CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Enepe premia 30 melhores produções científicas e de extensão

Prêmios Científico e Solidário ocorreram em suas sextas edições e o iniciação científica pela terceira vez


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Enepe premia 30 melhores produções científicas e de extensão
Vencedores dos prêmios vinculados ao Enepe 2017

Como estímulo à produção científica e às ações extensionistas, a Unoeste promove junto ao Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) três premiações que neste ano couberam às 30 melhores produções científicas e de extensão. Foram 20 pelo 6º Prêmio Científico Unoeste, sete pelo Unoeste Solidária e três pelo 3º Prêmio Pibic, inserido no 6º Simpósio de Iniciativa Científica e exclusivo para bolsistas do Programa de Iniciação Científica. 
 
A cerimônia de premiação ocorreu na noite desta quinta-feira (26), último dia do Enepe 2017, no Auditório Azaleia, que este ano teve 4.834 inscrições, das quais 2.119 com apresentações de trabalho. Os prêmios foram entregues pelos pró-reitores Dr. Adilson Eduardo Guelfi (Pesquisa, Pós-graduação e Extensão) e Dr. José Eduardo Creste (Acadêmico) que representou o chanceler Agripino Lima e a reitora Ana Cristina de Oliveira Lima.
 
A premiação do Unoeste Solidária teve os trabalhos escolhidos por uma comissão técnica, sendo que o de personalidade extensionista foi aberto à votação pública pelo site do evento, no período de 5 a 16 deste mês. Uma comissão científica escolheu os melhores trabalhos para as duas outras premiações, conforme o coordenador executivo do Enepe, Dr. Jair Rodrigues Garcia Júnior.
 
Prêmio Científico – Área de ciências agrárias, categoria graduação: 1º lugar para o trabalho “Efeito da população de plantas e do consórcio com Urochloa ruziziensis sobre a produtividade da mamona”, de Carlos Felipe dos Santos Cordeiro, Fábio Rafael Echer e colaboradores (Unoeste); 2º “Manejo da adubação nitrogenada antecipada na cultura do milho cultivado para silagem em sucessão a gramíneas forrageiras e cultura do feijão”, de Rodrigo Bernardo Soldá, Tiago Aranda Catuchi e colaboradores (Unoeste).
Área das ciências exatas e engenharias, categoria graduação: 1º “Avaliação do sulfato de alumínio, policloreto de alumínio e cloreto férrico no tratamento de água bruta do Rio Santo Anastácio”, de José Augusto Alves Pimenta, Leila Maria Sotocorno e Silva e colaboradores (Unoeste); 2º “Ensaio de permeabilidade e análise física do solo de voçoroca localizada no distrito de Amadeu Amaral, Marília-SP”, de Aline Akemi Mourão Nakata, João Osvaldo Rodrigues Nunes e colaboradores (Unesp); e 3º lugar “Avaliação do sistema de tratamento de efluentes gerados em indústria de laticínios”, de  Ana Beatriz Hossaka, Vinicius Marques Gomes e colaboradores (Unoeste).
 
Área de ciências humanas e sociais aplicadas, categoria graduação: 1º “A educação integral a partir do olhar de professoras de uma escola pública”, de Angela Ariane de Oliveira Santos e Renata Portela Rinaldi (Unesp); 2º “Adaptação do jogo de boliche: um recurso de tecnologia assistiva a um estudante com deficiência múltipla”, de Franciele Aparecida dos Santos Felicio e Manoel Osmar Seabra Júnior (Unesp); e  3º “Regras na escola: concepções dos participantes de um curso de extensão universitária”, de  Camila Fernanda Dias Pavaneli, Luciana Aparecida Nogueira da Cruz e colaboradores  (Unesp).
 
Área de ciências humanas e sociais aplicadas, categoria pós-graduação: 1º “A língua brasileira de sinais (libras) como instrumento de emancipação social e desenvolvimento da identidade coletiva”, de Beatriz Ferruzzi Sacchetin e Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos (Unoeste); 2º “A gestão democrática e os planos municipais de educação: análise preliminar”, de Tatiane Oliveira Santos Nascimento e Maria Eliza Nogueira Oliveira (Unoeste); e 3º lugar “O financiamento do plano nacional de educação em discussão”, de Leandro Vitoriano da Silva e Maria Eliza Nogueira Oliveira (Unoeste).
 
