CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Renomado cientista do esporte assume aulas na pós Unoeste

Dr. Augusto Barbosa passa a integrar o corpo docente da Especialização Fisiologia, Metabolismo e Treinamento


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Renomado cientista do esporte assume aulas na pós Unoeste
Dr. Augusto Barbosa tem atuação dentro e fora do Brasil

O corpo docente da pós-graduação em Fisiologia, Metabolismo e Treinamento ganha mais um profissional de peso: o Dr. Augusto Barbosa, cientista do esporte no Comitê Paralímpico Brasileiro, especialista em biomecânica e análise de desempenho de atletas olímpicos e paralímpicos que já foi responsável pelo treinamento biomecânico do campeão olímpico de natação César Cielo e tem uma empresa prestadora de serviço de ciências do esporte a diversos clubes e instituições dentro e fora do país. A especialização ofertada pela Unoeste é voltada a profissionais de educação física, fisioterapia e nutrição, dentre outros.

O coordenador desse curso de especialização que está na 19ª turma, Dr. Everton Alex Carvalho Zanuto, conta que o entendimento com o Dr. Augusto nasceu da boa relação com professores e alunos. Feita a apresentação pela educadora física Bruna Caroline Lemos Rocha e conhecido o currículo, ocorreu o convite para compor o corpo docente da especialização. Conforme Zanuto, por enquanto houve aceitação para a disciplina de treinamento em natação. Mas existe a expectativa de que possa vir administrar outras disciplinas e que esse relacionamento seja duradouro.

Nesse curso de especialização e em outros de pós-graduação e de graduação, a Unoeste mantém um histórico de trabalhar com profissionais qualificados e que são referências em suas áreas de atuação. Zanuto tem seguido essa cartilha, no propósito de garantir a excelência que os alunos merecem. “O professor doutor Augusto possuí um grande diferencial que é atuar no mercado de trabalho do qual ele faz pesquisa. Ele vivencia na prática a necessidade de melhorias e a partir desta busca desenvolve pesquisas que supram as reais necessidades dos profissionais”, comenta o coordenador.

Recém-formada em educação física, Bruna conheceu Barbosa quando foi treinar natação no Corinthians, em São Paulo, aos 14 anos da idade. “O Augusto é um dos nomes mais importantes na natação hoje em dia; biomecânico de diversos atletas olímpicos e figura essencial no meio multidisciplinar da natação brasileira. Admiro demais o trabalho dele, a sua história e é uma satisfação saber que a natação no Brasil está em boas mãos quando se trata de análise biomecânica. É um profissional supercompetente, dedicado, e renomado no meio do esporte”, comenta.

Para Bruna, é muito importante que a Pós Unoeste ofereça essa oportunidade de seus alunos terem aulas com este cientista do esporte. O coordenador da pós-graduação lato sensu, Dr. Marco Antonio Catussi Paschoalotto, pontua que o Dr. Augusto Barbosa tem mais de dez anos de experiência em biomecânica e análise de desempenho de atletas, com pesquisas focadas na melhoria do treinamento esportivo através da interpretação e associação de parâmetros biomecânicos e bioquímicos, com resultados disponíveis em diversas publicações internacionais.

O cientista do esporte também atua como diretor técnico na Meazure Ciências do Esporte e participa do conselho de avaliação de inúmeras revistas científicas na área. Suas múltiplas atuações são vistas como um grande ganho para a Unoeste. “Aceitei o convite porque dar aulas é uma das formas de aliar ciência e prática. Essa é uma necessidade perene na educação física”, diz Barbosa que tem boas referências sobre a Unoeste, dadas por um professor que já trabalhou na instituição e que está na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus (BA), Luiz Fernando Paulino Ribeiro.

Serviço – Estão abertas as inscrições para a próxima turma da especialização em Fisiologia, Metabolismo e Treinamento. Poderão ser feitas até o dia 10 de setembro, quando do início do segundo semestre letivo na Pós Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem