Você está em: Unoeste - EAD » Cursos » Pós-Graduação

Finanças Comportamentais - Metodologia DSOP

Apresentação

O curso se justifica pela necessidade emergente de adoção a novos hábitos financeiros. Para contribuir e fortalecer a matriz curricular, bem como a amplitude no mercado, contamos com a referência da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (Abefin). A Abefin é uma instituição idealizada pelo PhD Reinaldo Domingos, em 2012, com a missão de regulamentar a atividade de profissionais de educação financeira e promover o ecossistema da educação financeira e garantir a qualidade destes serviços junto ao mercado. Sua atuação tem amplitude nacional nos diversos segmentos da educação financeira, bem como:
- Permitir a diversidade da educação financeira atingindo os mais variados grupos sociais;
- Agregar valor aos profissionais da educação financeira e aos mercados correlatos;
- Proporcionar o reconhecimento para a área de educação financeira;
- Impulsionar a participação de profissionais no mercado corporativo e educacional;
- Compartilhar ações com as demais associações do mercado;
- Promover o trabalho do profissional, realizando e apoiando ações de forma consciente e sustentável;
- Promover a criação dos Conselhos Federal e Estaduais de Educação Financeira;
- Tornar a sociedade um lugar próspero, equilibrado e realizador de propósitos e sonhos.

A visão está em ter o reconhecimento nacional do valor da atuação dos Profissionais da Educação Financeira e tornar a Abefin autoridade e referência do segmento na prospecção e defesa dos princípios da educação financeira, e está pautada nos seguintes valores:

- Ética
- Transparência,
- Sustentabilidade,
- Inovação,
- Responsabilidade social
- Excelência na educação financeira.

Visando a garantia das políticas institucionais vigentes, o curso procura trazer aos alunos desenvolvimento pautado nas seguintes dimensões:
Dimensão social: estruturação de projetos integrados que permitam a inserção do aluno em seu entorno, com campanhas solidárias, análise de empresas já estruturadas ou em formação, entendimento dos investimentos empresariais, fomento do empreendedorismo e auxílio à comunidade. Capacitação de profissionais de base, com pouco conhecimento técnico, geralmente em seu primeiro emprego e com carência de formação específica na área de finanças. Ainda no aspecto social promover a sustentabilidade financeira das famílias e a importância da sucessão para que novas gerações possam desfrutar de uma vida mais saudável e com melhor qualidade de vida.
Dimensão econômica: abordagem de temas como estrutura econômica, macroeconomia, microeconomia, mercado financeiro, governança, dentre outros, com incentivo à constante leitura e atualização de jornais, livros, periódicos e revistas especializadas sobre o tema. Inserção do aluno dentro do ambiente econômico, com entendimento das causas e efeitos de mercado no dia a dia e influências no setor.
Dimensão ambiental: fomento das práticas sustentáveis e de campanhas integrativas, em prol da comunidade, com debates acerca de questões de saúde, educação, segurança e sustentabilidade. Inserção, nas disciplinas, de temas que permitam o desenvolvimento de um pensamento macro.

Objetivos

O curso de Pós-graduação em Finanças Comportamentais foi criado com o objetivo de melhorar seu entendimento e sua capacidade de influenciar nos processos de tomada de decisão em contextos financeiros envolvendo o comportamento dos indivíduos e família, onde predomina a incerteza e a necessidade de gestão de recursos financeiros para a realização de propósitos, sonhos e necessidades, compreendendo como os fatores comportamentais influenciam suas escolhas financeiras. O curso fornecerá uma sólida base teórica em Comportamento, instruindo os participantes a utilizarem os conceitos e principais ferramentas de forma prática neste campo de pesquisa. O objetivo deste curso é também subsidiar educadores, gestores, consultores e analistas nas tendências subjacentes às decisões ligadas ao comportamento das pessoas de forma geral, sejam clientes, colaboradores, concorrentes, fornecedores, etc.

Objetivos Específicos:

. Apresentar aos participantes por meio de um novo modelo mental, da mudança de comportamento, aplicados pelo conceito da Educação Financeira a autonomia no momento de escolher um investimento.

Mostrar aos participantes a maneira correta de potencializar o poupar para a aquisição dos sonhos, realizações estás embasadas na Metodologia DSOP.

Para casos em que a graduação foi realizada no exterior não necessitará apresentar a revalidação do diploma para efetivação da matrícula, se o intuito do candidato for cursar a Pós-Graduação para o fim puramente acadêmico, conforme constam nos pareceres CNE/CES Nº 732/2016 e CNE/CES nº 412/2011.

Caso o candidato à matrícula desejar desempenhar atividades profissionais no Brasil que exijam a comprovação de sua formação superior, deverá providenciar a revalidação formal do diploma de graduação em Instituição de Ensino Superior Credenciada, pois sem tal revalidação a certificação em curso de Pós-Graduação Lato Sensu não será suficiente para o ingresso no mercado de trabalho.

Público-alvo

Educadores, professores, psicólogos, administradores, economistas, contadores, coordenadores, líderes e analistas seniores, com potencial para assumir cargos gerenciais. Consultores e autônomos atuantes na área do comportamento humano.
+ Mais informações

Observações

A documentação deverá ser encaminhada até, no máximo, 30 dias após o início do curso pelo serviço de correio à Secretaria Acadêmica do NEAD, ou apresentada pessoalmente na Sede.

Certificação:
O certificado estará pronto para retirada na Secretaria Acadêmica do NEAD apenas 30 dias após a data de término do curso.
Para os alunos de Polos fora da Sede, os certificados serão enviados por correio.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Campus II Rodovia Raposo Tavares, km 572 - Bairro do Limoeiro CEP 19067-175 - Presidente Prudente - SP Fones: (18) 3229 2077/2078/2079 - Fax: (18) 3229 2080 e-mail: secpos@unoeste.br