CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alunos de Medicina em Jaú iniciam atividades na Santa Casa

Estudantes da primeira turma da Unoeste na cidade cursam o 4º termo e passam a estar inseridos na instituição hospitalar que é referência na microrregião


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Thais Gonçalves Alunos de Medicina em Jaú iniciam atividades na Santa Casa
Estudantes, com representantes da Unoeste e da Santa Casa, em frente a uma das alas de acesso ao hospital

Alunos da primeira turma da Medicina Unoeste, campus de Jaú, que hoje cursam o 4º termo, iniciaram nesta quarta-feira (19) as atividades em serviço hospitalar na Santa Casa de Jahu [o nome com "H" é mantido pela instituição em documentos oficiais e em suas divulgações, conforme fundação da cidade].

É um marco para o curso, que firmou parceria com essa renomada instituição hospitalar referência em Jaú e mais 11 municípios da região.

Inaugurada em 1906, a Santa Casa possui 276 leitos, maior parte destinada ao Sistema Único de Saúde (SUS), onde os alunos participarão de atividades de baixa a alta complexidade, vivenciando o dia a dia do profissional médico em suas diversas atuações: pronto socorro, enfermarias, ambulatórios, maternidade, UTI e centro cirúrgico.

Para a gerente administrativa do Hospital Santa Casa de Jahu, Scila Andrea Carretero, mesmo sendo algo novo para todos, por se tratar do primeiro curso de medicina na cidade, estão todos motivados com os futuros desafios e conquistas que estão por vir. “A vinda da Faculdade de Medicina da Unoeste para Jaú foi um ganho muito grande para o munícipio e, principalmente, para o hospital. É uma universidade já conceituada em Presidente Prudente e agora vem trazer esse e outros cursos para Jaú”.

Ela acredita que a vinda dos alunos traz mais visibilidade e valorização do trabalho que é feito através da provedoria, diretoria, corpo clínico e funcionários. “Ficamos muito honrados em sermos parceiros da Unoeste, colaborando na parte educacional e capacitação técnica, recebendo seus alunos nessa primeira fase de estágio e futuramente com o internato e residências. O próximo passo com essa parceria é nos tornar Hospital Escola”.

O coordenador do curso, José Oliveira Filho, destaca que este é um dia especial por ser o primeiro contato efetivo da primeira turma de estudantes com o serviço e com os pacientes e suas questões de saúde. “Nosso curso é organizado em três grandes cenários de aprendizado, sendo eles: aulas teóricas e práticas, simulações em laboratórios e ambiente real de serviço. Por 18 meses, estes estudantes estiveram diariamente, em período integral, desenvolvendo suas competências de atendimento com estudo, prática e simulação, e agora chegou o momento do início de aplicação do conhecimento e aprendizado acumulado. É um grande momento na formação de um médico. Eu me lembro, com detalhes, do meu primeiro paciente e atendimento, mesmo após vários anos”.

De acordo com a aluna e presidente do Centro Acadêmico, Beatriz Roberta da Silva, essa experiência é essencial, pois dá a oportunidade de aplicar o aprendizado da sala de aula, na realidade da futura profissão. “Por meio dessas atividades é possível ver na prática que cada paciente tem suas particularidades, o que nos ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e a criar um vínculo médico-paciente e nada disso seria possível sem a parceria da Unoeste com a Santa Casa de Jahu”.

Foto: Thais Gonçalves Estudantes, com representantes da Unoeste e da Santa Casa, na primeira área construída em 1906
Estudantes, com representantes da Unoeste e da Santa Casa, na primeira área construída em 1906

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem