Normas - Trabalhos Científicos


NORMAS
Normas para inscrição no ENEPE 2018.

  1. As inscrições estão abertas a todos os interessados, bastando preencher o Formulário de Inscrição e efetuar o pagamento da taxa de inscrição.
  2. Os inscritos terão direito ao certificado de participação com carga horária de 20 horas e receberão material do evento (mediante pagamento). Aqueles que apresentarem trabalhos terão adicionadas mais 20 horas ao certificado de participação. O certificado de participação será impresso pelo próprio participante, acessando-o com seu número de CPF, a partir do dia 31 de outubro.
  3. A apresentação de trabalho está aberta aos alunos, professores e outros profissionais de Instituições de Ensino Superior públicas ou privadas, que desenvolvam projetos de pesquisa, ensino ou extensão. O prazo limite para o envio do trabalho é 10/08/2018. Ver as normas para cada tipo de trabalho. O certificado de apresentação será impresso pelo próprio participante, acessando-o com seu número de CPF, a partir do dia 31 de outubro. Ver item 8 abaixo.
  4. Para a inscrição do trabalho é obrigatório o preenchimento de Formulário de Inscrição no ENEPE, o pagamento da taxa de inscrição e o preenchimento do Formulário para Inscrição de Trabalho, onde será inserido o trabalho a ser apresentado.
  5. Todos os trabalhos são avaliados pela Comissão Científica do evento e podem receber o parecer de APROVADO, REFORMULAÇÃO (o autor deve providenciar as correções no prazo máximo de 3 dias e submeter para nova avaliação) ou NÃO APROVADO. No caso do trabalho não ser reformulado dentro do prazo, não será mais considerado para avaliação. No caso do trabalho não ser aceito para apresentação (parecer de NÃO APROVADO), não há devolução da taxa de inscrição para nenhum dos coautores.
  6. O autor que encaminhar trabalho para apresentação no ENEPE automaticamente se responsabiliza pela autorização do orientador e dos demais coautores (quando houver), pelo conteúdo científico do trabalho, pela originalidade e veracidade das informações (não incorre em plágio ou se trata de artefato) e pela correção ortográfica e gramatical. Em caso de aprovação para apresentação, o autor e coautores do trabalho assumem igualmente a responsabilidade pelo conteúdo do RESUMO a ser publicado nos Anais do evento ou do ARTIGO COMPLETO a ser publicado em número especial das Revistas Colloquium. O autor e coautores também assumem que, no caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, houve avaliação e aprovação prévia pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente. 
  7. Em trabalhos que contam com coautores, somente os inscritos que tiverem efetuado o pagamento da taxa de inscrição e estiverem presentes terão direito ao material do evento e certificado de participação.
  8. O recebimento do certificado de apresentação de trabalho (comunicação oral ou painel) está CONDICIONADO À APRESENTAÇÃO do mesmo no dia e horário determinados pela organização do evento. Caso o autor principal não possa apresentar, poderá ser substituído por um dos coautores.
  9. Conforme os Regulamentos do Programa Institucional de Iniciação Científica (PROBIC e PEIC), Programa Institucional de Pós-Graduação (PPG) e Programa Institucional de Pesquisa Docente (PPD) da UNOESTE, os alunos de iniciação científica (PROBIC e PEIC), de pós-graduação (PPG) e docentes (PPD) da UNOESTE estão obrigados a apresentar seus trabalhos (na forma de comunicação oral ou painel).
  10. Os alunos do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq/UNOESTE estão obrigados a apresentar seus trabalhos (na forma de comunicação oral) no VII Simpósio de Iniciação Científica – SIC PIBIC/CNPq/UNOESTE que será realizado integrado ao XXIII ENAPI no dia 24 de outubro.
  11. Haverá desconto especial no valor para as inscrições antecipadas (Valores do investimento). A taxa de inscrição não será devolvida, mesmo com a desistência do interessado e independentemente da aprovação ou não do trabalho.
  12. O prazo para inscrição COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS se encerra no dia 10/08/2018. A taxa de inscrição deve ser paga até o dia 10/08/2018, caso contrário a inscrição do trabalho será automaticamente cancelada.
  13. O prazo para inscrição no evento SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS se encerra no dia 22/10/2018. A taxa de inscrição deve ser paga até o dia 22/10/2018.
  14. A programação do ENEPE inclui minicursos, oficinas e workshops. As informações sobre os temas, ministrantes, número de vagas, data, local e horário serão disponibilizadas na página de Programação do ENEPE. A inscrição será realizada no próprio dia, horário e local do minicurso (APENAS PARA OS INSCRITOS NO ENEPE pagantes) mediante o preenchimento dos dados (nome, CPF, núm. inscrição e assinatura) em lista específica. Os limites de vagas serão determinados pelo professor ministrante e disponibilidade de lugares na sala ou laboratório. O certificado de participação no minicurso, oficina e workshop será impresso pelo próprio participante, acessando-o com seu número de CPF, a partir do dia 31 de outubro. A emissão do certificado será condicionada à inscrição no ENEPE, ao preenchimento dos dados e à presença no minicurso.
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INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS

Os resumos podem ser de Pesquisa, Ensino ou Extensão e serão publicados nos Anais do ENEPE de acordo com as áreas.
ATENÇÃO: a partir deste ano não serão mais aceitos resumos de projetos de pesquisa ou de extensão.

O resumo caracteriza-se como uma descrição concisa do TRABALHO, já com resultados e conclusão, em parágrafo único, devendo conter até 2500 caracteres com espaços.
No caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, o trabalho deve ter sido previamente avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente. Essa informação deve constar no texto, no item METODOLOGIA seguida do número do protocolo (inserir o número também no Formulário para Inscrição de trabalho). 
No resumo, evite utilizar citações. Quando for indispensável, não cite autor. Utilize um formato que permita a busca da referência. Ex.: (revista xxxx, vol.xx, núm.xx, pág.xx-xx, 2015) ou (revista xxxx. Ano;Vol(núm.):págs).
ATENÇÃO: leia atentamente abaixo qual é o tipo de resumo que pretende enviar. NÃO haverá mudança de tipo de resumo ou de artigo completo para resumo ou vice-versa.

Serão aceitos TRÊS tipos de resumos:
(1) Resumo de trabalho de pesquisa com RESULTADOS E CONCLUSÕES
Este tipo de resumo é a opção para trabalhos que já foram realizados (ao menos parcialmente), pois devem, obrigatoriamente apresentar resultados e conclusões inéditos/originais obtidos pelo próprio autor e NÃO por terceiros (não devem ser frutos de revisão de literatura). Apresentar o resumo em parágrafo único, contendo até 2500 caracteres com espaços. Após aprovação pela Comissão Científica do evento, estes RESUMOS poderão ser apresentados na forma de painel ou comunicação oral (a opção deve ser escolhida quando do envio do resumo).
O texto do resumo de trabalho de pesquisa deverá conter os itens abaixo:

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(2) Resumo de RELATO DE EXPERIÊNCIA de extensão e ensino
O relato de experiência de uma atividade prática de ensino ou extensão já desenvolvida (realizada) caracteriza-se como uma descrição da atividade prática realizada pelo autor. Não devem ser apresentados dados/informações de eventuais participantes. Apresentar o relato em parágrafo único, contendo até 2500 caracteres com espaços. NÃO são aceitos “projetos ou propostas” de experiências (ainda NÃO realizadas). Após aprovação pela Comissão Científica do evento, resumos de relatos de experiências deverão ser apresentados na forma de comunicação oral.
O texto do relato de experiência deverá conter os itens abaixo:

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(3) Resumo de RELATO DE CASO CLÍNICO
O relato de caso clínico de seres humanos ou animais caracteriza-se como uma descrição de estudo já realizado, contendo aspectos originais, curiosos ou não convencionais. Deve ser redigido em parágrafo único, descrevendo os aspectos clínicos, laboratoriais e evolutivos de interesse, os quais devem estar suficientemente documentados. A extensão máxima é de 2500 caracteres com espaços. Não são aceitos “projetos ou propostas” de relatos clínicos (ainda não realizados). Após aprovação pela Comissão Científica do evento, resumos de relatos de casos clínicos deverão ser apresentados na forma de comunicação oral.
ATENÇÃO: para este tipo de trabalho, a descrição do caso clínico com seres humanos deve ter sido PREVIAMENTE avaliada e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), seja qual for a área de estudo. Essa informação deve constar na METODOLOGIA seguida do número do protocolo (inserir o número também no Formulário para Inscrição de trabalho).
O texto do relato de caso clínico deverá conter os itens abaixo:

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INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO COMPLETO

Na categoria de ARTIGOS COMPLETOS serão aceitos apenas trabalhos de pesquisa inéditos/originais com resultados e conclusões inéditos obtidos pelo próprio autor e NÃO por terceiros (não devem ser frutos de revisão de literatura). NÃO serão aceitos “projetos” e “revisões de literatura” e trabalhos enviados no “formato de monografia”.
Os ARTIGOS COMPLETOS devem ser inéditos (ainda não publicados), pois serão publicados em números especiais das revistas Colloquium Agrariae, Exactarum, Humanarum, Socialis e Vitae, de acordo com as áreas.
As NORMAS para elaboração do ARTIGO COMPLETO original devem ser consultadas e observadas atentamente na página de cada revista. O artigo deve conter o mínimo de 6 e o máximo de 8 páginas, incluindo todos os itens (ver abaixo). Após aprovação pela Comissão Científica do evento, ARTIGOS COMPLETOS poderão ser apresentados na forma de painel ou comunicação oral (a opção deve ser escolhida quando do envio do resumo).
No caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, o projeto deve ter sido previamente avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente. Essa informação deve constar na METODOLOGIA seguida do número do protocolo (inserir o número também no Formulário para Inscrição de trabalho). 
O texto do artigo completo deverá conter os itens abaixo (Modelo de Artigo Completo):

ATENÇÃO: no artigo serão publicados APENAS os nomes dos autores inscritos no evento. Por isso, todos devem realizar a inscrição.

Consulte as NORMAS da revista de acordo com a área de seu trabalho. Adeque o artigo.

Ciências Agrárias. Normas da Colloquium Agrariae:
<http://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/ca/about/submissions#authorGuidelines>

Ciências Exatas e Engenharias. Normas da Colloquium Exactarum:
<http://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/ce/about/submissions#authorGuidelines>

Ciências Humanas. Normas da Colloquium Humanarum:
<http://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/ch/about/submissions#authorGuidelines>

Sociais Aplicadas. Normas da Colloquium Socialis:
<http://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/cs/about/submissions#authorGuidelines>

Ciências Biológicas e da Saúde. Normas da Colloquium Vitae:
<http://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/cv/about/submissions#authorGuidelines>              

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Os autores que submetem artigos completos para o ENEPE automaticamente declaram estar cientes e de acordo com as seguintes condições:

O artigo é original, não incorre em plágio e não está sendo e nem será publicado em outros periódicos enquanto estiver sob avaliação ou após a publicação.

Os autores são responsáveis pela veracidade das informações, pela correção ortográfica e gramatical e pelas adequações às normas das revistas Colloquium. As ideias e os conceitos emitidos representam unicamente as opiniões do(s) autor(es);

Todos os autores concordam com a publicação do artigo e declaram que não há conflito de interesses de qualquer natureza;

Em caso de aprovação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais de publicação do artigo para as Revistas Colloquium, as quais seguem a política de livre acesso ao conteúdo do Public Knowledge Project, utilizando o Open Journal System (OJS) e sob licença Creative Commons CC BY.

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