CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Enepe on-line é aprovado por 94% e participação cresce 24%

Balanço positivo de 2020 deixa boas expectativas para a organização e realização da edição 2021 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Arquivo Enepe on-line é aprovado por 94% e participação cresce 24%
Abertura com Branca Barão: recorde de público e mais de 4,5 mil visualizações

No início da organização do 26º Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) de 2021 foi apresentado um balanço quantitativo e qualitativo da edição anterior em uma reunião nesta terça-feira (2). Em 2020, por causa da pandemia do novo Coronavírus, o evento foi 100% remoto.  A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unoeste apurou que 94% dos 913 respondentes aprovaram essa condição. Na leitura dos organizadores, o elemento facilidade favoreceu a participação que cresceu 24% em relação à 2019, além de deixar boas expectativas para este ano.

Fato é que o número de inscritos no Enepe voltou a crescer depois de dois anos, sendo que o recorde foi em 2017 com 4.844 participantes. Em 2018 foram 3.319 e em 2019 ficou em 3.293. Já em 2020, esse número saltou para 4.091, portanto, um crescimento de 24%. O acesso remoto facilitou principalmente por evitar os deslocamentos em viagens. Além dos participantes das mais diferentes regiões de São Paulo, o encontro reuniu moradores de 11 outros estados, de norte a sul do Brasil: de Santa Catarina ao Tocantins.

Os outros estados foram os seguintes: Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Bahia, Pernambuco e Rondônia. A CPA avaliou a abertura geral e cada evento do grande encontro com resultados positivos e o mais expressivo foi o de 84% da conferência de abertura classificada como ótima e boa. Índice que se torna ainda mais significativo, considerando que 14% dos que responderam a avalição não participaram do primeiro momento do Enepe 2020, na noite de 19 de outubro.

Recorde e visibilidade

Naquele momento foram mais de 700 participantes: recorde de público das aberturas do Enepe em seus 25 anos. A conferência sobre tema “Inteligência emocional e autodesenvolvimento” foi proferida pela especialista em novas estratégias de pensamento Branca Audrá Barão, consultora e palestrante do Centro de Referência em Inteligência Emocional (Crie). A abordagem foi sobre a superação de dificuldades por causa da pandemia por meio da inteligência emocional; felicidade e sucesso; intensidade da emoção e psicologia positiva, dentre outras temáticas.

Na avaliação qualitativa, dentre as respostas constam as seguintes, em síntese: evento on-line totalmente excelente; qualidade excelente; melhor proveito on-line; palestras cativantes; ótima organização; dinâmica muito boa; importante para a formação acadêmica e pessoal; bom acolhimento e mediadores excelentes. Também foram apresentadas sugestões que já estão sendo avaliadas pelos organizadores do 26º Enepe que será realizado em outubro, em data a ser definida. Já o tema envolverá pandemia, saúde, ciência e sociedade.

Possivelmente híbrido

Neste ano, o encontro será composto pelas seguintes edições dos seus eventos: 26º Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica (Enapi), 19º Encontro Anual de Extensão (Enaext) e o 18º Encontro Anual de Ensino Superior. Para cada evento existe uma comissão e o Dr. Jair Rodrigues Garcia Júnior responde pelo Núcleo Administrativo junto aos pró-reitores, os doutores José Eduardo Creste (Acadêmico) e Adilson Eduardo Guelfi (Pesquisa, Pós e Extensão).

A próxima reunião será no dia 6 de abril e a previsão de abertura de inscrições é para o dia 14 do mesmo mês. O Enepe 2021 poderá ser híbrido, com atividades on-line e presenciais. Porém, está praticamente definido que os principais ou mesmo todos os eventos serão transmitidos ao vivo no canal da Unoeste no Youtube; inclusive para envolver as comunidades acadêmicas dos campi de Jaú e de Guarujá. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem