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Startup desenvolve aplicativo para compras sem intermediário

Projeto incubado na Intepp busca resultados positivos tanto para o produtor rural quanto para o consumidor


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Foto: Homéro Ferreira Startup desenvolve aplicativo para compras sem intermediário
Nathalia Oliveira e Matheus Francisco: desenvolvedores do aplicativo Unicode

O isolamento social decorrente da pandemia do coronavírus reforçou o agro tech para além de aumentar a eficiência da produção no campo. Neste segmento cresceu o e-commerce, com o aumento do número de canais digitais para compras agrícolas.  Tendo como espelho iniciativas capixaba, carioca e paulista, Matheus Francisco Ferreira dos Santos e Nathalia Bianca Leandro de Oliveira estão empenhados na criação do aplicativo Unicode, com o projeto de startup recém aprovado pela Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp), voltado para compras sem intermediário.

 Conforme os autores, o projeto surgiu da demanda de mercado, mediante a constatação de que as pessoas estão mais propensas em fazer compras pelo celular, sem sair de casa. O aplicativo permitirá que produtores façam vendas diretas, sem intermediários. Produtos hortifrutigranjeiros, de laticínios e cereais, convencionais ou orgânicos, poderão ser entregues em até 24 horas após a compra. Caberá ao shopper fazer a retirada dos produtos e a entrega aos clientes. Matheus e Nathalia contam que o primeiro protótipo já está pronto e que partiram do zero.

A expectativa é de que em dois meses consigam chegar ao protótipo de alta fidelidade e a partir de então começar a credenciar os produtores e alavancar grande número de clientes por meio da visibilidade online. A intenção é atuar com sistema de assinaturas de clientes para compra semanal junto aos produtores. A estimativa é de preços mais em conta que no mercado tradicional, em cerca de 20% a 30%. Além do que, mediante a seleção de produtos, cada produtor terá a garantia da saída da mercadoria, seja semanal, quinzenal ou mensal.

O aplicativo irá oferecer incentivos à qualidade e preços justos dos produtos, conforme Matheus que é egresso do curso de Sistemas de Informação, formado em 2018 pela Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp/Unoeste). Atualmente trabalha home office para a empresa Quantic, de São Paulo. Nathalia fazia Marketing e trancou para fazer programação, motivada pelas possibilidades de mercado e empreendedorismo na área das novas tecnologias. Enquanto namorados e as suas conversas sobre esse segmento, a ideia do projeto da startup ganhou força.

Mediante inscrição a partir do edital de chamamento, o projeto foi avaliado e aprovado por Hiroshi Suekame Takata, Fernanda de Lima Bagli e João Cezario Giglio Marques, sendo os dois últimos ocupantes da função de gerente e de novo presidente da Intepp, respectivamente. A startup Unicode está instalada na Intepp e seus diretores conjecturam algumas outras possibilidades, como a de que o aplicativo também possa funcionar como central de abastecimento para atender, em uma outra vertente do e-commerce, feirantes e mercados que têm como clientes consumidores que preferem as compras presenciais. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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