CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Medicina realiza ações de prevenção junto à comunidade

Alunos orientaram a população sobre câncer de mama e realizaram ação preventiva com crianças da creche Neic Manoel Araújo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Medicina realiza ações de prevenção junto à comunidade
Ação em alusão à campanha Outubro Rosa na comunidade Perequê

A formação médica exige persistência e compromisso. Por isso, a Medicina da Unoeste Guarujá desenvolve diversas ações que buscam aprimorar as competências dos alunos na futura profissão. Duas atividades realizadas nesta quarta-feira (27) reforçam o compromisso com a formação de médicos humanizados e a responsabilidade social da universidade junto à comunidade. Um grupo de alunos participou de ação preventiva sobre o desenvolvimento infantil e outro grupo realizou orientação em alusão à campanha Outubro Rosa.

O professor Everton Lopes Rodrigues, responsável pelo Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp), afirma que as ações de extensão funcionam como ferramentas de ensino para complementar a formação profissional. “Essas ações servem para o aluno conhecer a rede e entender como ela funciona, já que futuramente irão fazer um internato. Além dessa atividade servir para que eles entendam como funciona o Sistema Único de Saúde (SUS) no Guarujá”.

Ainda, para o docente, as atividades de hoje mostram a experiência da inserção longitudinal do estudante de medicina no SUS no município do Guarujá. “Os alunos tiveram que desenvolver a capacidade de comunicação e de improviso frente às adversidades, superando dificuldades quanto seu desenvolvimento pessoal e materiais necessários que vão além de um consultório. E assim, sem perder a efetividade do atendimento. Identificou-se que é imprescindível ao futuro profissional médico entender que a doença resulta de um processo em que estão envolvidos os sujeitos, o meio em que estão inseridos e todo o universo cultural, social e econômico, que interfere de forma significativa nos aspectos comportamentais e nas inter-relações dos indivíduos”, explica.

A aluna do 2º termo Eloise Nicolino participou da ação na Usafa Perequê e conta que o intuito da ação foi promover conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero. “Fizemos a ação na Usafa e nos arredores da unidade. As atividades na unidade que estamos estagiando é importante para nos aproximar da população e, assim, conseguirmos realizar a promoção em saúde dos usuários do SUS. Além disso, nos incentiva a buscar conhecimento sobre o assunto que será abordado, visto que teremos que repassar esse conhecimento para a população, de uma forma lúdica e mais educativa”, destaca.

Foto: Cedida Ação preventiva com as crianças da creche Neic Manoel Araújo, na Vila Edna
Ação preventiva com as crianças da creche Neic Manoel Araújo, na Vila Edna

Bruna Mariá Bozzani, também aluna do 2º termo de Medicina, fez parte do grupo que atendeu na creche Neic Manoel Araújo, que fica ao lado da Usafa Vila Edna. A acadêmica conta que realizaram ação preventiva de saúde bucal e antropometria com as crianças do local. “Somos muito privilegiados em relação aos atendimentos na Usafa, sempre estamos envolvidos em ações que agregam ao nosso crescimento e desenvolvimento como futuros profissionais. Tudo isso por termos contato com diversos assuntos, pessoas e lugares desde o início do curso”, destaca.

Bruna ainda comenta que o mês de outubro foi bem movimentado e enfatiza que isso é fundamental para sua formação. “Esse mês de Outubro, em especial, foi muito bacana para nós. Tivemos a ação de prevenção ao câncer de mama e colo do útero no ‘Outubro Rosa’ e agora, ao lado da nossa Usafa, o contato com os pequenos na ação de prevenção bucal e busca de dados antropométricos, tudo isso contribui com a nossa formação”.

Pensamento compartilhado também pela aluna Mariana Kasai Murad, que acredita que as ações de extensão têm importância para a formação profissional e cidadã do aluno. “Junto com a população/sociedade podemos ter o privilégio de gerar conhecimento e passar o que sabemos, que de alguma forma pode ajudar, sendo também importante para a produção do conhecimento significativo para a superação de desigualdades sociais existentes. Tais ações nos permitem maior contato com as realidades que iremos encontrar quando formandos, assim nos preparando para diversas situações”, finaliza.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem