CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Medicina Jaú aplica Verificação do Progresso em Competências

O programa VPC, implantado em 2020, visa preparar os estudantes para provas de residência médica e concursos no futuro


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Thais Gonçalves Medicina Jaú aplica Verificação do Progresso em Competências
Doutores José de Oliveira Filho e Vinícius Coralino dos Reis Pereira, entregam o certificado de Top Doctor 2021 para o aluno, Rafael Roberto Pegoretti

A preparação para as provas de residência médica e concursos públicos envolve uma série de habilidades, que se treinadas ao longo da graduação médica, podem facilitar a aprovação dos candidatos. Pensando nisso, a coordenação da Medicina Jaú da Unoeste, implantou no segundo semestre de 2020, o programa de Verificação de Progresso em Competências (VPC), que visa preparar os estudantes para essas avaliações.

De acordo com o Coordenador da Medicina Jaú, doutor José Oliveira Filho, o programa oferece aos futuros médicos a oportunidade de acompanhar seu desenvolvimento nas competências médicas desde o seu ingresso no curso até a sua formatura, identificando suas fortalezas e eventualmente temas que precise se aprofundar, além de simular uma situação de avaliação externa, aos moldes de tantas que estes estudantes precisarão enfrentar em suas vidas profissionais. “O VPC é ainda uma das ações propostas do curso para o reforço das fontes de auto eficácia dos estudantes, contribuindo para o fortalecimento deste importante constructo”. 

Ele explica que o VPC é uma única avaliação aplicada a todos os estudantes do curso, ao mesmo tempo e horário, com organização semelhante a um concurso. "Provocado principalmente pelo Dr. Vinícius, iniciei um longo estudo sobre os modelos de avaliações mais atuais em Medicina e desenvolvi o VPC, que desde então é aplicado semestralmente no curso e que conta hoje com a ajuda e participação de todos os professores, tanto na produção das questões, que são todas inéditas, quanto na correção das respostas. É um trabalho árduo, que demanda muita organização e dedicação do Núcleo de Avaliação, coordenado pelo professor Eduardo Barros, mas muito gratificante, importante, recompensador e que os estudantes apreciam muito", relata.

O professor patrono do programa, Dr. Vinícius Coralino dos Reis Pereira, conta que as avaliações da Unoeste seguem uma metodologia específica, a Taxonomia de Bloom. “A ideia é ao longo da formação acadêmica é que além das provas regulares do curso, os alunos tenham contato com avaliações aplicadas para concursos de residência e públicos, seja nos níveis municipal, estadual ou federal. Acolhida a ideia pela coordenação, foi criado o VPC, modelo semestral”, pontua.

Dr. Vinícius comenta que a implantação do programa agrega tanto para o estudante quanto para a faculdade e para os professores. “Participar do VPC também tem um peso importante e significativo na nota do aluno, então é um incentivo, que faz com que eles estudem mais. Para os professores também é um incentivo, pois eles precisam montar questões inéditas. Já para a faculdade, esse tipo de construção permite que o aluno lá na frente dê frutos, consiga bons resultados nas provas de residência e/ou concursos e se tornem excelentes profissionais”.

Rafael Roberto Pegoretti é estudante do 3º termo da Medicina Jaú e recebeu o certificado “Top Doctor 2021” (o melhor das edições do VPC deste ano), ele comenta que o programa tem sido muito importante para a sua formação acadêmica, pois aprende muito realizando cada prova. “O VPC estimula o aprendizado por sucessivas aproximações, nos auxilia na formação mais humana e generalista, contribui também no aprendizado holístico, além de nos engajar a sermos mais competitivos para provas de residência e mercado de trabalho no futuro”, fala o aluno. O futuro médico acrescenta que ficou extremamente feliz com o resultado do seu desempenho. “É muito gratificante ver que todo meu esforço está surtindo efeitos positivos”, finaliza.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem