O “Hackathon FIPP” é um evento anual que reúne alunos dos cursos da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (FIPP/Unoeste) para uma maratona de atividades técnicas relacionadas a um tema pré-estabelecido, cujo objetivo é propor modelos, soluções e ideias, inovadoras nas mais diversas áreas do conhecimento.
Diferente de outros, o “Hackathon FIPP” é precedido de um bootcamp, ou seja, primeiro o aluno é imerso em um treinamento específico sobre o tema proposto e depois parte para a maratona. Esse formato permite que o aluno aprenda na prática em um ambiente descontraído, porém desafiador e inovador.
O evento é lançado durante cada edição da INFOESTE e tem duração de dois dias. No primeiro
dia, um profissional com notoriedade no mercado, na área do tema proposto, conduz o bootcamp. Já o segundo dia é dedicado à maratona de desenvolvimento na qual os alunos têm a oportunidade de experimentar uma situação do mundo real, simulando problemas e desafios de um trabalho em grupo, onde o tempo e a concorrência são elementos presentes.
Regras Gerais
O “Hackathon FIPP” é uma iniciativa da FIPP/Unoeste, que é responsável pelo planejamento estratégico, definição de regras, julgamentos e premiações. As seguintes regras compõem a organização do evento:
1) Poderão participar equipes de alunos/egressos dos cursos oferecidos pela FIPP/Unoeste, devidamente inscritos na INFOESTE;
2) As vagas serão limitadas a um total de 8 (oito) equipes, sendo compostas por 4 (quatro) participantes;
3) As equipes deverão se inscrever até a data estabelecida;
4) No primeiro dia, os alunos receberão um treinamento sobre o tema (bootcamp) e no segundo dia, participarão da maratona;
5) O aluno que não comparecer ao bootcamp não poderá participar da maratona;
6) Os resultados obtidos pelas equipes são de propriedade intelectual de seus idealizadores, mas poderão ser utilizados/publicados de forma integral, parcial ou adaptados para implementações reais. Portanto, os idealizadores cederão direito de uso parcial ou integral dos resultados à entidade promotora;
7) Os recursos, incluindo logotipos, imagens e marcas utilizados nas atividades da maratona são propriedade de seus respectivos detentores legais e, em caso de utilizações indevidas, a FIPP/Unoeste se exime de qualquer responsabilidade;
Regras Específicas
TEMA: Desafio de Interfaces
A temática escolhida para edição de 2019 é interfaces de software. Atualmente, no desenvolvimento das atividades propostas no programa de Estágio Supervisionado da FIPP/Unoeste identifica-se uma grande carência na qualidade e inovação do projeto de interfaces. A expectativa com a realização do “Hackathon FIPP” é criar novos modelos de interface, considerando as melhores práticas existentes, para servir como referencial acadêmico para futuros projetos.
15/05 - 1º DIA - Bootcamp
O bootcamp será conduzido por Paulo Carneiro. Designer Gráfico, Pós-graduando pelo Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação - IGTI no MBA em Design de Interação, Usabilidade e Estética de Aplicativos, Websites e Sistemas Desktop. Atua como Lead Designer na empresa Foregon, maior marketplace de produtos financeiros do Brasil.
Horário: das 19h00 às 22h30.
Conteúdo Programático:
Neste dia, será apresentado o tema da maratona, ou seja, a necessidade de um cliente fictício para o qual os alunos deverão desenvolver uma interface baseada no conteúdo programático do bootcamp.
16/05 - 2º DIA - Maratona
Horário: das 9h00 às 17h00
Programação:
09h00 às 16h00 – desenvolvimento da interface:
a) Cada equipe deverá elaborar um projeto para a problemática proposta;
b) Durante essa etapa os mentores ficarão à disposição das equipes auxiliando com direcionamentos.
16h00 às 17h00 – julgamento:
a) Cada equipe terá um pitch de venda de seu produto de 7 minutos;
b) A banca de jurados se retira para discutir os resultados e retorna para anunciar os vencedores.
Premiação
Os membros da equipe vencedora (1º lugar) ganharão um day use no Terra Parque Eco Resort - um voucher por integrante da equipe.
Placas de premiação com a descrição do evento e certificado de participação aos melhores projetos (1º lugar, 2º lugar e 3º lugar);
Certificados de participação para as equipes que participaram nos dois dias do evento.
Inscrição
De 25 a 29 de abril, preenchendo o formulário disponível no link: https://forms.gle/8omVp9Yqk8sxguX89
Critérios para Julgamento
Aderência ao Tema;
Design:
Usabilidade:
Comunicabilidade:
Coordenador do Hackathon FIPP: Desafio de Interfaces
Fenella
(Unicórnio Azul)
Fenella é apaixonada por computação e sempre está preocupada com a experiência do usuário durante o uso de interfaces. Defensora da ideia de que a tecnologia deve se adaptar às pessoas e não o contrário, esta simpática criatura ocupa-se em participar de eventos que divulgam técnicas de desenvolvimento de interfaces focadas na usabilidade dos sistemas. Fenella estará presente na 32ª INFOESTE coordenando o 2º Hackathon FIPP - Desafio de Interfaces.
Comissão Julgadora
Comissão Julgadora
Comissão Organizadora
Aglaê Pereira Zaupa
Ana Carolina Nicolosi da Rocha Gracioso
Sidinei de Oliveira Sousa
Silvio Antonio Carro