CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Gastronomia Unoeste é o melhor curso presencial do Brasil

Conceito Preliminar de Curso divulgado recentemente pelo INEP e que afere a qualidade do ensino superior mostrou ainda que o curso é o melhor do estado de São Paulo entre instituições públicas e privadas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Gastronomia Unoeste é o melhor curso presencial do Brasil
Além de professores chefs com vivências nacionais e internacionais, Gastronomia Unoeste tem a melhor estrutura de laboratórios da região

É oficial: o curso Tecnologia em Gastronomia da Unoeste, universidade conceito máximo no MEC, é o melhor curso presencial do Brasil. É o que revelou o último Conceito Preliminar de Curso (CPC), um dos índices que aferem a qualidade do ensino superior em 2022, e que foi divulgado recentemente pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação. O CPC ficou em 5, garantindo ao curso ainda as posições de melhor do estado de São Paulo entre as instituições públicas e privadas, e, por consequência, o melhor da região de Presidente Prudente.

“A Gastronomia da Unoeste sempre foi marcada por sua excelência e esse resultado só veio demonstrar isso. Como coordenadora me sinto muito feliz e satisfeita com essa conquista. Estou à frente da coordenação oficialmente desde o início de 2022, ano que o nosso curso passou pelo seu ciclo de avaliações. Esse resultado se deve a uma equipe muito boa que temos ao NDE [Núcleo Docente Estruturante], que na época criou estratégias para guiar os nossos alunos nessa jornada. O corpo docente também é de extrema qualidade e temos é claro a estrutura incomparável que a Unoeste oferece”, elenca orgulhosa a coordenadora da Gastronomia, a Chef Mari Sato.

Ela diz que todos esses títulos que enchem a universidade de orgulho são resultado de uma estrutura de excelência e um conjunto de estratégias e de muito empenho e dedicação de todos os envolvidos. “Tudo isso não adiantaria se nós já não tivéssemos a melhor estrutura de laboratórios, um corpo docente incrível repleto de doutores e mestres nas aulas teóricas, e professores chefs com vivências de mercado nacional e internacional”, destacou.  

Sobre a área, a Chef Sato salientou que o mercado gastronômico é amplo e o gastrólogo tem uma infinidade de oportunidades de atuação. Por isso a Unoeste é a melhor opção para quem quer se destacar na área, já que o mercado tem recrutado até quem ainda está na faculdade. “Além de sua qualidade extrema, nosso curso oferece uma ótima empregabilidade. Antes mesmo de se formarem os nossos alunos já estão atuando no mercado de trabalho da cidade”, confirmou, acrescentando ainda que a atuação do gastrólogo vai além da cozinha.

“Claro que a grande parte ainda se direciona para bares, restaurantes e hotéis, mas a Unoeste, seguindo o seu espírito empreendedor, é uma grande oportunidade de formar ou qualificar donos de empresas do setor, formar futuros consultores gastronômicos, trabalhar com gastronomia hospitalar, dietas restritivas e inclusivas, jornalismo gastronômico, geradores de conteúdo digital, atuar em conjunto com produtoras... As possibilidades são praticamente infinitas!”.

Formação diferenciada

O que a Chef Sato fala tem fundamentação e a prova disso é que Prudente está se tornando polo gastronômico da região, e isso se deve a profissionalização do mercado e dos consumidores também. “Os nossos ex-alunos ou são donos dos estabelecimentos ou trabalham nos restaurantes da cidade. Mas além disso os alunos, ex-alunos e familiares dos alunos também são consumidores, e consumidores cada vez mais ‘qualificados’ e exigentes. Isso é ótimo, pois mão de obra qualificada, mentalidade de gestão atual e clientes exigentes só faz todo o cenário da gastronomia prudentina crescer cada vez mais. Eu não sou da cidade, sou de São Paulo, mas nos poucos anos que eu moro aqui eu já percebo essa profissionalização do mercado e a variedade de novos estabelecimentos”, reconhece ela.

O professor Rafael Beuther, chef especialista em cozinha europeia e que já trabalhou com o chef francês Michel Bras, classificado por diversas vezes com três estrelas no Guia Michelin, é prova de que o corpo docente da Unoeste é diferenciado. Ele mora e trabalha em São Bento do Sul, em Santa Catarina, mas a cada duas vezes no semestre vem até a Prudente para compartilhar todo seu conhecimento invejável na cozinha europeia. Ele falou sobre a conquista da Unoeste que agora ostenta o título de que sua Gastronomia é o melhor curso presencial do Brasil. “Fiquei muito feliz e orgulhoso da instituição. Sem dúvida, antes mesmo de sair o resultado eu já sabia que era o melhor curso. A infraestrutura e corpo docente é fantástica. Inclusive esse feito, na minha opinião, muito se deve ao fato da universidade acreditar na gastronomia investindo na qualidade do curso”, opinou.

Foto: Cedida Chef Julia Santos Pacagnelli, ex-aluna da Unoeste: “Fico muito feliz com essa conquista da universidade de ter a melhor gastronomia presencial”
Chef Julia Santos Pacagnelli, ex-aluna da Unoeste: “Fico muito feliz com essa conquista da universidade de ter a melhor gastronomia presencial”

A Chef Julia Santos Pacagnelli, egressa da Unoeste e que obteve melhor desempenho enquanto aluna da turma formada em 2022, ficou feliz em saber desse reconhecimento que o curso obteve no último CPC. Moradora de Santo Anastácio, ela só confirmou o que já havida pesquisado quando decidiu ingressar de vez na Gastronomia da Unoeste. “Quando iniciei minha pesquisa de onde estudar em 2020, tive bastante dúvida. Mas acabei optando pela Unoeste pelos anos no mercado e alta performance no MEC. Um diferencial da Unoeste que percebi nessas pesquisas foi a estrutura das cozinhas e os equipamentos, é tudo bem completo. Além da coordenação muito amigável e atenciosa. Eu fico muito feliz com essa conquista da universidade de ter a melhor gastronomia presencial, pois sei que de alguma forma fiz parte disso, me dedicando 100% nas aulas e nas provas”, comemorou ela.

Depois de concluir a faculdade, Júlia fez uma série de cursos para aperfeiçoar ainda mais os conhecimentos que adquiriu no transcorrer da formação acadêmica. Entre eles, os cursos de planejamento e gestão de cardápios, pães caseiros e artesanais, cozinha japonesa e preparo de drinques e coquetéis; e qualidade no atendimento ao cliente, fluxo de caixa, divulgação para atração de clientela e de empreendedorismo. Agora, ela vislumbra mirar uma especialização fora do país. “Sonho em me dedicar cada vez e poder abrir o meu próprio negócio na área gastronômica. A Unoeste representa ‘descoberta’, estudar na universidade me fez descobrir muito sobre o meu eu, saber no que sou boa dentro e fora da área gastronômica”, completou.

Sucesso no mercado

Formado pela Gastronomia Unoeste em 2019, o Chef Édipo Willian não parou de estudar de lá pra cá. Fez pós-graduação, se especializou em comidas medicinais e fitoterápicas, e hoje atua na área como pesquisador gastronômico com associações regionais. Ele é pesquisador gastronômico da Associação Regional Latitude 21 e Grupo Empório Flamejante. Presidente também o grupo de artesãos de Parapuã (sua cidade natal), atua como professor em cursos sócio educativos em escolas técnicas e fundos sociais para a comunidade mais carente; é ainda escritor na revista online GastroNews e colunista na revista Bonapetit Gastronomia. Recentemente, inclusive, ele recebeu convite da Universidade Internacional de Gastronomia Culinary HUB para defender o mestrado em gastronomia e sustentabilidade mundial, sendo o fruto nativo Jatobá a base de suas pesquisas gastronômicas e que ele já levou a Barcelona. “Através deste mestrado recebi o convite da revista Bonapetit Gastronomia para a divulgação do meu trabalho de pesquisa gastronômica com os nossos frutos nativos brasileiros. A revista é voltada para a área gastronômica, traduzida em seis idiomas, e encaminhada para mais de 100 países”, contou.

Sobre o feito da Unoeste, o chef lembrou com carinho da instituição onde se formou gastrólogo e ficou feliz com a recente conquista da Unoeste. “Ver a universidade que me acolheu e compartilhou tantos saberes ser destaque como a melhor mostra como todos estão engajados por um bem em comum que é a troca de saberes. O reconhecimento do curso de Gastronomia da Unoeste é o reflexo da sua capacidade estrutural que disponibiliza aos alunos, pois são equipamentos de grande notoriedade e respeito. Ficam dispostos em salas dinâmicas com acessos dos graduados, tornando uma experiência socioeducativa com mestres que testam suas capacidades e te fazem crescer”, elogiou ele que atualmente faz mestrado em produtos sustentáveis e gastronômicos na Escuela Superior de Gastronomia Barcelona Culinary Hub.

Seja Unoeste você também!

Para quem deseja conhecer um pouco mais sobre área gastronômica e o curso de Gastronomia da Unoeste, a universidade está com o Vestibular Concurso de Bolsas em andamento. Clique aqui, conheça e inscreva-se em uma das opções de ingresso ofertadas pela Unoeste.

 

 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem