CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alunos de Medicina promovem ações de saúde aos idosos

Atividade é realizada pelo comitê IFMSA Brazil Unoeste e atende moradores, familiares e profissionais de casa de repouso


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Alunos de Medicina promovem ações de saúde aos idosos
Orientações sobre RCP e manobra de desengasgo

Nesta semana, acadêmicos do curso de Medicina, membros do comitê da IFMSA Brazil Unoeste (Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina), realizam ações da campanha “Promoção à saúde dos idosos e o que fazer em emergências geriátricas” na Casa de Repouso Viver H. M. As atividades iniciaram no domingo (5) e seguem até terça-feira (7). Nos três dias são desenvolvidas ações de orientação por meio de roda de conversa com os familiares, capacitação da equipe e exames físicos dos 19 moradores do local. 

O aluno André Carrion, atual presidente local do Comitê da IFMSA Brazil Unoeste, conduziu as atividades na manhã desta segunda-feira (6) com orientações para os profissionais técnicos que atuam no cuidado diário dos internos. “Hoje estamos desenvolvendo uma ação com a equipe da casa de repouso, para que ela seja capacitada sobre algumas técnicas primárias. Vamos falar sobre reanimação cardiorrespiratória (RCP) e manobra de desengasgo, depois sobre técnicas de posição e técnicas de primeiro socorros”.

André cita que a atividade iniciou no domingo com uma roda de conversa com os familiares dos moradores. “No primeiro dia foi um momento que a gente falou com os familiares, explicando mais sobre as patologias dos idosos, o processo de envelhecimento e a importância do cuidado da família, mesmo quando o idoso está amparado pela casa de repouso. Então, reunimos idosos e familiares para que eles trocassem experiências e contassem um pouco mais dessa história pra gente”, conta.

Foto: Ector Gervasoni Alunos da Medicina orientam profissionais da casa de repouso
Alunos da Medicina orientam profissionais da casa de repouso

Para Marcelo Moretti Tarifa, enfermeiro geriatra responsável pelas unidades da casa de repouso, o momento é enriquecedor. “Nossa enfermeira fez a proposta à universidade e os alunos vieram realizar esse trabalho. Em 14 anos de trabalho em casa de repouso, essa é a primeira vez que vejo uma atividade tão importante sendo realizada por alunos. Dá para ver que eles se dedicam, estão com força e vontade, orientam o passo a passo, tudo muito bem explicado e bem detalhado”, destaca.

Anna Luiz Brito, aluna da Medicina que assumirá a presidência do comitê local no próximo ano, conta que serão realizadas novas ações de promoção à saúde. “Estamos planejando diversas atividades práticas que colaborem com a sociedade e com a nossa formação”. A programação desta semana segue nesta terça-feira. Serão realizados exames físicos e anamnese (entrevista) sobre a vida dos internos. Mais informações, acompanhe no perfil do Instagram @fmsabrazil_unoeste.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem