Encantar, medir e a arte de entregar excelência em serviços
Avança Unoeste 2025 promove formação estratégica para gestores e fortalece a cultura de liderança e excelência na universidade
Em um cenário de constantes transformações na educação superior, o papel do gestor universitário tem se tornado cada vez mais estratégico. Pensando nisso, a Unoeste promoveu a oficina “Planejamento e Performance: Encantar, Medir e a Arte de Entregar Excelência em Serviços Educacionais”, voltada à formação e ao aperfeiçoamento dos gestores acadêmicos e administrativos dos campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá.
A ação faz parte do programa Avança Unoeste 2025, que busca formar, inspirar e integrar os líderes da universidade, fortalecendo a cultura institucional e promovendo crescimento coletivo e excelência na gestão.
Liderança estratégica para um futuro sustentável na educação
O sucesso de uma instituição de ensino superior está diretamente ligado à atuação de sua equipe gestora em liderar com visão estratégica, comunicação eficaz e inovação constante. Nesse sentido, a oficina foi planejada para estimular o protagonismo dos gestores e sua atuação integrada com os propósitos institucionais, reforçando o papel da Unoeste como referência nacional em educação superior de qualidade.
A atividade teve como um dos principais objetivos promover o desenvolvimento de competências estratégicas, ampliando o planejamento, implementação e gerenciamento de ações voltadas para a entrega de valor agregado e a elevação do desempenho institucional.
O conteúdo foi conduzido pelo professor Marcelo Plens, doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-doutor pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), especialista em gestão de negócios e planejamento estratégico.
Com uma abordagem prática e dinâmica, Marcelo destacou a importância de articular os níveis estratégico, tático e operacional do planejamento e de transformar indicadores em instrumentos reais de gestão, capazes de orientar a tomada de decisão e sustentar a excelência institucional.
Protagonismo e engajamento dos gestores Unoeste
Para a professora doutora Érika Mayumi Kato Cruz, responsável pelo Setor de Planejamento e Processos, a oficina representa um passo no caminho da consolidação da cultura de planejamento e performance dentro da universidade.
“Nosso objetivo foi proporcionar mais técnicas e metodologias para gestores estratégicos e táticos. A ideia é uma gestão cada vez mais focada em resultados e indicadores, capaz de alinhar esforços e transformar dados em decisões assertivas”, afirmou Dra. Érika.
Segundo ela, os participantes demonstraram alto nível de engajamento e compromisso.
“Dividimos os gestores em grupos — entre as áreas administrativas e acadêmicas — para promover uma troca mais efetiva de experiências. A primeira etapa foi voltada ao autoconhecimento e à conscientização do papel de cada um na estrutura institucional. Já a segunda parte foi prática, com aplicação de metodologias e análise de casos reais. O resultado foi excepcional: os participantes elogiaram muito a proposta e demonstraram disposição genuína em aplicar o que aprenderam em seus setores”.
Integração entre setores
A oficina foi uma iniciativa da Pró-reitoria Administrativa, pela qual responde o pró-reitor, Guilherme de Oliveira Lima Carapeba, articulada com as Pró-reitorias Acadêmica, de Pesquisa e Pós-Graduação, e de Extensão e Ação Comunitária.
Essa integração demonstra o compromisso institucional com o alinhamento entre todas as áreas, reforçando o papel do Setor de Planejamento e Processos como elo entre a estratégia e a execução.
O setor atua na coordenação do planejamento administrativo e na gestão dos processos institucionais, garantindo eficiência operacional, integração entre setores e suporte técnico à tomada de decisão. Além disso, contribui para o alinhamento das atividades administrativas com os objetivos estratégicos da universidade, promovendo melhoria contínua e inovação nos processos.
Tradição, inovação e excelência que atravessam gerações
A Unoeste é reconhecida nacionalmente pela sua tradição acadêmica, compromisso com a qualidade de ensino e cultura organizacional sólida. Sua trajetória é marcada pela integração entre tradição e inovação, valores enraizados pelos fundadores Professor Agripino e Dona Ana e que se fortalecem com a participação ativa das novas gerações — filhos e netos —, garantindo a continuidade de uma história de sucesso.
Esse legado faz da Unoeste a melhor universidade particular do Estado de São Paulo e a terceira melhor do Brasil, segundo avaliações do Ministério da Educação (MEC).
“Acreditamos que a excelência é um caminho contínuo. Cada ação formativa fortalece nossa cultura e impulsiona a universidade a novos patamares de qualidade e desempenho”, concluiu a professora.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste