção de uma bolsa de 5 mil euros, para seis meses de estudos numa das mais de 700 instituições de ensino superior conveniadas em 21 de países.

O principal pré-requisito é estar regularmente matriculado no segundo ou até no penúltimo termo e, em caso de transferência, que tenha estudado pelo menos seis meses na Unoeste.  As inscrições são feitas no site do banco do Santander e o edital está disponibilizado na homepage da universidade. A seleção ocorrerá em três fases: rendimento escolar, entrega de documentos e entrevista.

Para passar na primeira fase, a nota de corte do candidato deve ser igual ou superior a sete, considerando a média geral do seu rendimento escolar. Na segunda fase, quando da entrega dos documentos, deverá ser apresentado comprovante de contato com a instituição de destino. A terceira e última fase será a entrevista com membros da comissão de seleção instituída pela Reitoria da Unoeste.

As possibilidades são para os seguintes países: Argentina – 81 instituições conveniadas, Chile – 51, Colômbia – 29, Estados Unidos – 46, México – 202, Peru – 14, Porto Rico – 8, Uruguai – 9, Alemanha – 12, Bélgica – 1, Espanha – 123, França – 1, Polônia – 62, Portugal – 48, Reino Unido – 81, China – 12, Rússia – 8, Cingapura – 3, Estados Unidos Árabes – 1, Gana – 1 e Catar – 1.

Terminado o prazo de inscrições, o Santander enviará os nomes dos inscritos pela Unoeste. Até o final de setembro, serão conhecidos os classificados na primeira fase. A seleção final ocorrerá no começo de outubro, conforme o assessor de relações interinstitucionais Antonio Fluminhan Júnior. A entrega da bolsa será feita no GP do Brasil de Fórmula 1, em novembro.

O selecionado fará o intercâmbio no primeiro semestre de 2017. Das sete edições do programa, a Unoeste participou das últimas cinco, por conta de convênio entre o Santander e a Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), na condição de mantenedora da Unoeste.

Os selecionados anteriores pela Unoeste foram: 2011 – Fabiana Monti, pelo Mestrado em Educação; 2012 – Marcela Milano, pelo curso de Arquitetura e Urbanismo (Portugal); 2013 – Ana Barilli, Jornalismo (Espanha); 2014 – Daniel Boscoli (Portugal); 2015 – João Carlos Canhada, Arquitetura e Urbanismo (Espanha).
 
Serviço – Inscrições no site do banco Santander.