CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mutirão pela Vida é definido para 21 de agosto em Floresta

Evento que atenderá moradores dos distritos de Presidente Prudente ofertará gratuitamente dezenas de serviços


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Mutirão pela Vida é definido para 21 de agosto em Floresta
Planejamento e organização do Mutirão pela Vida com a primeira edição nos distritos de Presidente Prudente

Está definida para o dia 21 deste mês, um sábado, a primeira edição do Mutirão pela Vida – Saúde, Agronegócio e Sustentabilidade.  Será no distrito de Floresta do Sul, das 8h às 12h no salão paroquial da Igreja Sagrado Coração de Jesus e na Estratégia de Saúde (ESF) “Filomena Cândida de Oliveira”. Haverá a oferta de vários serviços gratuitos e preventivos nas áreas de fisioterapia, farmácia, estética, medicina, radiologia, nutrição, enfermagem, ciências biológicas, biomedicina, agronomia e medicina veterinária.

A iniciativa do Governo Municipal tem a promoção e realização da Prefeitura, Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp) e da Unoeste, com as participações especiais da Associação de Apoio ao Portador de Câncer (AAPC), Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico (Carim), Impacto Hair e Instituto de Tratamento de Cálculo (ITC), através do médico Enio Perrone. Os serviços serão prestados por profissionais e estudantes universitários orientados e acompanhados por professores. 

Na manhã desta segunda-feira (2), foi realizada na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), no campus 2 da Unoeste, mais uma reunião para planejar e organizar o Mutirão pela Vida com a pauta sobre os seguintes assuntos: protocolo de biossegurança; infraestrutura e logística; materiais de consumo e equipamentos; transporte e publicação do edital sobre o evento. Para o secretário municipal adjunto de Saúde, Marco Aurélio Lúcio, o mutirão representa grande ganho para a população.

Distritos e bairros urbanos

A primeira edição será nos distritos e depois serão realizadas outras edições em bairros urbanos de maior densidade demográfica.  Marco Aurélio diz que os serviços a serem prestados são de significativa importância para a população e cita como exemplo a aplicação de testes de glicemia (diabetes), orientação nutricional, exame de próstata e do câncer de mama, corte de cabelo e instruções para produtores agrícolas com relação a aumentar e diversificar as produções, agregar valores e promover a sustentabilidade.

O presidente da Acipp, Ricardo Anderson Ribeiro, lembra que a Unoeste e a entidade que preside tem a expertise em realização de evento do gênero, por conta dos mais de 10 anos com a Caravana da Saúde em vários municípios da região. Diz que o convite para ser parceiro do Mutirão pela Vida surgiu pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, em nome da Unoeste e decorrente de entendimento entre o diretor geral Dr. Augusto César de Oliveira Lima e o prefeito Ed Thomas.

Impacto socioeconômico

Conforme Ricardo, prevenção à saúde é medida de grande impacto socioeconômico, considerando os problemas vividos por portadores de doenças e seus familiares; e os valores dos tratamentos. Na reunião a Acipp também esteve representada pela sua superintendente Maria Eugênia Leandro. Além de Marco Auréio, participaram pela Secretaria Municipal de Saúde: Jefferson Antônio Saviollo, Adriana Vitório Santos, Danielle Borssari e Vanessa Gomes da Barra. Pela Proext, a reunião foi conduzida por Cidinha Martines, coordenadora de ações extensivas gerais, com as participações de Luciana Lorençon, Rosimeire Carvalho e Richard Nazaré.

Animados com a retomada as atividades presenciais de extensão, estiveram presentes as professoras Renata Digiovani (Fisioterapia), Rosângela Cristóvão Ferreira (Farmácia e Estética), Solange Meuter (Radiologia), Luciane de Souza Romero (Nutrição), Larissa Esteves (Enfermagem) e Luciana Calvo (Medicina). Por parte dos professores haverá o controle para envolver o menor número de alunos possível, no sentido de evitar aglomeração no transporte e no local de realização do evento, onde protocolo de biossegurança será ditado pela Vigilância Sanitária Municipal.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem