Você está em: Unoeste » Cursos » Pós-Graduação » Mestrado e Doutorado

Programa: Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenv. Regional

Estrutura do Programa

Estrutura do Programa

MESTRADO:

São 98 créditos exigidos para a conclusão do curso, distribuídos da seguinte maneira:

- 30 créditos, no mínimo, deverão ser obtidos em disciplinas da área de domínio específico, sendo: 14 créditos em disciplinas obrigatórias e 16 créditos em disciplinas optativas.
- 28 créditos serão atribuídos a outras atividades sendo: 03 créditos para a elaboração do Plano de Atividades, 10 créditos para o Exame Geral de Qualificação, 15 créditos para atividades de pesquisa.
- 30 créditos obtidos com a defesa da dissertação.
- 08 créditos obtidos com a submissão de um artigo para publicação após a defesa.
- 02 créditos obtidos com a apresentação de Relatório Técnico.

O candidato ao Mestrado deverá integralizar, no mínimo, 98 unidades de crédito, correspondentes a 1470 horas de atividades programadas.

DOUTORADO:

São 194 créditos exigidos para a conclusão do curso, distribuídos da seguinte maneira:

- 34 créditos, no mínimo, deverão ser obtidos em disciplinas da área de domínio específico sendo: 14 créditos em disciplinas obrigatórias 20 créditos em disciplinas optativas.
- 78 créditos serão atribuídos a outras atividades sendo: 08 créditos para a elaboração do Plano de Atividades, 20 créditos para o Exame Geral de Qualificação e 50 créditos para atividades de pesquisa.
- 08 créditos para estágio docência (2 semestres letivos)
- 08 créditos Seminários Obrigatórios (quatro Seminários no total, com 02 unidades de crédito cada)
- 50 créditos obtidos com a defesa da tese.
- 10 créditos obtidos com a submissão de um artigo para publicação após a defesa.
- 06 créditos obtidos com a apresentação de Relatório Técnico.

O candidato ao Doutorado deverá integralizar, no mínimo, 194 unidades de crédito, correspondentes a 2.910 horas de atividades programadas.


Linhas de Pesquisa:


Linha 1 - AVALIAÇÃO E ANÁLISE DE IMPACTO AMBIENTAL:

Esta linha de pesquisa objetiva realizar estudos e pesquisas relacionados à análise de impactos ambientais causados por fatores predominantemente antrópicos, considerando-se diferentes aspectos do ecossistema, bem como os impactos sociais; investigar processos ecológicos, geológicos, geomorfológicos, hidrológicos e climatológicos relacionados aos problemas ambientais e de saúde, buscando desenvolver modelos mecanísticos explicativos para a compreensão dos processos de impacto ambiental.


Linha 2 - PLANEJAMENTO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL:

A linha de pesquisa em epígrafe objetiva desenvolver estudos, a partir de alguns eixos temáticos: a análise das políticas públicas que visam ao desenvolvimento regional; o desenvolvimento de estratégias de gestão ambiental; a caracterização de ecossistemas e o planejamento ambiental; estratégias de manejo e conservação ambiental e de bacias hidrográficas. Ainda, os estudos procuram analisar o impacto da gestão do conhecimento e da informação no planejamento ambiental e desenvolvimento regional, bem como no desenvolvimento econômico e social e seu impacto ambiental.


Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Campus II Rodovia Raposo Tavares, km 572 - Bairro do Limoeiro CEP 19067-175 - Presidente Prudente - SP Fones: (18) 3229 3264 - ramal 2132 Secretária: Keid e-mail: ppgmadre@unoeste.br