CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mutirão pela Vida em Floresta envolveu mais de 500 moradores

Foi prestada gratuitamente mais de uma dezena de serviços, sendo a maioria de prevenção no segmento da saúde


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Mutirão pela Vida em Floresta envolveu mais de 500 moradores
Dona Odenilza aprovou o mutirão e sugeriu que ocorra mais vezes

 

Na avaliação dos organizadores, foi ótima a primeira edição do Mutirão pela Vida – Saúde, Agronegócio e Sustentabilidade; realizada durante a manhã de sábado (21) em Floresta do Sul. Com a propriedade de quem está perto de completar 73 anos de idade em 3 de setembro e a vida toda morando nesse distrito, Odenilze Cotini Wruch classificou o evento como muito bom. Os parceiros na realização também tiveram a mesma percepção, levando em consideração o envolvimento de mais de 500 moradores e o número de atendimentos prestados, sendo 656 somente por estudantes universitários, orientados e acompanhados por professores.

Houve o cuidado em aplicar os protocolos sanitários da pandemia do coronavírus, incluindo o uso de três espaços em locais diferentes para oferecer os serviços. Os de medicina veterinária foram na praça da Igreja Sagrado Coração de Jesus. Os de urologia e odontologia na Estratégia de Saúde (ESF) “Filomena Cândida de Oliveira”.  Os de psicologia, biomedicina, nutrição, farmácia, estética, medicina e ciências biológicas no salão paroquial; sendo que no pátio externo foram os de enfermagem, fisioterapia e agronomia. Todos pelos universitários. Ainda no palco do salão teve corte de cabelo pela escola de cabeleireiro Impacto Hair.

Várias frentes

Também no pátio foram prestados serviços pela Secretaria Municipal de Saúde e Associação de Apoio ao Portador de Câncer (AAPC), Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico (Carim). Na rua em frente, no ônibus do Hospital de Esperança, foram realizados exames de prevenção ao câncer do colo do útero. A iniciativa do Governo Municipal, o que compreende os envolvimentos de várias secretárias, tem a promoção e realização da Prefeitura, Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp) e da Unoeste. Dentre os parceiros tem ainda o Instituto de Tratamento de Cálculo (ITC), através do médico urologista Enio Perrone.

Os serviços e orientações foram sobre acuidade visual, hipertensão, triagem para diabético, higienização facial, aplicação de protetor solar, preparação para o primeiro emprego, a influência da tecnologia nas relações humanas, gravidez na adolescência, cálculo do peso ideal e risco de doença coronariana, estado nutricional, higiene das mãos, cuidados com proliferação de bactérias na bucha de cozinha, massagem cardíaca, proteção de animais silvestres e controle de pragas urbanas, exame bucal, saúde animal e cadastramento de produtores rurais em projeto voltado para pequenas propriedades, dentre outros. 

Foto: Homéro Ferreira Josué, Ed Thomas, Dr. Adilson, Demerson e Ricardo
Josué, Ed Thomas, Dr. Adilson, Demerson e Ricardo

Parceria e gratidão 

Pelo Projeto Pequena Propriedade Produtiva Sustentável (PPPS), no cadastro constam principais atividades para posterior visita e elaboração de projeto específico, visando o aumento de produtividade e o manejo sustentável. Dentre os presentes nessa área, esteve o presidente da Associação dos Cidadãos do Campo de Presidente Prudente (Acicampp), Álvaro Cardoso de Pádua.  O evento também foi prestigiado por secretários e assessores municipais, vereadores e dentre os organizadores o prefeito Ed Thomas, o vice-prefeito Izaque Silva, o presidente da Acipp, Ricardo Anderson Ribeiro, e o pró-reitor da Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi.

Em pronunciamentos públicos, o secretário municipal de saúde, Delton Oliveira Ferraz, agradeceu a todos os envolvidos; Ricardo falou da expertise na Acipp em parceria com a Unoeste e sobre agregar novos parceiros. O Dr. Adilson destacou a organização do evento e os bons resultados e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Demerson Dias, disse que o mutirão é uma parceria que veio para ficar. Para Izaque, a ação é um dos exemplos de administrar a cidade dos bairros para o centro e promoção de qualidade de vida. Ed Thomas falou em gratidão e comentou que o que parece pouco para uns, pode ser muito para outros.

Outras edições 

Além de pessoalmente ao Dr. Adilson, os agradecimentos foram estendidos ao pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, e ao diretor geral da Apec/Unoeste, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima. Para a aposentada por fundo de pensão rural Odenilze, o Mutirão pela Vida além de bom é necessário, mesmo em Floresta do Sul que tem, conforme disse, serviço municipal de saúde nota 1.000. Ela espera que sejam realizadas outras edições a exemplo da primeira que também recebeu moradores dos outros três distritos de Presidente Prudente: Ameliópolis, Eneida e Montalvão.

O artista plástico e professor do curso de Artes, Josué Pantaleão, juntou a arte com reciclagem e produziu um quadro em monitor sucateado. Juntou na obra as logomarcas da administração municipal, da Acipp e da Unoeste, com imagens da produção rural dos distritos de Prudente. Foi um presente para o prefeito Ed Thomas que anunciou que o deixaria exposto em seu gabinete. No atendimento de odontologia os moradores foram contemplados com kits contando escova e pasta de dente, ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Próximo mutirão 

A participação da Acipp incluiu o café da manhã para os universitários, antes das 8h, com a atuação da equipe comandada pela superintendente da instituição, Maria Eugênia Leandro. Na estrutura e logística pela Secretaria Municipal de Saúde atuou a equipe coordenada pelo secretário adjunto, Marco Aurélio Lúcio. Pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) atuou a coordenadora Cidinha Martines e equipe, com o trabalho de campo de Richard Nazaré. Depois de atender moradores dos distritos, o Mutirão pela Vida será realizado nos bairros mais populosos de Prudente, começando pelo conjunto habitacional João Domingos Neto, na zona norte, com 2.343 moradias. Será no dia 18 de setembro, das 8h às 12h em local ou em locais a serem definidos.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem