Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI)
O NAI, instituído pela Portaria nº 17, Reitoria da Unoeste, de 16 de Outubro de 2013, e aprovado pelo Conselho Universitário (CONSU), se constitui como um núcleo de apoio interdepartamental, atuando como órgão propositivo e consultivo, vinculado à Reitoria com interface com as Pró-Reitorias: Administrativa, Acadêmica, de Extensão e Ação Comunitária, e de Pesquisa e Pós-Graduação, que estabelece políticas institucionais e planeja ações visando à acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, na Universidade do Oeste Paulista - Unoeste.
Cronograma de reuniões para 2021
- 26 de Fevereiro
- 30 de Abril
- 25 de Junho
- 27 de Agosto
- 29 de Outubro
- 10 de Dezembro
Documentos do NAI
- Regulamento
- Portaria 21/2020 - Integrantes
- Portaria 77/2019 - Subcomissão do NAI - Campus de Jaú
- Portaria 32/2020 - Subcomissão do NAI - Campus de Guarujá
Outros Documentos
- Calendário Inclusivo 2021
- Documento Orientador do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado CAPE no Planejamento de 2018 para Professores da Rede Pública Estadual
- A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência - Comentada
- Recursos de Acessibilidade Aplicados ao Ensino Superior
- Cartilha IBDD dos direitos da pessoa com deficiencia
- Inclusão social da pessoa com deficiência: medidas que fazem a diferença
- Avanços das Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência - Uma análise a partir das Conferências Nacionais
- Acessibilidade na Web - Desenvolvendo para pessoas e não só para máquinas
- Mensagem ao Congresso nacional 2006 - Decreto nº 5.296, de 3 de dezembro de 2004
- Linha de cuidado para a atenção às pessoas com transtornos do espectro do autismo e suas famílias na Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde
- Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)
- [30/09/2020] Governo lança Política Nacional de Educação Especial.
- [20/08/2020] Unoeste entrega máscaras transparentes e estimula a inclusão
- [17/06/2020] Apoio psicológico tem continuidade junto aos universitários
- [15/06/2020] BULLYING
- [06/05/2020] Alfabeto em Libras.
- [24/04/2020] LEI LIBRAS.
- [24/04/2020] Crianças autistas x isolamento: como estimular em casa?
- [16/04/2020] O Silêncio e o Autismo - Dr. Nilton César - Neuropediatra
- [03/04/2020] Apoio psicopedagógico é ofertado para alunos em intercâmbio
- [30/01/2020] Pesquisa sugere conteúdo sobre bullying na formação docente
- [03/10/2019] Como o Hugo ajudou essa deficiente auditiva a escolher a Unoeste
- [13/06/2019] App Brasileiro que Traduz Português para Libras ganha Prêmio do Google
- [13/06/2019] Docente apresenta modelo único de avaliação de PcD
- [28/05/2019] Sarau em Libras tem teatro, música, poesia e bate-papo
- [27/05/2019] A importância do decreto 5626 para toda a comunidade. Entenda as leis que envolvem a Libras.
- [14/04/2019] Menino autista de Catanduva ganha prêmio internacional de pintura
- [02/04/2019] Ferramenta de tradução em libras beneficia usuários de site
- [21/03/2019] Exemplo a ser seguido - Site da Unoeste com traduação em Libras
- [28/05/2018] Universidade inclusiva: Sarau em Libras é sucesso de público
- [21/05/2018] Música incentiva deficiente visual a mudar de vida e emagrecer
- [31/10/2017] Blog da Audiodescrição - Pra cego ver
- [29/09/2017] Apae de Pirapozinho visita a Unoeste no mês da inclusão
- [26/09/2017] SEESMT Informa - Espaços para cadeirantes - Campus I e Campus II
- [27/07/2017 ] Fabricante revela implante auditivo que se conecta diretamente com iPhone
- [17/05/2017 ] Inep divulga exemplo de prova em vídeo traduzida em Libras
- [09/05/2017] Sarau em Libras é sucesso de público em sua 5ª edição - Unoeste
- [09/05/2017] Estudante deficiente auditivo vai contar com videoprova no Enem 2017
- [02/04/2017] Dia 2 de Abril | Dia Internacional da Conscientização do Autismo | Revista Autismo | Blog da Saúde
- [19/12/2016] Projeto da Unesp produz conteúdo acessível para cegos
- [12/12/2016] SEESMT Informa - Rampa para para cadeirantes - Clínica de Odontologia
- [01/12/2016] Menino com autismo é desqualificado de prova de natação por ser "rápido demais"
- [21/09/2016] Estudante de Jornalismo supera desafios com deficiência visual
- [20/09/2016] Fotógrafo com deficiência visual registra eventos esportivos na Paralimpíada
- [19/05/2016] Professor cego da Unesp obtém livre-docência
- [18/04/2016] Estudo analisa tecnologia no ensino para deficiente auditivo
- [28/11/2015] Saudações em Libras
- [21/10/2015] Deficientes visuais aprendem técnicas de fotografias em workshop
- [12/12/2012] Acessibilidade na Web dá vida à escultura da Mão do Memorial da América Latina.
Entendendo a deficiência física.
Guia sobre lei brasileira de inclusão.
Estatuto da Pessoa com Deficiência. 4ª edição – Atualizado Junho-2020.
Portaria nº 3.284, de 7 de novembro de 2003.
O Acesso de Estudantes com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular.
LIBRAS
Libras na família.
Libras na escola.
Adaptação curricular para alunos com perda auditiva: um estudo de caso na disciplina de língua portuguesa.
Leitura, Escrita e Surdez.
O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa.
Decreto nº 5.626/05 Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras (2005)
Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999.
Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010. Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.
Lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008. Institui o dia nacional dos surdos.
Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências.
O surdo e seus direitos: os dispositivos da lei 10.436 e do decreto 5.626.
A importância da aprendizagem significativa na educação Especial.
O desenvolvimento das habilidades do aluno com deficiência intelectual.
Um olhar para as altas habilidades construindo caminhos.
Deficiência intelectual: realidade e ação núcleo de apoio pedagógico especializado.
Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Educação Superior Comentada | A cobrança pela prestação de serviços educacionais especializados.
Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
MEC/SEESP. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
Direitos Nacionais para Educação Especial na Educação Básica.
Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica - Resolução NE/CEB nº 2/2001
MEC/SECADI. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.
DECLARAÇÕES
Declaração de Salamanca: sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais.
Declaração Universal dos Direitos Linguísticos.
Declaração Mundial de Educação para Todos.
Público da Educação Especial e Inclusiva e suas características: orientações básicas para docentes
- Dicas de Relacionamento para Cegos
- Deficiência Visual ( Texto | Apresentação )
- Relatório Circunstanciado Ações Educacionais Inclusivas
- Diálogo de atendimento em LIBRAS
- Alfabeto Libras
- Espectro Autista
- Deficiência Auditiva
- Deficiência Física
- Síndrome de Asperger
- Transtorno bipolar
- Dislexia
- Esquizofrenia Infantil
- Altas Habilidades
- Autismo
- TDAH
- Transtorno Opositivo Desafiador - TOD
- Síndrome de Tourett
- [21 de outubro 2020] III Workshop Inclusivo "Desafios e conquistas da comunidade surda" no Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão – ENEPE | [Ver Fotos]
- [22 de outubro 2019] II Workshop Inclusivo no Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - ENEPE | [Ver Fotos]
- [10 a 18 de agosto 2019] Festival Literário de Presidente Prudente - FLITPP | [Ver Fotos]
- [23 de outubro 2018] I Workshop Inclusivo no Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - ENEPE | [Ver Fotos]
- [1 a 31 de janeiro 2018] Treinamento de libras para funcionários | [Ver Fotos] | [Slides] | [Filme]
- [5 a 24 de julho 2017] História dos Surdos no Brasil - Ação extensiva cadastrada na PROEXT em julho de 2017 | [Ver Fotos] | [Diálogo de atendimento em LIBRAS]
- [1 a 4 de junho 2017] Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade | [Ver Fotos]
- [3 a 10 de novembro 2016] Capacitação: Atendimento ao cliente PCD - Pessoa com Deficiência | [Ver Fotos]
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[1 de novembro 2016] Entrevista Regina Liberati, Coordenadora do NAI, sobre acessibilidade e a criação do Nai
- [19 de outubro 2016] Exposição: Acessibilidade para Cegos | [Ver Fotos]
Membros
Coordenadora
- Ma. Regina Rita Liberati Silingovschi
Secretária
- Sandra Lucia de Lima Brigatto
Membros
- Bruno Luiz Dias da cunha
- Cassiano Alexandre Cruz Marcelino
- Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos
- Eduardo Henrique Rizo
- Gabriel Santos Vendrame
- Gilmar Alves de Oliveira
- Haroldo César Alessi
- Lucimara Carvalho de Andrade Sanches
- Marcela do Carmo Vieira
- Renata Maria Morais de Sá
- Ricardo Sant’Anna de Andrade
- Valéria Isaura de Souza
Mais Informações
Ma. Regina Rita Liberati Siligovschi - reginalibe@unoeste.br - Ramal 1069
Sandra Lucia de Lima Brigatto - sandralima@unoeste.br - Ramal 1215