CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Professores de Tarabai recebem orientação de saúde emocional

Palestra remota com foco no bem-estar da prática docente teve ancoragem na teoria da aprendizagem social


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Reprodução Professores de Tarabai recebem orientação de saúde emocional
Palestra pelo Educa Pontal sobre saúde emocional e bem-estar na prática docente

Em todos os tempos e, especialmente, nestes de pandemia do novo coronavírus, a aplicação da teoria da aprendizagem social está entre os caminhos eficazes para promover a saúde emocional e o bem-estar na prática docente. Esse assunto foi tratado com os profissionais que atendem mais de mil alunos da rede municipal de ensino de Tarabai (SP), por meio de uma palestra remota realizada nesta quinta-feira (13). A iniciativa que integra o Programa Educa Pontal foi realizada pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Educação da Unoeste e reuniu cerca de 80 pessoas.

Com a orientação da professora e psicóloga Dra. Camélia Murgo, a mestranda em Educação Aline Fonseca Franco discorreu sobre o tema “Saúde Emocional e Bem-Estar na Prática Docente”. Com dupla formação, em odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e Direito pela Unoeste, a palestrante conduziu a conversa com a experiência dos tempos que lecionou as disciplinas de Processo Civil e Direito do Trabalho na graduação de Direito da Unoeste; mas que parou por conta do aumento das viagens em seu trabalho e por estar atualmente radicada em Jaú (SP). Sua fala foi construída com as relações de causas e efeitos.

Começou expondo a teoria da aprendizagem social, desenvolvida pelo psicólogo canadense Albert Bandura, professor de psicologia social da Universidade de Stanford, na Califórnia, nos Estados Unidos. A exposição foi no sentido de como os impactos da autoeficácia podem prevenir o mal-estar dos profissionais da educação, não apenas em suas rotinas de trabalho, mas também nos aspectos pessoais; inclusive nestes tempos de tensão e de insegurança do que virá pela frente. “Temos que ter mecanismos para enfrentar isso e não nos abalar”, disse para pontuar que a teoria é uma luz ao explicar como o ambiente interfere nos sentimentos e comportamentos das pessoas.

Fatores inter-relacionados 

Os estudos de Albert Bandura mostram que o meio social influência nos pensamentos e nas ações humanas e que no aspecto cognitivo, por informações retidas no cérebro, referenciam para agir de uma forma ou de outra; direcionando as emoções, motivações e as próprias ações. O ambiente e os aspectos comportamentais envolvem três fatores que se inter-relacionam: pessoais, ambientais e comportamentais; sendo que os ambientes influenciam as pessoas e os seus comportamentos. Com o entendimento dessa tríade, as pessoas podem engajar, planejar, controlar e agir para o próprio desenvolvimento, de modo a saber das capacidades que têm para enfrentar desafios. Em todas as situações, incluindo a questão dos processos de ensino e de aprendizagem os indivíduos causam efeitos uns aos outros, positivos ou negativos.

São questões de estados mentais, de tal forma que a teoria evidencia que as construções de boas relações melhoram as vidas das pessoas em qualquer ambiente, incluindo o escolar cuja educação não se restringe aos conteúdos aplicados, pois também ocorre pelos exemplos das ações. A palestra prendeu os participantes do começo ao fim e foi elogiada pelos que se manifestaram em agradecimento e com a expectativa de novos encontros. A Dra. Camélia falou da disposição da Unoeste em atender as demandas e comentou sobre outras temáticas que podem ser trabalhadas, se colocando à disposição da rede municipal de ensino de Tarabai. 

Gratidão e organização

O secretário municipal de educação, Irineu Aparecido Petenuci, agradeceu à Unoeste, à palestrante e à sua orientadora e a todos os envolvidos na organização. A assessora técnica pedagógica Elaine Volpato Damacena contou que a palestra surgiu em entendimento junto à Diretoria Regional de Ensino de Mirante do Paranapanema, pela qual responde o dirigente Enio Magro e que envolveu diretamente dois professores coordenadores do Núcleo Pedagógico, a responsável por projetos especiais Ivani Pereira e o responsável por tecnologia educacional Jean Bianchi. 

Na Unoeste, o entendimento foi com a coordenadora geral de ações extensivas Cidinha Martines e com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi. A palestra foi proporcionada junto Programa Educa Pontal, coordenado pela Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, mantido em parceria da universidade com a diretoria de ensino e, que, além do mestrado e doutorado em Educação, envolve os cursos de Pedagogia presencial e a distância.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem