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Programa: Pós-Graduação em Educação

Disciplinas do Curso

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS (MESTRADO E DOUTORADO): 

Seminários de pesquisa I
Ementa: A proposta central da disciplina é analisar o papel das pesquisas em Educação e seus impactos sociais, bem como os enfoques epistemológicos que as subsidiam. Almeja-se, ainda, discutir e auxiliar os estudantes no processo de elaboração de projetos de pesquisa frente às suas etapas, diferentes enfoques (abordagens) e principais métodos e técnicas de coleta e análise de dados.
Profa. Responsável: Elsa Midori Shimazaki com a participação de todos/as os/as docentes do PPGE

- Seminários de pesquisa II
Ementa: Levantamento da literatura pertinente e recente sobre o estado da arte relacionado a elaboração do projeto de pesquisa em educação. Análise individual e grupal, de caráter teórico-prático, do processo de elaboração do projeto de pesquisa e reflexão coletiva sobre cada um de seus elementos essenciais. Apresentação dos projetos de pesquisa elaborados.
Prof. Responsável: Sidinei de Oliveira Souza com a participação de todos/as os/as docentes do PPGE

DISCIPLINA OBRIGATÓRIA (MESTRADO):

-  Teorias e tendências educacionais no Brasil
Ementa: Caracterização das interlocuções entre teoria e prática educativa mediante reflexão sobre as matrizes filosóficas e epistemológicas do pensamento pedagógico brasileiro. Análise sobre as concepções teóricas e ideológicas de educação: tradicional, escolanovista, tecnicista e sua influência no pensamento pedagógico no Brasil. Abordagem das teorias críticas e pós-críticas e suas contribuições para o movimento da escola atual. 
Profas. Responsáveis: Carmen Lúcia Dias e Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, com a participação de todos/as os/as docentes do PPGE


DISCIPLINA OBRIGATÓRIA (DOUTORADO):

- Seminários avançados de Educação: pesquisa e produção do conhecimento
Ementa: Essa disciplina aborda os fundamentos teórico-epistemológicos, o ethos e o modus operandi da produção, disseminação e avaliação do conhecimento científico das Ciências da Educação. Acompanha o delineamento de projetos de pesquisa da tese dos doutorandos, priorizando os aspectos epistemológicos e metodológicos frente aos contextos socioeconômico e político- institucionais.
Prof. Responsável: Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi

DISCIPLINAS ELETIVAS:

 LINHA 1 - POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO, PRÁTICAS EDUCATIVAS E DIVERSIDADE

- Políticas de formação de professores: perspectivas e tendências
Ementa: A disciplina analisa as principais perspectivas teóricas e práticas, decorrentes das políticas nacionais e internacionais da formação de professores e delineia algumas tendências nesta área.
Prof. Responsável: Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi

-  Fundamentos e práticas de Educação Inclusiva
Ementa: Estudo sobre os Fundamentos Históricos e Políticos da Educação Inclusiva: movimento mundial. Reflexão sobre os conceitos: Direitos Humanos, Diferenças e Diversidade. Análise da trajetória da Educação Especial à Educação Inclusiva no Brasil (políticas e práticas) e a Educação Inclusiva nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Compreensão do tema Atitudes sociais em relação à inclusão. Estudo sobre o tema Ensino Colaborativo.
Profa. Responsável: Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos

- Paradigma da Educação para as diferenças 
Ementa: Estudo sobre Direitos Humanos, Diferenças e Diversidade no contexto educacional. Estudo sobre a Pedagogia das Diferenças e a Pedagogia da Contribuição. Compreensão dos fundamentos filosóficos e políticos da Educação Inclusiva e a visão de paradigma nesse contexto. Análise e avaliação do movimento mundial de educação para todos e suas vertentes e impactos no contexto escolar.
Profa. Responsável: Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos

- Políticas educacionais inclusivas e a abordagem CCS
Ementa: Estudos das políticas públicas que orientam os contextos nacional e internacional no processo formativo online, elucidando como a abordagem Construcionista Contextualizada e Significativa que usa como estratégia o trabalho com projetos, possibilitam a promoção da educação inclusiva. 
Profa. Responsável: Elisa Tomoe Moriya Schlûnzen

- Trabalho, cultura e educação
Ementa: Elaboração histórico-cultural do trabalho. O trabalho como elemento de transformação na vida do homem. A interação entre trabalho-cultura-educação. O trabalho, a cultura e a educação na produção do conhecimento.
Profa. Responsável: Elsa Midori Shimazaki

- Trabalho educativo e desenvolvimento social: a função política da educação à luz da pedagogia histórico-crítica
Ementa: Fundamentos filosóficos, didáticos e psicológicos da pedagogia histórico-crítica. Trabalho como princípio educativo. Desafios teóricos e políticos da pedagogia histórico-crítica na sociedade capitalista. A socialização dos conteúdos sistematizados como função política da educação. A questão educacional e o problema do desenvolvimento social e das classes. A relação entre o trabalho educativo e o processo de humanização do indivíduo.
Prof. Responsável:  Ricardo Eleutério dos Anjos

LINHA 2 - FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFISSIONAL DOCENTE

- Bem-estar e autoeficácia do professor
Ementa: Conceituação de bem-estar subjetivo. A concepção de autoeficácia na perspectiva sócio-cognitiva de Bandura. Interferências do bem-estar e da  autoeficácia  nas relações discente-docente e no desenvolvimento profissional do professor.
Profa. Responsável: Camélia Santina Murgo

- Psicologia da Educação
Ementa: Contextualização da psicologia da Educação e aplicabilidade de seus conteúdos à prática pedagógica de professores. A Psicologia da Educação pode contribuir para a formação de profissionais que compreendam os processos de desenvolvimento humano e os processos de aprendizagem, em prol da qualidade da escolarização.  A pluralidade de sistemas teóricos da Psicologia da Educação irá favorecer o diálogo e a articulação dos conhecimentos psicológicos com outros componentes da ação docente. Nesta perspectiva, acredita-se no potencial da Psicologia para contribuir com a prática educativa mediada pelo professor. Enfocando as diferentes abordagens psicológicas em Educação pode-se subsidiar a compreensão psicológica, pedagógica e sociológica da aprendizagem humana. Serão, pois, focalizadas os referenciais teóricos da Psicologia da Educação, assim como as novas tendências de evolução e perspectivas de aplicação na área escolar.
Profa. Responsável: Camélia Santina Murgo

-  Prática pedagógica, aprendizagem e desenvolvimento humano
Ementa: Estudo sobre a aprendizagem, o desenvolvimento humano e as implicações da educação escolar nesses processos. A prática pedagógica em ambientes escolar e os fatores sociais e emocionais da aquisição de competências. As pesquisas em educação e psicologia.
Profa. Responsável: Carmen Lucia Dias

- Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Educação na sociedade contemporânea
Ementa:  A disciplina pretende desenvolver uma compreensão do processo de construção do conhecimento mediado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Analisa as contribuições e limitações do uso das TDIC na educação. Reflete sobre as modificações nos paradigmas educacionais de ensino e aprendizagem desencadeados pela transposição da sociedade de informação para a do conhecimento. Identifica os principais caminhos de pesquisa trilhados pela área.
Profa. Responsável: Monica Fürkotter

- As metodologias ativas aliadas as tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem
Ementa: Estudo da fundamentação teórica e metodológica para compreensão do processo de aprendizagem ativa com a adoção de recursos educacionais abertos e tecnologia móvel. Analise das tecnologias digitais de informação e comunicação no ambiente educacional. Reflexão sobre letramento digital, conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo e formação permanente de docentes.
Profa. Responsável: Raquel Rosan Christino Gitahy

- A ação docente no Ensino Superior: questões didáticas e metodológicas
Ementa: A disciplina enfatiza as particularidades das Ciências Humanas e das dimensões didático-pedagógicas que constituem desafios para os docentes do Ensino Superior. Trata de temas como diferentes perspectivas pedagógicas na Educação, políticas educacionais como elementos norteadoras do Ensino Superior, estratégias para o ensino e para a promoção da aprendizagem com foco nas metodologias ativas e nos recursos tecnológicos, didática e planejamento do trabalho docente e o processo de avaliação a partir de diferentes modelos, práticas e instrumentos.
Profs. Responsáveis: Todos os/as docentes do PPGE


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Programa de Pós-Graduação em Educação -Mestrado e Doutorado
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