Normas - Trabalhos Científicos

Normas - Trabalhos Científicos

XXI Simpósio de Iniciação Científica - Orientações para Submissão de Trabalhos

  1. A apresentação de trabalho está aberta aos alunos, professores e outros profissionais de Instituições de Ensino Superior, que desenvolvam projetos de pesquisa, ensino ou extensão.
  2. O prazo limite para o envio do trabalho é 08/06/2020.
  3. Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do evento e poderão receber o parecer de APROVADO, REFORMULAÇÃO (nesse caso, o autor deve providenciar as correções no prazo máximo de 2 dias e submeter para nova avaliação) ou NÃO APROVADO.
  4. No caso do trabalho não ser aceito para apresentação (parecer de NÃO APROVADO), não haverá devolução do pagamento da inscrição para nenhum dos autores e coautores.
  5. O autor que encaminhar trabalho para apresentação no Simpósio automaticamente se responsabiliza pela autorização do orientador e dos demais coautores pelo conteúdo científico do trabalho e pela correção ortográfica e gramatical.
  6. Em caso de aprovação para apresentação e publicação nos Anais do evento, o autor e coautores do trabalho assumem igualmente a responsabilidade pelo conteúdo do mesmo.
  7. O autor e coautores também assumem que, no caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, houve avaliação e aprovação prévia do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente. O número de cadastro deverá ser inserido na inscrição do trabalho e na descrição do item relacionado à metodologia do trabalho.
  8. Trabalhos na forma de Projetos, ainda sem resultados, e que envolvam animais ou seres humanos devem obrigatoriamente ter o número de protocolo de cadastro do projeto no CPDI.
  9. TODOS os autores e coautores devem efetuar o pagamento para garantir o certificado de apresentação de trabalho.
  10. O recebimento do certificado de apresentação do trabalho está CONDICIONADO À APRESENTAÇÃO virtual no dia e horário determinados pela comissão organizadora. Caso o autor principal não possa apresentar, poderá ser substituído por um dos coautores.
  11. O prazo para inscrição COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS se encerra no dia 08/06.
  12. Os autores, dos trabalhos aprovados, autorizam automaticamente o uso da imagem no canal do Youtube da Faclepp, para as apresentações de trabalhos tanto em formato de vídeo quanto em formato ao vivo.
  13. As apresentações virtuais serão acontecerão dois formatos: apresentação por vídeo ou apresentação ao vivo.

Apresentação por vídeo
– Os autores, dos trabalhos aprovados, deverão gravar um vídeo de até 3 minutos apresentando o seu trabalho (somente um dos autores);
- O vídeo deverá ser encaminhado pela Plataforma WeTransfer (verificar o manual de envio);
Apresentação ao vivo (apenas para os Trabalhos em Destaque)
- Apresentação ao vivo (Via Plataforma Google Meet) – A Comissão irá selecionar os 5 (cinco) melhores trabalhos para apresentação em tempo real.
- Os requisitos que serão analisados para a escolha dos trabalhos em destaque são: Relevância social, aplicabilidade e inovação.
Orientações para Apresentação dos Trabalhos
As apresentações serão realizadas no dia 20/06/2020 a partir das 08h00min, em duas categorias, a saber:
Os trabalhos não escolhidos pela Comissão Científica como Trabalhos em Destaque, mas que se constituírem no status APROVADO, deverão ser apresentados em formato de vídeo, conforme indicação do item 13 deste edital. Todas as apresentações em formato de vídeo estarão disponíveis no Canal do Youtube da Faclepp a partir do dia 20/06/2020.
Orientações para a Submissão de Resumos de Projetos de Pesquisa: 
O projeto de PESQUISA deve, obrigatoriamente, estar cadastrado na Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) da UNOESTE (em caso de pesquisas envolvendo animais e seres humanos), antes da submissão ao simpósio, ou em setores equivalentes de outras instituições, como os “Comitês de Ética e Pesquisa” – CEP. O projeto de EXTENSÃO deve, obrigatoriamente, estar cadastrado na Coordenadoria de Ações Extensivas Gerais da UNOESTE, antes da submissão ao simpósio, ou em setores equivalentes de outras instituições. ATENÇÃO: Na falta da menção do núm. do protocolo do cadastramento (SGP ou SGEXT da Unoeste) no Formulário de Inscrição de Trabalho, quando da submissão, o mesmo será automaticamente REPROVADO. Os trabalhos não escolhidos pela Comissão Científica, como trabalhos em destaque, atendendo aos requisitos “Relevância social, aplicabilidade e inovação”, deverão ser apresentados em formato de vídeo, conforme indicação no item 13 deste edital.
Orientações para a Submissão de Resumo de Trabalho de Pesquisa com Resultados e Conclusões
Este tipo de resumo deve ser a opção, exclusivamente, para trabalhos que já foram realizados (ao menos parcialmente), pois devem obrigatoriamente apresentar resultados e conclusões inéditos/originais obtidos pelo próprio autor e NÃO por terceiros (não devem ser frutos de revisão de literatura).
Os trabalhos não escolhidos pela Comissão Científica, como trabalhos em destaque, atendendo aos requisitos “Relevância social, aplicabilidade e inovação”, deverão ser apresentados em formato de vídeo, conforme indicação no item 13 deste edital.
Orientações para Elaboração de Artigo Completo 
Na categoria de ARTIGOS COMPLETOS serão aceitos apenas trabalhos de pesquisa inéditos com resultados e conclusões. 
O ARTIGO COMPLETO deve conter o mínimo de 6 e o máximo de 8 páginas, tamanho A4, margens de 2 cm, fonte Calibri 12, espaçamento entre linhas de 1,5 no texto (utilize espaçamento 1,0 no título, na autoria, no resumo, no abstract, nas referências, nos títulos de figuras e de tabelas, quando for o caso), incluindo todos os itens de um artigo (ver abaixo). NÃO serão aceitos “projetos” e “revisões de literatura”. No caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, o projeto deve ter sido previamente avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente. Essa informação deve constar na METODOLOGIA seguida do número do protocolo (inserir o número também no Formulário para Inscrição de trabalho).  
O texto do artigo completo deverá conter os itens abaixo (Ver Modelo)

  1. Título do trabalho em português e inglês (com até 20 palavras)
  2. Autores (nome e sobrenome). Obs. Todos os autores devem preencher o Formulário de Inscrição na Jornada para, em seguida, inserir o número do CPF no Formulário para Inscrição de Trabalho. ATENÇÃO: no artigo serão publicados APENAS os nomes dos autores inscritos no evento. Por isso, todos devem realizar a inscrição.
  3. Afiliação (curso, departamento e universidade ou IES) aos quais os inscritos pertencem e e-mail apenas do primeiro autor. Órgão de fomento que financiou a pesquisa (se houver)
  4. Resumo (100 a 150 palavras) e palavras-chave (cinco)
  5. Abstract (100 a 150 palavras) fiel ao resumo e keywords (cinco)
  6. Introdução (mencionar o objetivo no último parágrafo)
  7. Metodologia
  8. Resultados (incluindo tabelas e/ou figuras-gráficos, quando houver)
  9. Discussão (deve ser separada dos resultados)
  10. Conclusão
  11. Referências (e citações. Consultar as normas de acordo com a área do trabalho)

Os trabalhos não escolhidos pela Comissão Científica, como trabalhos em destaque, atendendo aos requisitos “Relevância social, aplicabilidade e inovação”, deverão ser apresentados em formato de vídeo, conforme indicação no item 13 deste edital.
Dúvidas em relação aos trabalhos?
E-mail: simposiofaclepp@unoeste.br 
Telefone da secretaria da Faclepp: (18) 3229 1098 

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