Área de ciências da saúde e biológicas, categoria graduação: 1º “Avaliação dos genes de virulência e formação dos biofilmes em Escherichia coli isoladas em um laboratório clínico de Presidente Prudente-SP”, de Hevelin Regiane Augusto da Silva, Lizziane Kretli Eller e colaboradores (Unoeste); 2º “Avaliação da percepção médica acerca dos aspectos éticos-legais envolvidos no exercício da medicina no Brasil, de Marina de Souza Bastos Lino, José de Oliveira Costa Filho e colaboradores (Unoeste); e 3º “Promoção de saúde bucal para pessoas portadoras de paralisia cerebral”, de Gabriel Marques de Souza, Rosana Leal do Prado e colaboradores  (Unoeste).
 
Área de ciências da saúde e biológicas, categoria pós-graduação: 1º “O nível de atividade física influencia o controle postural reativo após perturbação postural externa inesperada em pacientes com doença de Parkinson”, de Victor Spiandor Beretta, Lilian Teresa Bucken Gobbi e colaboradores (Unesp);  2º “Efeito hipotensor do exercício intervalado de alta intensidade em animais espontaneamente hipertensos”, de Natália Zamberlan Ferreira, Francis Lopes Pacagnelli e colaboradores  (Unoeste); e  3º “Efeito da técnica de contraste sobre a concentração plasmática de lactato durante a recuperação pós-esforço”, de Heliard Rodrigues dos Santos Caetano, Everton Alex Carvalho Zanuto e colaboradores (Unoeste).
 
Unoeste Solidária – categoria programa: "Raposo Tavares", curso Odontologia, professor responsável José Luiz Santos Parizi; categoria projeto: 1º “Castração é a solução”, do curso Medicina Veterinária, professora Camila Ângela Bernardi; 2º “Qualidade de vida na terceira idade – Qualivit”,  do curso Educação Física – professora Adriana Junqueira; 3º “Intervenção e tratamento para população tabagista Unoeste, dos cursos  de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição e Odontologia, professora Ana Paula Coelho Figueira Freire;  personalidade extensionista: 1º Isabela Cristina Duarte Araújo, projeto Liga Acadêmica de Fisioterapia baseada em evidências Universidade do Oeste Paulista - Curso de Fisioterapia; 2º Juliana Aparecida Dalsass Petri Yoda,  projeto Castração é a solução, do curso de Medicina Veterinária; e 3º  Gian Marcos da Silva, programa de extensão universitária "Raposo Tavares", do curso de Odontologia. 
 
Prêmio Pibic – Premiação feita aos participantes do simpósio com a participação de alunos com bolsas Pibic, concedidas à Unoeste pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): 1º “Utilização de estudos computacionais para a procura de potenciais inibidores da enzima arilalkilamina n-acetiltransferase do mosquito Aedes aegypti”, de autoria de Derli Ranieri Costa Dantzger, com orientação do Dr. Hamilton Mitsugu Ishiki; 2º “Loteamento de interesse social e a expansão urbana em Santo Anastácio/SP”, de Thiago Yugo Nagai Matsutane, com orientação da Dra. Patricia Reiners Carvalho; e 3º “Avaliação do potencial efeito mutagênico do praguicida ácido diclorofenóxiacético (2,4-D)”, de Pedro Henrique Nahas Chagas, com orientação da Dra. Gisele Alborghetti Nai.
 
Palestras – Em seguida a solenidade de premiação ocorreu a palestra do Dr. Klaus Schlünzen Júnior, da Unesp e Univesp, sobre “A universidade e os programas de extensão frente à exclusão social”, como parte do 15º Encontro Anual de Extensão (Enaext), inserido no Enepe que começou na segunda-feira (23) e terminou na quinta-feira (26). A mediação foi da Dra. Augusta Boa Sorte Oliveira Klebis, da Unoeste. No Auditório Primavera ocorreu a palestra “Empreendedorismo: uma jornada criativa”, com Alessandro Brito Dias, da Olivier Consultoria, de Manaus. No Auditório Buriti, a Dra. Beatriz Chimenti, da Universidade Veiga de Almeida (UVA) proferiu palestra sobre “Mobiliário urbano e qualidade de vida na cidade”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem