CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Edição prudentina do StartupON ultrapassa as expectativas

Eram esperadas cerca de 60 pessoas e compareceram mais de 90 no evento durante o sábado na Fundação Inova 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Edição prudentina do StartupON ultrapassa as expectativas
No coworking da Fundação Inova Prudente foram recebidos mais de 90 participantes

Em parceria com o programa Sebrae for Startups, a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) promoveu sábado (17) em Presidente Prudente a 8ª edição do StartupON São Paulo. Foi durante o dia todo no espaço de coworking da Fundação Inova Prudente. Eram esperados cerca de 60 participantes e compareceram 93, o que foi comemorado pelos parceiros locais que colocaram em evidencia ainda a qualidade e a organização do evento.

Estão envolvidos no Start Presidente Prudente, realização do programa do Sebrae, a Unoeste, Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp), Faculdade de Tecnologia (Fatec), Fundação Inova Prudente, Toledo, Unesp, Senai, Instituto Oeste Paulista, Escola Técnica (Etec), Associação Comercial e Empresarial (Acipp), Senac, Poloin e Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação. 

Para o diretor presidente da Fundação Inova, Diego Andreasi, diante da expressiva participação fica o agradecimento a todos os envolvidos. Na recepção aos participantes, ele apresentou o espaço como local de acesso público gratuito, admirado e elogiado por visitantes, como foi o caso de recente visita do astronauta Marcos Pontes, que foi ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Elogios à organização

O presidente da Intepp, João Cezario Giglio Marques, disse que o evento foi muito bem organizado, em ambiente acolhedor, com coffebrack e equipamentos de som e imagem excelentes. Seu entendimento é de que o StartupON favoreceu o network, “certamente gerando algumas conexões interessantes”. Também enalteceu os relatos de experiências, com as histórias de empreendedores e suas trajetórias.

"O evento possibilitou a interação e conexão de estudantes, empresas, startups e profissionais por meio das palestras, momentos de network e mentorias. Foram levantadas pautas muito importantes que fomentam o empreendedorismo. Foi um sábado de muito compartilhamento e trocas que fortaleceu o ecossistema de empreendedorismo e inovação de Prudente e região”, completou a gerente da Intepp, Fernanda Bagli.

“Ouvir e conhecer histórias de empreendedores locais, compartilhando sua trajetória, estratégias, erros e acertos mostrou que nossa cidade e região têm muito potencial e grandes profissionais e empresas. E que existem muitas possibilidades de crescimento e desenvolvimento, impactando no desenvolvimento econômico da nossa região”, pontuou Fernanda. 

Anúncio de novo ciclo

Em nome do prefeito Ed Thomas, o secretário municipal de Tecnologia da Informação, Helton Molina Sapia, enalteceu o evento e disse que a administração municipal está empenhada no crescimento desse setor. O pró-reitor acadêmico da Unoeste, Dr. José Eduardo Creste, falou que a universidade tem investido nesse segmento e estimulado os estudantes para a inovação e empreendedorismo.

Foto: Homéro Ferreira Secretário Helton e pró-reitor Creste: estímulo ao empreendedorismo e inovação
Secretário Helton e pró-reitor Creste: estímulo ao empreendedorismo e inovação

A analista de comunidades da Abstartups, Mayara Cristina Oliveira Pires, esteve à frente da organização da StartupON em Prudente e contou que o evento em sua oitava edição passou por Araçatuba, Barretos, Santos, Grande ABC (sediado em São Caetano do Sul), Jundiai, Bauru e Limeira. Também esteve presente a gestora de programas de inovação da Abstartups, Alexandra Ruchet.

Ao apresentar as realizações Abstartups, Alessandra fez exposição de números expressivos e mostrou as possibilidades ofertadas para quem quer empreender e inovar. Contou que durante o ano passado foram atendidas 500 startups, e que neste ano já está chegando a 1.000. Disse ainda que são R$ 200 milhões para investimentos em desenvolvimento de startups, pelo Sebrae.

Inscrições abertas

Em nome da comunidade regional das startups, uma das 24 do estado de São Paulo, a consultora do Sebrae em Prudente e região, Paula Cristina Teixeira Pereira, disse que o gerente regional José Carlos Cavalcante estava em outra ação e anunciou que estão abertas as inscrições para o segundo ciclo do Sebrae for Startups em Presidente Prudente e que agora também será realizado em Adamantina.

Dentre os relatos de experiência, o primeiro foi de Julio Sitolino, diretor da Cobmais, empresa de software para cobranças e que surgiu como startup depois da experiência com dois projetos que não deram certo. Foram feitos apontamentos sobre aprendizados e acertos e apresentados números da empresa que superou os impactos da pandemia do coronavírus. Tanto que de 2020 para 2022 mais que dobrou o número de funcionários, saltando de 30 para 65.

 

 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem