CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Organização do Enepe 2018 começa com a escolha do tema

Cultura que aproxima o pensar do fazer dará norte às atividades a serem desenvolvidas de 22 a 25 de outubro


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Organização do Enepe 2018 começa com a escolha do tema
Primeiro encontro de preparação do Enepe 2018

Envolvidos na organização do maior evento anual realizado pela Unoeste, o Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe), começam a preparar a edição número 23, programada para o período de 22 a 25 de outubro deste ano. Durante a manhã desta terça-feira (6) houve a definição do tema “Cultura maker: imaginar, conectar e inovar”, sendo que essa cultura do pensar e do fazer norteará as conferências e toda ampla programação a ser elaborada.

O encontro serviu também para apresentar o balanço da edição em 2017 e as avaliações, incluindo a externa que foi feita pela Dra. Iracimara de Anchieta Messias, professora pesquisadora vinculada ao Departamento de Planejamento Urbano e Ambiente da Faculdade de Ciência e Tecnologia, campus da Unesp em Presidente Prudente (FCT/Unesp).

Para ela, o Enepe faz diferença para a região, “na formação e conscientização dos alunos e ex-alunos, para transformação da sociedade pela universidade e contribui para seu progresso nos diferentes aspectos”. Em sua avaliação considerou os pontos fortes, fez algumas observações em relação ao que viu e ouviu durante a edição 22 e apresentou sugestões. 

Foto: João Paulo Barbosa Dra. Iracimara: avaliação positiva do Enepe 2017
Dra. Iracimara: avaliação positiva do Enepe 2017
O tema “Novas Profissões, Emprego e Empreendedorismo” esteve entre os pontos fortes que, ao seu ver, representou uma tendência nacional, por conta da transição social e econômica pela qual passa o Brasil. Qualidade dos conferencistas e palestrantes, inclusive do exterior; e discussão das possíveis atuações profissionais, presentes e futuras, dentro de uma sociedade cada vez mais tecnóloga e tecnológica, foram outros pontos destacados por Iracimara.

Com as participações do pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão comunitária Dr. Adilson Eduardo Guelfi e da coordenadora pedagógica institucional professora Darcy Aparecida Alessi Delfim, o encontro foi conduzido pelo coordenador executivo do Enepe, Dr. Jair Rodrigues Garcia Júnior que apresentou o balanço e os resultados de vários quesitos avaliados online por 796 participantes do Enepe 2017, com o questionário elaborado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unoeste.

Foram 5870 inscritos, sendo 4844 pagantes. Um crescimento de 8,5% em relação ao Enepe 2016. Os trabalhos submetidos à avaliação apresentaram um salto de 16,6%, de 1925 para 2245, sendo que 1908 foram aprovados, o que deu 12,6% a mais em relação ao anterior, quando foram 1695. A maior participação envolve as comunidades acadêmica e científica da Unoeste, com 1418 trabalhos, ou seja: 10,3% a mais que no ano anterior.

Sobre organização e qualidade, mais de 90% classificaram como ótima e boa a recepção, credenciamento e entrega de material. As comunicações orais, que representaram a maior parte dos trabalhos, foram avaliadas em 79,9% pelos critérios ótimo e bom. Dentre os vários quesitos avaliados, o da contribuição do Enepe para a formação ou atuação profissional alcançou 89,3% de ótimo e bom.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem