Instruções para Elaboração de Resumos
Os trabalhos para serem apresentados no II COMEJ, na forma de banner, devem ser enviados até 12 de abril de 2023. Os resumos podem ser de Pesquisa, Ensino ou Extensão e serão publicados nos Anais do II COMEJ de acordo com as áreas.
O resumo caracteriza-se como uma descrição concisa do TRABALHO, já com resultados e conclusão, em parágrafo único, devendo conter até 2500 caracteres com espaços. No caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, o trabalho deve ter sido previamente avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente. Essa informação deve constar no texto, no item METODOLOGIA seguida do número do protocolo (inserir o número também no Formulário para Inscrição de trabalho). No resumo, evite utilizar citações. Quando for indispensável, não cite autor. Utilize um formato que permita a busca da referência. Ex.: (nome da revista, vol.xx, núm.xx, pág.xx-xx, ano) ou (nome da revista. Ano;Vol(núm.):págs).
ATENÇÃO:
- Para a apresentação do trabalho, o autor que irá apresentá-lo, deverá pagar a taxa de inscrição. Os demais autores do trabalho (que não estiverem participando do evento, ou seja, que não pagaram a taxa de inscrição), deverão pagar uma taxa de R$ 20,00.
- NÃO são aceitos resumos de projetos de pesquisa ou de extensão.
- Leia atentamente abaixo sobre qual é o tipo de resumo que pretende enviar. NÃO
haverá mudança de tipo de resumo, de artigo completo para resumo ou vice-versa. São aceitos DOIS tipos de resumos:
(1) Resumo de trabalho de pesquisa com RESULTADOS E CONCLUSÕES
Resumo de trabalho que já foi realizado (ao menos parcialmente), pois deve, obrigatoriamente, apresentar resultados e conclusões originais obtidos pelo próprio autor e NÃO por terceiros (não devem ser frutos de revisão de literatura puramente descritivas). O resumo deve ser apresentado em parágrafo único, contendo até
2500 caracteres com espaços. Após avaliação e aprovação pela Comissão Científica do evento, o RESUMO deverá ser apresentado na forma de banner (ver instruções).
texto do resumo de trabalho de pesquisa deverá conter os itens abaixo:
Título do trabalho (com até 20 palavras)
Autores (Obs. Todos os autores devem preencher Formulário de Inscrição no COMEJ para, em seguida, inserir o número do CPF no Formulário para Inscrição de Trabalho)
Órgão de fomento que financiou a pesquisa (se houver)
Introdução e objetivo
Metodologia (neste item incluir aprovação ética, quando houver)
Resultados (breve discussão é opcional)
Conclusões
(2) Resumo de RELATO DE CASO CLÍNICO
O relato de caso clínico de seres humanos ou animais caracteriza-se como uma descrição de estudo já realizado, contendo aspectos originais, curiosos ou não convencionais. Deve ser redigido em parágrafo único, descrevendo os aspectos clínicos, laboratoriais e evolutivos de interesse, os quais devem estar suficientemente documentados. A extensão máxima é de 2500 caracteres com espaços. Após a avaliação e aprovação pela Comissão Científica do evento, o relato de caso clínico deve ser apresentado na forma de banner (ver instruções).
ATENÇÃO: para este tipo de trabalho, a descrição do caso clínico com seres humanos deve ter sido PREVIAMENTE avaliada e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), seja qual for a área de estudo. Essa informação deve constar na METODOLOGIA seguida do número do protocolo (inserir o número também no Formulário para Inscrição de trabalho).
Não são aceitos “projetos ou propostas” de relatos clínicos (ainda não
realizados).
O texto do relato de caso clínico deverá conter os itens abaixo:
Título do caso clínico
Autores (Obs. Todos os autores devem preencher o Formulário de Inscrição no COMEJ para, em seguida, inserir o número do CPF no Formulário para Inscrição de Trabalho
Instituição de fomento do trabalho (se houver)
Introdução e objetivo
Descrição do caso (mencionar que foi aprovado pelo CEP e incluir o número CAAE, as características, os resultados de avaliações e exames, a evolução) Observações ou conclusões
Instruções para Elaboração de Artigo Completo
Na categoria de ARTIGOS COMPLETOS serão aceitos apenas trabalhos de pesquisa inéditos/originais com resultados e conclusões inéditos obtidos pelo próprio autor e NÃO por terceiros (não devem ser frutos de revisão de literatura puramente descritiva).
Para confirmar a autoria do artigo, TODOS OS AUTORES devem preencher o Formulário de Inscrição no COMEJ para que cada número do CPF possa ser inserido no Formulário para Inscrição de Trabalho.
ATENÇÃO:
- NÃO serão aceitos “projetos” e “revisões de literatura descritivas” e trabalhos enviados no “formato de monografia”.
- No artigo serão publicados APENAS os nomes dos autores inscritos no evento. Por isso, TODOS devem preencher o Formulário de Inscrição no COMEJ.
As NORMAS para elaboração do ARTIGO COMPLETO original devem ser consultadas e observadas atentamente na página da revista Colloquium Vitae: verificar número mínimo e máximo de páginas, itens obrigatórios, normatização etc.
No caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, o projeto deve ter sido previamente avaliado e aprovado (obrigatório!) pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente. Essa informação deve constar na METODOLOGIA seguida do número do protocolo (inserir o número também no Formulário para Inscrição de trabalho).
Após avaliação e aprovação pela Comissão Científica do evento, o ARTIGO COMPLETO deve ser apresentado na forma de banner (ver instruções).
Os artigos completos serão publicados nos Anais do II COMEJ. Os ARTIGOS COMPLETOS de melhor qualidade, avaliados e selecionados, a critério dos editores, poderão ser publicados na revista Colloquium Vitae.
Os autores que submetem artigos completos para o COMEJ automaticamente declaram estar cientes e de acordo com as seguintes condições:
1. O artigo é original/inédito, não incorre em plágio e não está sendo e nem será publicado em outro periódico enquanto estiver sob avaliação ou após a publicação nos Anais do II COMEJ;
2. Os autores são responsáveis pela veracidade das informações, pela correção ortográfica e gramatical e pelas adequações às normas da revista Colloquium Vitae. As ideias e os conceitos emitidos representam unicamente as opiniões do(s) autor(es);
3. Todos os autores concordam com a publicação do artigo nos Anais do II COMEJ e declaram que não há conflito de interesses de qualquer natureza;
4. Em caso de aprovação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais de publicação do artigo para os Anais do II COMEJ, as quais seguem a política de livre acesso ao conteúdo, sob licença Creative Commons CC BY.