32ª Semana de Computação e Informática da FIPP/Unoeste (Infoeste 2019)
Tipo de Atividade:
FIPPETEC
Atividade:
ET 06 - Modelagem 3D com Blender
Instrutor(es):
Gian Felipe Pinho dos Santos
Thiago Samuel
Informações gerais:
Pré-requisitos:
Nenhum
Descrição:
Blender é uma ferramenta que atende uma grande parte de usuários no mundo todo.
É um software denominado "Open Source". Ele está disponível gratuitamente, o que o classifica como um software livre.
É uma das mais poderosas ferramentas de modelagem e animação 3D do mercado.
Com ele é possível além de fazer modelagens e animações, também pós-produções, renderização, edição de vídeo, criação de games.
A vantagem está na manipulação ser em tempo real pelo seu editor.
Inicialmente há quem se assuste, mas garanto que não tem o que temer. Ele é uma ferramenta muito bem trabalhada e que pode ser a "roda" que estava faltando para nossa criatividade. Enfim, o objetivo aqui não será, no momento, explicar tudo o que é e não é possível realizar no Blender, mas sim mostrar seu uso na prática!
Este curso apresenta técnicas de modelagem 3D, o que permitirá a nossos alunos a criação de ambientes, objetos e personagens orgânicos. Este guia é destinado principalmente a pessoas com nenhuma ou pouca experiência com o software Blender. São dadas descrições detalhadas de uma grande quantidade de funcionalidades e ferramentas de modelagem permitindo a criação de objetos simples até modelos de grande nível de detalhamento como personagens realistas.
O curso aborda aspectos relacionados a topologia permitindo a criação de personagens ideais para propósitos diversos como a criação de personagens para games e personagens com topologia otimizada para animações.
Enfim, se sua intenção é aprender a criar ambientes e personagens para animações e jogos este é o curso ideal para você.
Conteúdo Programático (Tópicos do Programa)
-Introdução da Ferramenta Blender
-Interface do Blender
-Comandos de Observação - Objetos e Cenas
-Interações Básicas (Movimentação, Rotação e Escala)
-Teclas de Atalhos
-Objetos Primitivos
-Modo de Edição (Vértices, Arestas e Faces)
-Modelagem 3D
-Pivo/Origin
-Hierarquia
-Modificadores
-Curvas
-Escultura 3D
-Arquitetura (Modelagem a partir de medidas)
-Material
-Textura
-Iluminação
-Renderização
Local:
Laboratório 108
Número Máximo de vagas:
20
Períodos/Horários:
17/05/2019 (13:30:00 às 18:00:00) - Sexta