Você está em: Unoeste - EAD » Cursos » Pós-Graduação

Literatura Infantil: Teoria e Prática em Sala de Aula

SEU DESCONTO ESTÁ AQUI!

Cadastro de Interesse

Caso tenha interesse em realizar este curso faça o:

Apresentação

Sabemos que a educação, por meio da arte, exerce papel de agente transformador da realidade. Sendo assim, a literariedade, o jogo de imagens, os modos de organização da narrativa, a beleza do poema e a carga lúdica presente nas malhas textuais propiciam uma experiência estética peculiar, única, inesquecível. O trabalho envolvendo a arte, o prazer e a fruição, desse modo, estaria fundamentado nos princípios de uma educação libertadora e atenta à cultura lúdica infantil.
O programa de especialização Literatura Infantil: teoria e prática em sala de aula tem a intenção de estudar a diversidade de textos literários e propor algumas estratégias de leitura. Nessa linha, busca entender a relevância das linguagens artísticas no processo de formação do aluno, fomentando, nesse sujeito, o interesse por diferentes produções literárias (poemas, conto de fadas, conto maravilhoso, fábula, apólogo, mito, lenda, quadrinhos, filmes, narrativas contemporâneas etc), fato preponderante no delineamento de sua "bagagem" cultural.

A abertura de turma depende do número mínimo de alunos matriculados.

Objetivos

O curso tem como objetivos:
- Estudar as particularidades da literatura infantil e oferecer estratégias de leitura para a prática com formações de leitores em sala de aula;
- Instrumentalizar o educador para analisar textos literários inscritos em diversos gêneros (poemas, contos de fadas, fábulas e literatura contemporânea), como também histórias em quadrinhos e adaptações para o cinema;
- Desenvolver, com base em todo aporte teórico assimilado ao longo do curso, estratégias metodológicas direcionadas à sala de aula (Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental I).

Público-alvo


Licenciados em Pedagogia, Letras, Artes Visuais e História.

Corpo Docente


O quadro de professores é formado por excelentes profissionais acadêmicos e com experiência na área de atuação, de acordo com a legislação vigente e normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Periodicamente, o corpo docente é avaliado quanto à capacidade didática e aceitação ao corpo discente, pois a Unoeste acredita na forte influência do trabalho do Professor para culminar com o sucesso do processo ensino-aprendizagem.

Pré-requisitos


- Graduação completa;
- Possuir acesso regular à internet, conhecimentos de uso de correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens) e navegação na web, em nível de usuário.

Requisitos mínimos para assistir às aulas web:
1. Plug-in do Adobe Flash Player 9.0 ou superior.
2. Windows XP ou superior com as atualizações mais recentes instaladas.
3. Navegador Google Chrome, Firefox 11, Internet Explorer 9 ou superiores.
4. Conexão de internet banda larga.
Softwares recomendados para acessar o material didático:
1. Adobe Reader ou outro leitor para arquivos no formato PDF.
2. Editor de texto (.doc e .docx), planilhas (.xls e .xlsx) e apresentações (.ppt, .pps e .pptx).
3. Compactador de arquivos (.zip, .rar, .7z).

Configurações recomendadas para o computador:
1. Processador 2.0 GHz ou superior.
2. Memória RAM 1 GB ou superior.
3. Monitor com resolução de 1024x768 pixels.
4. Caixa de áudio ou fone de ouvido, webcam e microfone para webconferência.
+ Mais informações

Observações

Ambiente Virtual de Aprendizagem - Aprender Unoeste
É por meio desse ambiente que seu curso acontecerá. Ele é dinâmico, interativo, de fácil utilização e desenvolvido pela Unoeste com tecnologias atuais, a fim de permitir um excelente canal de comunicação entre você e seus professores.