CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Conquista do 21º ‘Selo Social’ reafirma um legado histórico

Certificação da Unoeste em nível nacional é recebida como resultado da cultura deixada pelo Professor Agripino e Dona Ana


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Conquista do 21º ‘Selo Social’ reafirma um legado histórico
ABMES atesta Unoeste com o Selo da Responsabilidade Social 2025/2026

Desde 2005 e pelo 21º ano consecutivo a Unoeste recebe o Selo Instituição Socialmente Responsável. Certificação nacional conquistada junto a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Conforme o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi a reiterada conquista é resultado da cultura de promoção do bem-estar social deixada pelos professores que construíram a maior universidade do oeste paulista.

O legado é creditado a Agripino de Oliveira Lima Filho (1931-2018), o Professor Agripino; e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima (1930-2022), a Dona Ana; que sempre colocaram a Unoeste a serviço da comunidade, desde a fundação em 1972.

A certificação é válida por 1 ano, que compreende o ciclo da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, que fecha em setembro. O selo que acaba de ser recebido em 2025 terá validade até outubro de 2026.

O comunicado à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) acaba de ser feito pelo diretor presidente da ABMES, José Janguiê Bezerra Diniz, manifestando satisfação em novamente conceder a certificação para a Unoeste.

Números expressivos 

Durante o ciclo, os dados quantitativos das ações relacionadas ao selo 2025/2026 são bastante expressivos: 106 realizações que envolveram 42 professores, 2.481 alunos, 40 técnicos e proporcionaram 38.178 atendimentos

A coordenadora geral de ações extensivas da Proext, professora Cidinha Martinês, conta que as ações foram realizadas nas cidades sede e suas respectivas regiões dos campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá.

“Passa de duas décadas que a Unoeste tem a chancela da respeitável entidade de representação nacional do ensino superior; como consequência de ações realizadas pela comunidade acadêmica da graduação e pós-graduação”, comenta o Dr. Adilson.

“A Unoeste demonstra compromissos firmes com os seus valores institucionais e sua presença comunitária promovendo o bem-estar, melhorando a qualidade de vida das pessoas e proporcionando desenvolvimento sustentável”, pontua.

O pró-reitor enaltece o apoio incondicional dos mantenedores e da Reitoria; e também o envolvimento dos parceiros da Proext: a Pró-reitoria Acadêmica (Proacad), Pró-reitoria Administrativa (ProAdm) e Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

Foto: Homéro Ferreira Cidinha, Jussara, Dr. Adilson, Luciana e Érika (sentados); Vinícius, Letícia e Isabela (em pé)
Cidinha, Jussara, Dr. Adilson, Luciana e Érika (sentados); Vinícius, Letícia e Isabela (em pé)

Suporte da Proext 

Todas as atividades de extensão relacionadas à certificação de instituição socialmente responsável têm o suporte da Proext que, além do Dr. Adilson e da professora Cidinha, conta com oito colaboradores que atendem Prudente, Jaú e Guarujá.

São eles: Jussara Aparecida Peratelli, Luciana Oliveira da Silva Lorençon, Érika da Silva Ferreira, Vinícius Santana dos Santos, Maria Isabela Vicentin, Richard da Cruz Nazaré, Sabrina Guthierri França Reis e Letícia Riedo Felix dos Santos, sendo as duas últimas estagiárias, sediados em Prudente.

Dentre as ações, estão as de rotina no dia a dia e as sazonais como é o caso do Mutirão do Lixo Eletrônico realizado desde 2009 e suspenso durante a pandemia coronavírus, que arrecadou 820 toneladas em 16 edições até este ano. É o maior do Brasil.

E-lixo que eliminou o risco de contaminar o meio ambiente e foi destinado à empresa certificada para fazer o descarte. Realização em Prudente em parceria com a Prefeitura e Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree).

Realizado mensalmente durante o calendário letivo, o projeto Saúde Visual do Escolar é outro exemplo de grande impacto social que em 15 anos atendeu mais de 30 mil alunos, dos quais 2,5 mil passaram a usar óculos e apresentaram melhor aprendizado.

Ação de iniciativa do Lions Clube Centenário de Prudente em parceria com o Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, da Santa Casa; e Unoeste, por meio da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp).

Campi de Guarujá e Jaú

No campus de Guarujá, um dos eventos sazonais (1 vez por ano) é o Saúde e Comunidade Guarujá que está no quarto ano e tem recebido em média 1,5 mil pessoas por edição e em cada uma tem prestado cerca de 20 mil atendimentos.

No campus de Jaú, na mesma condição de sazonalidade, está o EcoSaúde Jaú que arrecada lixo eletrônico e presta atendimentos de prevenção à saúde. Neste ano foram arrecadadas 2,6 toneladas de e-lixo e prestados 455 atendimentos. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem