Você está em: Unoeste » Cursos » Pós-Graduação » Mestrado e Doutorado

Programa: Pós-Graduação em Educação

Estrutura do Programa

Para obter o título de Mestre ou Doutor em Educação, o mestrando ou doutorando deverá completar os créditos exigidos neste regimento e ser aprovado no exame de proficiência em uma língua estrangeira, no exame de qualificação e em defesa pública da Dissertação ou Tese.
Constituem componentes curriculares do Programa de Pós-Graduação em Educação necessários à obtenção do título acadêmico de Mestre ou Doutor em Educação: Disciplinas, Atividades Complementares e Dissertação, expressos em unidades de crédito.
Para obtenção de título de Mestre – Será de, no mínimo, 90 (noventa) o número de créditos para a integralização curricular do curso, sendo pelo menos 36 (trinta e seis) créditos em disciplinas, 2 (dois) créditos em atividades complementares e 52 (cinquenta e dois) créditos para elaboração da Dissertação.
 Para obtenção de título de Doutor - Será de, no mínimo, 168 (cento e sessenta e oito) o número de créditos para a integralização curricular do curso, sendo pelo menos 42 (quarenta e dois) créditos em disciplinas, 6 (seis) créditos em atividades complementares e 120 (cento e vinte) créditos para elaboração da Tese.
O Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, em conformidade com sua proposta pedagógica, está vinculado à área de concentração “Educação” e possui duas linhas de pesquisa: 1) Políticas públicas em educação, processos formativos e diversidade; 2) Formação e ação do profissional docente e práticas educativas. Os cursos de Mestrado e Doutorado estruturam-se da seguinte forma:
I – Um Núcleo de 3 (três) Disciplinas Obrigatórias, totalizando 18 (dezoito) créditos para cada um dos níveis: Mestrado e Doutorado;
II – Um Núcleo de, no mínimo, 3 (três) Disciplinas Eletivas, para o Mestrado, sendo duas dessas disciplinas na linha de pesquisa de sua opção, perfazendo um total de 18 (dezoito) créditos;
III - Um Núcleo de, no mínimo, 4 (quatro) Disciplinas Eletivas, para o Doutorado, sendo duas dessas disciplinas na linha de pesquisa de sua opção, perfazendo um total de 24 (vinte e quatro) créditos;
IV - Atividades Complementares vinculadas ao Programa, compreendendo a participação em eventos científicos, publicações, oferecimento de palestras e oficinas, bem como outras atividades previstas em documento organizado pelo Colegiado (Tabela de Pontuação para Atividades Complementares), para a obtenção de 02 (dois) créditos, para o Mestrado e 06 (seis) créditos para o Doutorado.
V – Cumprimento de 52 créditos (cinquenta e dois) relativos à elaboração da Dissertação e 120 créditos (cento e vinte) relativos à elaboração da Tese.
Qualquer disciplina eletiva de uma Linha de Pesquisa poderá ser cursada por estudante de outra linha, por indicação do orientador.
 O recebimento da Ata de Defesa da Dissertação ou Tese fica condicionado à entrega do comprovante de submissão ou publicação de manuscrito, em coautoria com o orientador, em periódicos avaliados pela CAPES no extrato, no mínimo, B1. O prazo máximo para comprovação de submissão é de 90 dias após a defesa pública.
 
O plano de estudos a ser desenvolvido pelo estudante será definido em conjunto com o orientador, observadas as normas estabelecidas neste Regimento.
Poderão ser incluídas no plano de estudos disciplinas teóricas de Pós- Graduação stricto sensu cursadas em Programas recomendados pela Capes, respeitando o limite de 12 (doze) créditos, desde que concluídas nos últimos 3 (três) anos, contados a partir da data de efetivação da matrícula;
O aproveitamento de créditos será requerido pelo interessado e justificado pelo orientador do requerente.
Para o curso de Doutorado o estudante poderá solicitar o aproveitamento de até 18 créditos em disciplinas realizadas no Mestrado, nas seguintes condições:

  1. - que o título de Mestre tenha sido obtido nos últimos 5 anos;
  2. - as disciplinas cursadas estejam alinhadas às temáticas da área da Educação, sendo responsabilidade do orientador fazer a primeira avaliação e, em seguida, submeter para aprovação do Colegiado.

O requerimento de convalidação ou aproveitamento de créditos será acompanhado de documentação comprobatória do programa, plano de ensino, carga horária, número de créditos e avaliação do desempenho na(s) disciplina(s).
O curso de Mestrado terá a duração mínima de 18 (dezoito) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses, podendo ser prorrogado por até 06 (seis) meses, a critério do Colegiado do Programa, mediante justificativa apresentada pelo estudante e seu orientador. A duração mínima do curso de Doutorado é de 24 (vinte e quatro) meses e a máxima de 48 (quarenta e oito) meses. O estudante deverá, obrigatoriamente, integralizar os créditos das disciplinas até o encerramento do terceiro semestre, contando a partir de seu ingresso no curso.
O pedido de prorrogação somente poderá ser solicitado se o discente for aprovado no exame de Qualificação, dentro dos prazos regulares do curso;
Por motivos justificados, com a concordância do Orientador e a aprovação do Colegiado do Programa, o estudante poderá licenciar-se das atividades acadêmicas por até 1 (um) semestre, não computado para efeito do caput deste artigo;
O tempo de integralização remanescente no momento da solicitação de cada licença deverá ser igual ou superior à duração da licença solicitada;
Nos casos de readmissão e transferência o Colegiado estabelecerá o tempo máximo de integralização.


Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Campus II -
Programa de Pós-Graduação em Educação -Mestrado e Doutorado
- Bloco B2 - Sala 205
Rodovia Raposo Tavares, km 572 - Bairro do Limoeiro CEP 19067-175 - Presidente Prudente - SP Fones: (18) 3229 3264

e-mail: ppge@unoeste.br; ina@unoeste.br   /   www.unoeste.br/ppge