CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Semana de formação docente é realizada até sexta-feira

Abertura do evento ocorreu na noite desta segunda com palestra on-line; universidade prepara corpo docente para retorno das aulas presenciais 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Débora André Semana de formação docente é realizada até sexta-feira
Professores são preparados para retorno das aulas presenciais

Como um aceno à uma possível melhora da pandemia do novo coronavírus, a retomada das aulas presenciais no estado de São Paulo teve início ontem (2) e na Unoeste será na próxima segunda-feira (9). Dessa forma, a universidade segue com seu compromisso de ofertar ensino de excelência e realiza a 2ª Semana de Formação Docente. O evento teve início na noite desta segunda (2) com a webinar “Mídias Sociais e Comportamento”, conduzida remotamente pela consultora de marketing educacional Daiane Wichineski e transmissão via Youtube. A programação segue até sexta-feira.

A consultora de marketing educacional iniciou sua fala com explicações sobre a diferença entres redes sociais e mídias digitais. “Para começar, é importante que a gente pense que redes sociais pode ser qualquer lugar com um grupo de pessoas com quem se relaciona, ou seja, uma sala de aula é uma rede, é uma espécie de teia. Já as mídias digitais são as plataformas utilizadas, por exemplo, o Facebook, o Instagram, o Youtube, o WhatsApp e muitas outras”, cita.

Daiane fez explanações sobre a evolução e o ranking das mídias digitais para contextualizar o corpo docente sobre o efeito que uma publicação pode ter, tanto positivo quanto negativo. Ela também ressaltou que os professores são referências em sala de aula e deu exemplos de maneiras que essas plataformas podem ser utilizadas por eles para engajar alunos, contribuindo no ensino. A palestrante encerrou sua fala com dicas e respondeu a perguntas dos professores, dentre elas sobre como educar em tempos de fake news e como produzir conteúdos para as mídias sociais voltadas à área de atuação. 

Foto: Reprodução Daiane Wichineski, consultora de marketing educacional
Daiane Wichineski, consultora de marketing educacional

Retorno Presencial

Com o retorno das aulas previsto para a próxima semana, a noite de abertura da semana contou com a participação do corpo docente institucional, palestrante e pró-reitores. Para o Pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, a noite foi um momento de grande satisfação. “Nosso papel aqui é buscar a excelência, e agora vamos viver um novo momento, o de retornar para a sala de aula onde devemos encantar nossos estudantes com nosso conhecimento, com nosso bom senso e com a nossa capacidade de gerir conflitos, e assim dar um novo sentido a nossa trajetória acadêmica dentro da Unoeste”.

Dr. Creste ainda reforça as ações de enfretamento durante a pandemia e pede a colaboração dos professores. “Precisamos de segurança nesse momento, a pandemia ainda não acabou e o nosso pedido para todos é que em um esforço contínuo e mútuo possamos encarar esse novo momento nesse início de semestre, com muita fé, garra e com toda segurança que a instituição estará seguindo todos os protocolos de biossegurança necessários”, pede.

O Pró-reitor de Pesquisa, Pós e Extensão, Dr Adilson Eduardo Guelfi, falou sobre os desafios que a transformação digital ocasionou no ensino. “Pensar em transformação digital é pensar em usar aquilo que nós sabemos fazer, ou seja, transformar carreiras e vidas. Nosso esforço aqui na Unoeste cria e gera um valor no mercado”, destaca. Para ele, a transformação digital vai continuar presente em nossa mente, em nossos comportamentos. “É preciso pensar que ela é mais que o simples uso da tecnologia, ela depende de como vamos estar organizados para enfrentar esse movimento nos próximos anos, para assim apresentar nosso trabalho e criar um impacto social”, encerra.

Para a diretora da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Nancy Okada, a fala dos pró-reitores nesse início de semestre é importante para conduzir o corpo docente nas atividades institucionais. “As falas dão o “tom” do semestre, ou seja a posição da instituição frente às diversas situações que passaremos durante o semestre”, pontua. Para a professora, a abertura foi bastante oportuna e informativa. “A exposição feita pela Daiane foi importantíssima, visto que as mídias sociais fazem parte do dia a dia de toda a comunidade acadêmica. Mas, especificamente do professor, pois ele se torna referência tanto na sala como fora dela e devemos ter cuidado com o que disseminamos pelas mídias sociais”, fala. 

Ela pontua ainda que a palestra despertou uma reflexão sobre o uso das plataformas e que o momento é de formação para a preparação do retorno presencial das aulas. “Acredito que as regras das “redes sociais” despertou em todos nós uma reflexão nas consequências que o mal uso pode trazer. Nesse sentido, essa formação é uma das ações realizadas pela instituição que contribuí com nós professores. Aqui na Unoeste, estão sendo realizadas diversas medidas para um retorno seguro, desde formação a orientações dos protocolos. Nosso papel como docente é oferecer um ambiente em que a comunidade acadêmica comprove de fato que a universidade está atenta às questões sanitárias, tudo conforme as determinações oficiais”, finaliza Nancy.

 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem