CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estímulo à produção científica oferece bolsas de iniciação

Inscrições para seleção do Pibic irão até o começo de maio, mas comitê sugere urgência no cadastro de projeto


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Estímulo à produção científica oferece bolsas de iniciação
Produção de pesquisa na graduação é visto como o primeiro passo para chegar à pós-graduação stricto sensu

Estão abertas as inscrições, que irão até o dia 4 de maio, para o processo seletivo de estudantes de graduação da Unoeste interessados em receber contribuição financeira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) estão previstas 12 bolsas para projetos de pesquisa a serem desenvolvidos de agosto de 2018 a julho de 2019, ofertadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
 
Conforme o coordenador do Comitê Institucional do Pibic Dr. Jair Rodrigues Garcia Júnior, em 2011 foram destinadas dez bolsas para alunos da Unoeste. Nos anos seguintes passaram a ser 12 por ano, número que poderá ser mantido em 2018 ou alterado para mais ou para menos. “Nossa intenção é chegar a 14, mas abrimos o edital visando a seleção de 12 candidatos que serão avaliados juntamente com o projeto e o currículo”, disse.
 
A seleção compreende três pontuações que podem chegar a 100 pontos, sendo 20 do projeto, 30 do aluno e 50 em relação ao currículo do orientador. A cada seleção, uma avaliação é feita por nove pesquisadores internos e membros do comitê da instituição, com a aprovação final pelo Comitê Externo do Pibic, formado por seis pesquisadores da Unesp, sendo quatro do campus de Presidente Prudente e dois de Botucatu.
 
A distribuição das bolsas ocorre proporcionalmente ao número de projetos apresentados em quatro áreas do conhecimento: exatas e engenharias; biológicas e saúde; agrárias; humanas e sociais aplicadas. O cadastro é feito no Sistema Gestor de Pesquisa (SGP) e, dependendo do envolvimento com humanos ou animais, respectivamente devem ser encaminhados à Plataforma Brasil ou à Comissão de ética no Uso de Animais (Ceua).
Foto: João Paulo Barbosa Dr. Garcia Júnior sugere que o cadastro seja feito o mais urgente possível
Dr. Garcia Júnior sugere que o cadastro seja feito o mais urgente possível

Garcia Junior sugere aos interessados que façam o cadastro o mais urgente possível, para evitar problemas que possam surgir de última hora. A avaliação depende de que o inscrito tenha o protocolo liberado pela Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) da Unoeste. Nos últimos sete anos foram contemplados com bolsa Pibic mais de 80 estudantes, com bons resultados nas produções de pesquisa.
 
O pesquisador Dr. Vamilton Álvares Santarém, vinculado à graduação no curso de Medicina Veterinária e ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciência Animal que oferece mestrado e doutorado, acredita que a iniciação científica, apoiada pelo CNPq, abre fronteiras para o estudante, tanto em obtenção de conhecimento de base de pesquisa quanto na visão para discutir o conhecimento que ele mesmo produziu.
 
Santarém disse que tem vivido a experiência de que, após a iniciação científica, o estudante se torna apto a ingressar no mestrado e pensar no doutorado, já com a visão de produzir cientificamente. De acordo o pesquisador a Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação que avalia as instituições de ensino superior, sugere que o estudante seja inserido em iniciação científica, iniciando uma caminhada para chegar à pós-graduação stricto sensu.
 
Serviço – Inscrições no Sistema Gestor de Pesquisa.
 
 
 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem