CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Polo EAD Unoeste no Japão é bem recebido por imigrantes

Brasileiros que foram em busca de trabalho comemoram a oportunidade de terem educação superior de qualidade 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Polo EAD Unoeste no Japão é bem recebido por imigrantes
Realização do exame vestibular para os cursos de graduação no polo do Japão

O primeiro polo internacional no Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unoeste teve início neste mês com a oportunidade de inserção de alunos em 23 cursos de graduação. O polo fica na Escola Paralelo e a diretora professora Joana Ishii Faustino afirma que está sendo um bom começo e com a expectativa de exponencial crescimento. Dentre os primeiros alunos, Ronaldo Yuji Iamamoto e Miriam Kogake Ehara enaltecem a iniciativa da parceria das duas excelentes instituições de ensino pela oportunidade de poderem ter a almejada formação em nível superior.

“A fase de implantação de qualquer projeto grande é sempre uma fase muito complexa, pois precisamos avaliar todas as variáveis e nos cercar para atender às expectativas dos alunos. É uma fase de muito cuidado e de muito respeito, pois esse nosso início será a base de uma grande edificação que é o ensino superior no formato EAD para brasileiros imigrantes no Japão. Não estamos medindo esforços para aprender e também para melhorar o que inicialmente havíamos planejado”, conta a professora Joana que abriu o polo três meses após ter firmado contrato de parceria com a Unoeste.

Perfil do aluno 

O perfil predominante de quem busca o ensino ofertado no polo EAD Unoeste, na cidade de Óta que fica na província de Gunma, é de mulheres solteiras e que concluíram o ensino médio no Japão. Miriam Kogake Ehara está fazendo o curso de Recursos Humanos e se encaixa pelo menos em parte desta representação. Natural de Guarulhos, na grande São Paulo, foi para o Japão encontrar com seus pais e irmão; tendo levando sua filha então com 1 ano e meio da idade. Inicialmente trabalhou como operária de fábrica. Atualmente, em Fukaya, é autônoma e atua com terapia holística. “Acho incrível ter essa oportunidade de expandir e crescer cada vez mais”, comenta. Apesar de estar no início do curso, ela conta que deixou de ver o ensino superior apenas como uma perspectiva, mediante o sentimento de “um sonho realizado e concretizado”. 

Para Ronaldo Yuji Iamamoto está sendo uma oportunidade de crescimento e de adquirir mais conhecimentos com a graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Filho de brasileiros, nascido no Japão e que já morou em Londrina (PR), ele mora em Oizumi e trabalha na Subaru, na linha de montagem de carros. “Eu sempre quis fazer uma faculdade. Sempre gostei de estudar e a Paralelo junto com Unoeste trouxeram essa oportunidade de poder evoluir tanto na vida profissional como pessoal”, expõe.

Foto: Ector Gervasoni Joana Ishii esteve na Unoeste em Presidente Prudente para assinatura da parceria internacional
Joana Ishii esteve na Unoeste em Presidente Prudente para assinatura da parceria internacional

Pela excelência 

A professora Joana diz que no Japão existe grande concorrência de oferta do ensino superior na modalidade a distância e afirma que isso não assusta. Pelo contrário, assegura que isso motiva por estar habituada com a clientela que preza por excelência na qualidade da educação. Cita os fatos do polo ter o reconhecimento do governo japonês e da Unoeste possuir um histórico de excelência como a 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo e entre as melhores do Brasil, em avaliação recente do Ministério da Educação (MEC). A Escola Paralelo possui o status Gakkou Houjin, o que representa a condição de instituição de ensino básico que possui o reconhecimento dos ministérios da educação japonês e brasileiro. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem