CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudos produzidos na Unoeste ganham projeção internacional

Pesquisadores vinculados à instituição participam remotamente de Congresso Internacional de Orquídeas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Marketing Unoeste Estudos produzidos na Unoeste ganham projeção internacional
No segmento do agronegócio, o cultivo de orquídeas representa 1% do movimento financeiro anual

O 2º Ciobe 2020 – Congresso Internacional de Orquídeas, Biodiversidade e Educação acontece nesta semana e reúne remotamente pesquisadores de diferentes países para expor estudos sobre essa planta de importante interface para a biodiversidade e parte representativa do agronegócio. Estiveram envolvidos na condição de convidados dois pesquisadores vinculados à Unoeste, os doutores Nelson Barbosa Machado Neto e Ceci Castilho Custódio, que fizeram suas exposições nessa segunda-feira (28).

O pesquisador falou sobre a conservação de políneas de orquídeas, com relação à estrutura e conservação. A pesquisadora discorreu sobre teste de tetrazólio para monitorar a qualidade de sementes de orquídeas. Utilizaram estudos que fizeram no pós-doutorado no Kew Gardens, na Inglaterra; e de orientações no mestrado e doutorado em Agronomi,a ofertados pela Unoeste, nas pesquisas feitas por Silvério Takao Hosomi, Mariane Marangoni Hengling, Jéssica Fontes Fileti e Wilton Felipe Teixeira.

O evento tem como principal organizador o CorpOrquídea, entidade com sede na Colômbia e que tem como diretor científico Miguel Macgayver Bonilla Morales. As transmissões das conferências em canal no YouTube têm proporcionado considerável participação do público. A Dra. Ceci contou que em sua palestra foram mais de 400 participantes de toda a parte do mundo. Iniciado na segunda-feira, o Ciobe tem cinco dias de duração.

Foto: Marketing Unoeste Doutores Nelson Barbosa e Ceci Custódio: palestrantes do 2º Ciobe
Doutores Nelson Barbosa e Ceci Custódio: palestrantes do 2º Ciobe

A síntese da apresentação de Machado Neto sobre a conservação de políneas de orquídeas está relacionada à conservação e melhoramento, visando a produção de sementes no futuro e o cruzamento entre espécies em plantas que florescem em diferentes épocas do ano. Os estudos apresentados por Ceci, com testes de tetrazólio, são voltados para avaliar sementes que podem ser cultivadas ou armazenadas em banco de germoplasma para uso no futuro.

Ambos pesquisadores, além da atuarem como professores no mestrado e doutorado, dão aula na graduação em Agronomia, de tal forma que também trabalham com alunos em iniciação científica, como é o caso de Mariane, que está envolvida com pesquisa desde antes de ingressar na pós, com a produção para a dissertação de mestrado e que também teve dados apresentados no congresso em questão.

As orquídeas são plantas relevantes para o ecossistema, por suas múltiplas relações ecológicas. Elas possuem propriedades medicinais e aromáticas, além do uso ornamental caracterizado por sua beleza e variedade. No segmento do agronegócio, o cultivo de orquídeas representa 1% do movimento financeiro anual, no montante de R$ 6 bilhões, na obtenção de fármacos e na produção de flores.

Mestrado e Doutorado

Até o dia 31 de julho estão abertas as inscrições para os processos seletivos de alunos regulares no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Agronomia da Unoeste, com 10 vagas no mestrado e cinco no doutorado. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem