A universidade tem como objetivo precípuo proporcionar a formação técnica e a aquisição de competências e autonomia que permitam ao egresso o bom desempenho na profissão.
O cumprimento de tais objetivos deve, obviamente, estar inserido num contexto mais amplo, abrangendo aspectos científicos, sociais, culturais, ecológicos e éticos. Daí emerge o papel social amplo da universidade que é intrínseco ao processo educativo de formação de cidadãos com preocupações e envolvimento em questões e atividades sociais.
Preocupações e atitudes sociais e ecológicas são características de cidadãos conscientes que, durante sua formação ou atuação profissional, conseguem atingir certo equilíbrio entre comportamentos humanísticos assumidos e, ao mesmo tempo, fazem uso permanente da ciência na construção de um olhar crítico sobre o dinamismo do mercado e a necessidade de adaptações individuais à sua natureza diversificada e instável.
Também inseridas neste contexto da formação profissional estão as características e as demandas do mercado de trabalho com suas mudanças constantes que acompanham as transformações da sociedade. Assim, a universidade que prima pela transmissão de conhecimentos com sólidas bases científicas e éticas, não pode prescindir da constante avaliação da concretude ou volatilidade das demandas do mercado de trabalho para que realize com dinamismo mudanças no processo de formação do profissional.
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