CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Ações do Educa Pontal refletem no processo de aprendizagem

O reflexo é favorável, conforme consta relatos de professores para os coordenadores de núcleos pedagógicos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Ações do Educa Pontal refletem no processo de aprendizagem
Doutoras Camélia e Danielle: ações pontuais para atender as necessidades da educação no Pontal do Paranapanema

Em dois meses de intensas atividades do programa Educa Pontal, iniciadas em setembro e encerradas na manhã desta terça-feira (26), ocorreram sete ações de formação continuada para professores e quatro palestras sobre valorização da vida voltadas aos estudantes. A professora coordenadora do núcleo pedagógico de matemática Luciene Aparecida da Silva Geller conta que o feedback é positivo, especialmente nos relatos de professores que enaltecem o favorecimento ao processo de aprendizagem dos alunos.

Integração de programas – As atividades de setembro e outubro foram trabalhadas mediante as seguintes temáticas: “Metodologias ativas no contexto do Educa Pontal”, “Workshop: Habilidades do Saeb/Saresp e Álgebra: aprendendo com a prática” e “Setembro Amarelo: educando para a valorização da vida”.  Realizações da Diretoria de Ensino da Região de Mirante do Paranapanema em parceria com a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste, envolvendo os cursos de Pedagogia e Psicologia.

No setor de pós-graduação o envolvimento é do programa que oferta mestrado e doutorado em Educação; sendo que as ações de valorização da vida estiveram associadas ao Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva-SP), da Secretaria de Estado da Educação. O Setembro Amarelo contou com as atuações dos psicólogos e professores Luiz Henrique Bochi Silva e Dra. Camélia Santina Murgo, coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação.

Valorização da vida – O ciclo de palestras foi aberto com a temática “Esperanças e perspectiva de futuro de nossos jovens: incentivando a valorização da vida”; seguindo a programação com abordagens sobre “Fatores de risco e fatores de proteção no suicídio: um alerta importante para jovens e educadores”; “Ideação suicida e comportamentos autolesivos: criando esquemas de proteção na adolescência”; e “Saúde mental e felicidade na juventude”.

As metodologias ativas foram trabalhadas pelos professores Janiele Santos, Dr. Sidnei Souza, Dra. Raquel Gitahy e Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, vice coordenadora do programa de educação e coordenadora dos cursos de Pedagogia presencial e a distância. Foram trabalhadas as metodologias: storytelleing (técnica de contar história), peer instruction team (método de ensino interativo), based learning (aprendizagem baseada em problemas) e design thinking (método de solução de problemas).

Metodologias práticas – As únicas ações presenciais foram do workshop sobre habilidades voltadas para o Sistema de Avaliação Básica (Saeb) e Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), ministrado pela professora de matemática Marília Davoli Moreira Lopes que ofereceu aos professores ensinamentos de metodologias práticas para serem replicadas em salas de aula de 29 escolas do Pontal do Paranapanema, que atendem mais de 7,5 mil alunos. 

“A parceria entre a Unoeste e a Diretoria de Ensino, através do Educa Pontal, tem fortalecido o processo de formação continuada. A professora Marília desde a primeira reunião no campus II, para o alinhamento das formações, tem se dedicado a conhecer melhor os materiais para realizar uma formação pontual. Temos uma comunicação que favorece o processo formativo”, comenta Luciene que atua ao lado de outra coordenadora pedagógica Geise Aparecida Pereira.

Potencial para replicar – Conta que as formações têm atrelado teoria e prática, alinhadas com os materiais disponibilizados pela Secretaria de Educação. “Isso tem potencializado a replicabilidade e a prática nas escolas. Temos acompanhado através de fotos, publicações no site da Diretoria de Ensino e nas redes sociais das escolas, o quanto tem sido favorável a aplicação das práticas sugeridas nas formações”, comenta.

Pontua que o mesmo feedback acontece nos acompanhamentos pedagógicos mediante relatos dos professores sobre as contribuições das formações para o planejamento de suas aulas. “Consideramos as ações formativas essenciais para o processo de aprendizagem dos alunos, com a parceria estamos alcançando os objetivos propostos, tornar as aulas dos docentes mais atrativas favorecendo o processo de aprendizagem”, afirme Luciene.

Conforme a coordenadora pedagógica do Conviva-SP na Diretoria de Mirante, Denise Costa, as ações do “Setembro Amarelo” foram avaliadas pelos participantes com as opções de responderem uma das seguintes alternativas: bom, ótimo ou excelente. A maioria considerou excelente. A coordenadora comenta que em cada ação foi possível perceber o cuidado para o conforto dos participantes diante do momento muito delicado. “Os resultados demonstraram que muitos mitos de desinformação foram quebrados e certamente iremos colher muitos frutos deste trabalho”, afirma e agradece à Dra. Camélia e ao mestre Luiz pelo pela condução dos ciclos de debates, instigando a participação dos gestores e alunos.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem