CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Ação formativa instrui alunos membros de grêmios estudantis

Realização do Programa Educa Pontal proporciona conhecimento sobre o agir em cada comunidade escolar


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Reprodução Ação formativa instrui alunos membros de grêmios estudantis
Dra. Janaína: orientações sobre planos e ações

Pelo Programa Educa Pontal, os mais de 400 alunos eleitos para compor os grêmios estudantis de 29 escolas vinculadas à Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema tiveram na manhã desta sexta-feira (18) ação formativa ministrada pela professora Dra. Janaína Pereira Duarte Bezerra. A atividade remota ofereceu orientações sobre planos de atividades e compromissos assumidos junto às comunidades escolares. Para o dirigente de ensino, professor Enio Magro, a preparação dos gremistas, com a oferta de conhecimentos proporcionados pela professora da Pedagogia da Unoeste, faz parte do processo de transformação dos alunos em suas atuações de protagonismo.

Em exposição dialógica iniciada com os participantes se apresentando e manifestando alguns pontos de vista sobre atuar nos grêmios, foi seguida das exibições de vídeos para mostrar que nem tudo é possível ser feito e em relação ao que pode ser feito não deixar que determinadas situações barrem as atividades pretendidas ou planejadas. Foi destacada a importância do trabalho colaborativo e de aproveitar o potencial de cada um dos 14 integrantes de cada grêmio em determinada área. Também foram pontuadas questões de direito e de participação democrática. Na exposição sobre etapas da atuação escolar, dentre outros assuntos, houve orientação sobre diálogo e mobilização.

Foto: Reprodução Dirigente Enio: conhecimento para transformar
Dirigente Enio: conhecimento para transformar

A Dra. Janaína ofereceu orientação de uso de metodologias para realizações de oficinas e apresentou orientações sobre atividades em cinco categorias: cultura, esporte, política, social e comunicação. Além de várias dicas, ficou o convite para que os alunos gremistas participem de feira que os cursos de matemática e ciências biológicas da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp/Unoeste) no dia 30 deste mês. Modelos de cronograma de plano de ação foram disponibilizados na apresentação e que podem ser ajustados à realidade de cada escola; e no final ficou a mensagem da relevância de “colocar a mão na massa”. 

O Programa Educa Pontal, resultado de parceria da Diretoria que abrange oito municípios da região do Pontal do Paranapanema com a Unoeste, tem à frente a Dra. Danielle Aparecida do Nascimento, coordenadora dos cursos de Pedagogia presencial e a distância, além de pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação que oferta mestrado e doutorado. Iniciativa que tem as atuações do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, e da coordenadora de ações extensivas, Cidinha Martines.

Foram responsáveis pela realização da ação formativa os supervisores escolares Jorge Miranda e José Francisco Lima; e os professores coordenadores do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino, Sandro Pereira e Ivani Souza Pereira. No entendimento do supervisor Lima, para que os jovens sejam protagonistas existe a necessidade do apoio de todos os autores envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem; no que a Unoeste vem contribuído.

 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem