CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste Transforma presta 2,8 mil atendimentos em Taciba

Programa de melhoria da qualidade de vida e outras parcerias são bem recebidos pelo poder público e pela população


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Unoeste Transforma presta 2,8 mil atendimentos em Taciba
Estudantes da Medicina orientam sobre técnica de desengasgo

Em sua segunda edição, o Programa Unoeste Transforma foi levado para Taciba. Realizado durante a manhã de sábado (5) no Recinto de Exposições “José Cardoso de Pádua”, o evento voltado à promoção de melhoria da qualidade de vida recebeu mais de 2 mil pessoas que passaram por 2872 atendimentos em 37 ações que envolveram 166 estudantes de 25 cursos e 25 professores.
 
Durante a solenidade de abertura ocorreu o lançamento do programa de extensão “Esse é o meu lugar”, pelo curso de Arquitetura e Urbanismo e que terá a participação especial de universitários bolsistas pela prefeitura. Outro programa de ação permanente é a do Programa Pequena Propriedade Sustentável (PPPS), entre o curso de Agronomia e a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente.
 
Conforme o prefeito Alair Antonio Batista, são programas bem recebidos pela administração municipal e pela população. Ao enaltecer as parcerias com a Unoeste, o prefeito classificou a universidade como instituição “gigante do oeste paulista”. Mesmo tratamento dado no cerimonial conduzido pelo locutor Adilson Miranda e em reportagem da Rádio Nova Taciba (98,7 FM).
 
Para a motorista de caminhão Laiany Fernanda Alves de Souza, o Programa Unoeste Transforma foi um grande benefício e deveria ocorrer mais vezes para atender a população, ainda que o município disponibilize os serviços de saúde. “Aqui o atendimento é mais fácil e rápido. Também facilita por ser num sábado. Aproveitei minha folga e vim”, disse a motorista de caminhão caçamba em uma usina de açúcar e álcool.
 
O professor do curso de Odontologia José Luiz Santos Parizi disse que a prevenção é importantíssima, ao oferecer orientação e prevenção do câncer de boca. Porém a ação ganha relevância, do ponto de vista acadêmico, diante de possível portador da doença. Em Taciba foi constatada lesão de boca em paciente do sexo feminino, de 71 anos de idade, com a coleta de material para análises em laboratórios da Unoeste.
 
Foto: João Paulo Barbosa Em Taciba, solenidade de abertura do Unoeste Transforma
Em Taciba, solenidade de abertura do Unoeste Transforma
“A descoberta precoce de doença de boca pode significar um acréscimo de vida com qualidade, mediante as devidas intervenções de saúde”, disse Parizi e comentou que em momentos como esse, em plena ação extensiva, os estudantes acabam recebendo aula específica, teórica e prática, sobre como tratar o caso em toda sua dimensão.
 
Dentre os serviços de prevenção à saúde estiveram os de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, dosagem de colesterol total, teste de Adans, acuidade visual, exame de câncer de próstata, avaliação do índice de massa corporal, alongamento em zumba e triagem nas áreas de linguagem, voz e audição.  No campo da orientação estiveram as sobre doenças causadas pelo álcool e fumo; linguagem, voz e audição; controle microbiológico sobre a esponja de cozinha; benefícios do exercício físico; câncer de mama e próstata; dermatológica; nutricional; câncer de boca; e reanimação cardiopulmonar e manobra de desengasgo.
 
Outros serviços foram de distribuição de mudas de árvores frutíferas e nativas; testes de diabetes, testes de olho seco, prevenção à obesidade e prevenção do câncer de mama em cães e gatos; produção de audiovisual para evento; oficina de capacitação do programa ‘Esse é o meu lugar’ e pintura em tela; higienização e massagem facial; exposição do Acervo Educacional de Ciências Naturais (Aecin); produção de fotos e oficina de youtuber.
 
Estiveram envolvidos alunos e professores dos cursos: Administração, Agronomia, Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Direito, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Fotografia, Jornalismo, Pedagogia (presencial), História, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia EAD, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Radiologia; e o Programa de Pós Graduação em Ciência Animal.
 
O Unoeste Transforma em Taciba foi uma realização da Unoeste e da Prefeitura, com o apoio da Câmara de Vereadores e do Programa Escola da Família. Atuaram como interlocutoras entre a universidade e administração municipal a gestora Paulina Paulino e a secretária municipal de educação Denise Regina de Souza Pessinin.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem