CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Saudades... Professor Agripino estaria completando 90 anos

Fundador da Unoeste fez história em Prudente e região, com importantes legados na educação e no setor público


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Saudades... Professor Agripino estaria completando 90 anos
Comunidade Unoeste lembra aniversário do professor Agripino (1931 - 2018), fundador da universidade

O dia 31 de agosto será eternamente lembrado com muito carinho pela comunidade Unoeste, pois é a data do aniversário de seu fundador, Agripino de Oliveira Lima Filho (1931 - 2018).  O professor Agripino, como gostava de ser chamado, estaria completando 90 anos e certamente estaria na universidade comemorando ao lado de funcionários e alunos, como fazia todos os anos. Aliás, a Unoeste era o seu maior orgulho, por isso fazia questão de “bater ponto” todos os dias. Um homem de fé, que também ficou conhecido pela caridade e responsabilidade social. Hoje é um dia de saudades na terra e de festa no céu!

Nesta data nostálgica, mais do que merecido relembrar a importância do professor Agripino também para a história de Presidente Prudente e região. Para começar, em 1972, ao lado da professora Dona Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima criaram a maior universidade do oeste paulista, acolhendo estudantes de todo o país. Para se ter uma ideia, em 1970, Presidente Prudente tinha 105 mil habitantes. Dez anos depois já eram 137 mil, que se transformaram em 231.953 em 2021, de acordo com estimativa do último censo do IBGE. Grande parte deste boom populacional está direta e indiretamente ligada à Unoeste.

Em vida, acompanhou e incentivou seus filhos e netos a prosseguirem com a expansão da Unoeste para outras regiões. Chegou a conhecer a unidade de Jaú quando as instalações provisórias junto ao Hospital Tereza Perlatti estavam prontas para receber a 1ª turma de Medicina da cidade. Ele também comemorou a conquista de iniciar um novo ciclo na educação em Guarujá. Cidades que agora carregam o legado deste homem simples que sempre acreditou no poder da educação como agente de transformação social. 

Inocêncio Erbella, ex-prefeito de Presidente Venceslau, define o professor Agripino como “o mais notável líder da região nos últimos tempos”. Amigos por longa data, Erbella relembra a relação que mantiveram: “Foi meu amigo, na real e verdadeira acepção da palavra. Entre nós sempre prevaleceu a reciprocidade, condição indispensável para quem cultua o sentimento cristão da amizade. Reciprocidade no respeito a maneira de viver e pensar de cada um. Reciprocidade no estar presente nas necessidades temporárias de cada um, com ajuda mútua”. 

No lado profissional, o amigo ressalta: “Lutava como um gigante. Derrubava obstáculos, ultrapassava barreiras, e, custasse o que custasse, nada para ele tinha caráter impeditivo, alcançava suas aspirações. Não perdia tempo. Acordava cedo, procurava os conselheiros e apelava para a aprovação do seu objetivo, a criação da primeira faculdade da sua instituição, em Presidente Prudente. E, como não poderia deixar de ser atingiu suas pretensões”, recorda com emoção.

Sempre acreditou na educação

O fundador da Unoeste nasceu em Lençóis Paulista, em 31 de agosto de 1931, numa família de 12 irmãos. Sempre gostou muito de estar entre os livros... Fez o magistério e era formado em Direito. Atuou entre as lideranças de professores da região, foi prefeito, deputado estadual e federal. Fundou a Unoeste em 1972. Seu último cargo foi o de chanceler da universidade e até meses antes de dar adeus, costumava andar pelos corredores, sempre referenciado pelos funcionários e alunos.

Um sonho que realiza sonhos de milhares de pessoas... Atualmente a Unoeste tem uma comunidade acadêmica de quase 18 mil pessoas, entre alunos e funcionários, e já formou mais de 115 mil profissionais para o Brasil e o mundo. Conta com mais de 70 cursos de graduação e mais de 140 de especialização, nas modalidades presencial e a distância, além de mestrados e doutorados. Está presente com campi próprios em Presidente Prudente, Jaú e Guarujá, e com os seus mais de 130 polos EAD em todo o país, além do primeiro polo internacional, no Japão.

Além da área educacional, Agripino ficou conhecido por seu compromisso com a saúde. Na inauguração do então Hospital Universitário Dr. Domingos Leonardo Cerávolo (HU), em 1997, ele disse que “só ficaria feliz quando todos tivessem o mesmo atendimento, ricos ou pobres”. O complexo hospitalar foi estadualizado em 2009, sendo considerado o 2º maior do Estado de São Paulo, referência para 45 municípios da região.

Homenagem Póstuma

O fundador da Unoeste faleceu no dia 7 de março de 2018, aos 86 anos. Em fevereiro do ano seguinte sua imagem foi eternizada na entrada do bloco A, no campus 1, o primeiro prédio construído da universidade, em 1973. 

Foto: Arquivo/Marketing Unoeste Estátua do professor Agripino em frente ao bloco A, do campus 1
Estátua do professor Agripino em frente ao bloco A, do campus 1

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem