<-- Maratona 2008, <-- Infoeste, <-- FIPP, Última atualização: 10/03/2009
Fotos Resultados Equipes Caderno de Tarefas Conjunto de Testes Treine SPOJ BR
A 5ª Maratona de Programação da Faculdade de Informática de Presidente Prudente é um evento interno que é realizado nos laboratórios de informática da FIPP. Este evento contribui para a integração dos alunos num torneio que envolve habilidade, raciocínio e muito trabalho em equipe. Além do fator competitivo, este torneio visa estimular os alunos a participar de eventos similares a nível nacional realizados anualmente, como a Olimpíada Brasileira de Informática e a Maratona de Programação, ambos promovidos pela SBC - Sociedade Brasileira de Computação.

A maratona será composta por 5 problemas que deverão ser resolvidos de forma computacional no menor tempo possível. Alguns dos problemas propostos estarão descritos em inglês. A correção das resoluções dos problemas será automatizada por meio do sistema de submissão eletrônica BOCA (http://www.ime.usp.br/~cassio/boca/), baseada nos resultados obtidos com uma série de execuções dos algoritmos de cada equipe.

Sobre o BOCA Online Contest Administrator - é um software (sistema de submissão) criado para controlar uma competição nos moldes da Maratona de Programação da SBC. Foi feito em PHP e a interação dos times com o sistema é feita usando-se um browser.

O critério de classificação das equipes será de acordo com o acerto de cada problema com base nos casos de testes, quantidade de vezes que o algoritmo foi submetido para correção e o tempo de entrega, formando uma tabela de classificação (veja site 2008) das equipes que será disponibilizada on-line para os competidores por meio do link SCORE no próprio sistema BOCA. A equipe que tiver mais problemas resolvidos e um menor número de penalidades será a campeã da maratona.

No dia da competição as equipes não poderão utilizar qualquer tipo de material impresso (Livros, Apostilas, Manuais), com exceção de dicionários de inglês. Será permitido o uso somente de lápis, caneta ou lapiseira, borracha, régua e papel para rascunho (fornecido pela comissão organizadora) e não será liberado o acesso à internet durante a realização das provas. A ajuda do ambiente de desenvolvimento como C, Pascal ou Java poderá ser utilizada.

Os treinos podem ser realizados por meio dos sites: http://olimpiada.ic.unicamp.br/pratique/programacao (site oficial da Olimpíada Brasileira de Informática) e http://maratona.ime.usp.br (site oficial da Maratona de Programação Brasileira) onde se encontram dicas de programação com enfoque para competições e problemas de níveis equivalentes aos dos que serão elaborados para a 5ª Maratona de Programação da FIPP. Há também como a equipe submeter o problema de forma on-line neste site e corrigir a sua resolução no site http://olimpiada.ic.unicamp.br/pratique/programacao/nivel2.

Organização da Maratona de Programação:

  • Francisco Assis da Silva
  • Marcelo Vinícius Creres Rosa

Colaboração:

  • Eduardo Henrique Rizo
  • Leandro Luiz de Almeida
  • Silvio Antonio Carro

Programação do evento:

A competição acontecerá no dia 20/05/2009 das 14h00 às 18h00 nos laboratórios 3 e 5 da Faculdade de Informática da Unoeste, Campus I, Bloco H.
As equipes participantes deverão estar no laboratório 30 minutos antes do início da competição para instruções iniciais.

Formação das equipes:

As equipes deverão ser compostas por 4 alunos da FIPP, devendo porém obedecer as regras estipuladas para a formação das equipes de acordo com o termo que o aluno integrante estiver matriculado. A tabela 1 demonstra o número máximo de alunos por termo que podem participar da mesma equipe:

Tabela 1 – Número máximo de alunos por termo para compor uma equipe.
1º Termo 2º Termo 3º Termo 4º Termo 5º Termo 6º Termo 7º Termo 8º Termo Especialização
4 alunos 3 alunos 2 alunos 1 aluno

Portanto, em uma mesma equipe não poderá ter mais que um aluno dos 7º, 8º ou Especialização, não poderá ter mais que dois alunos dos 5º ou 6º termos, nem mesmo mais que três alunos dos 3º ou 4º termos. Sendo assim, uma equipe poderá ser constituída, por exemplo de:

  • 4 alunos dos 1º ou 2º termos;
  • 3 alunos dos 3º ou 4º termos e 1 aluno do 7º ou 8º termo ou Especialização;
  • 2 alunos dos 5º ou 6º termos, 1 aluno do 3º ou 4º termos e 1 aluno do 7º ou 8º termo ou Especialização;
  • 1 aluno do 1º termo, 1 aluno do 3º termo, 1 aluno do 5º termo e 1 aluno do 7º termo;

Enfim, as formas de composição de uma equipe são muitas, mas sempre deve respeitar os números máximos de alunos demonstrados na tabela 1, afim de promover uma competição saudável onde todos possam competir com equivalência.

Restrições para participação:

Para participação, os alunos deverão estar regularmente matriculados nos cursos da FIPP e se inscreverem no Infoeste 2009.

Como se inscrever:

As inscrições deverão ser realizadas por meio da ficha de inscrição disponível aqui:

Inscrições encerradas

Obs: A ficha de Inscrição deverá ser enviada devidamente preenchida para: maratona@fipp.unoeste.br

Ambiente Computacional:

O ambiente que será utilizado para a maratona de programação é o mesmo utilizado nas disciplinas básicas de algoritmos e programação, ou seja, o Turbo Pascal, o Compilador C ou Java. Cada equipe terá ao seu dispor uma bancada com 1 microcomputador.

Prêmios:

1º Lugar: Placas de 1ª colocação e prêmios da SBC
2º Lugar: Placas de 2ª colocação e prêmios da SBC
3º Lugar: Placas de 3ª colocação e prêmios da SBC

Todos os integrantes das equipes receberão certificados de participação da competição e camisetas (a camiseta tem um custo de R$5,00).


Apoio:



Universidade do Oeste Paulista
www.unoeste.br

www.unoeste.br/fipp

Sociedade Brasileira de Computação
www.sbc.org.br