CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Aprenda tocar violino gratuitamente em projeto

Vagas abertas para toda a comunidade também estão disponíveis para o projeto de Teoria e Percepção Musical


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Aprenda tocar violino gratuitamente em projeto
Sonho de infância: aprender a tocar violino se tornou uma realidade para Tânia que estuda Veterinária na Unoeste
Foto: Gabriela Oliveira Aprenda tocar violino gratuitamente em projeto
Comunidade externa: Bruna Girotto Dornellas e Karla Veronica Fernandes Mendes participam do projeto de Violino
Foto: Gabriela Oliveira Aprenda tocar violino gratuitamente em projeto
Teoria e Percepção Musical: Ariane estuda Ciências Contábeis na universidade e aproveita as horas vagas para se dedicar à musica

Não são poucos os benefícios que a música proporciona para o ser humano. “Ouvir ou praticar algum instrumento estabelece vínculos, ajuda na comunicação, desenvolve a coordenação motora, estimula a criatividade, acalma, fortalece a memória e, até mesmo, promove o autoconhecimento”, comenta a docente do curso de Música da Unoeste, Patrícia Lakchmi Leite Mertzig Gonçalves de Oliveira.

Responsável pelas ações extensivas da graduação, ela comenta que aqueles que desejam um contato mais íntimo com essa área podem fazer aulas gratuitas nos projetos de Violino e de Teoria e Percepção Musical. “Para participar é necessário ter acima de 15 anos. Os interessados devem comparecer às aulas portando uma cópia do RG. A única exigência é que essas pessoas tenham força de vontade para aprender a tocar esse instrumento ou a ler e interpretar partituras”.

Patrícia informa que as aulas da nova turma de violino serão às segundas-feiras, das 18h às 18h50. Já as de teoria e percepção musical ocorrem toda terça-feira, das 17h30 às 18h45. “Todas as atividades ocorrem na sala 424, localizada no bloco B3, campus II da Unoeste”. Ela destaca ainda que não é preciso possuir violino, pois a universidade disponibiliza gratuitamente todos os materiais.

A futura veterinária Tânia Maria Mariana Pereira, 28, conta que desde criança tem vontade de tocar violino. “Participo desse projeto desde o ano passado, pois visualizei nele a chance de conquistar esse objetivo”. Cursando o 8º termo de Medicina Veterinária na universidade, ela revela que a experiência está sendo positiva. “Adquiri mais disciplina e concentração. Outro benefício é que me sinto mais relaxada, principalmente na época das provas, quando a tensão aumenta”.

Para Ariane dos Santos Cressembini, 19, o contato com a música vem antes da graduação, pois estudava em um conservatório. “Teve uma época que parei de frequentar esse local por conta dos custos”. Assim que ingressou na Unoeste, em Ciências Contábeis, a acadêmica que está no 3º termo, relata que voltou a praticar violino. “Participo também do projeto Teoria e Percepção Musical, que me ajuda a compreender, escrever e ler partituras”.

Esses projetos de extensão também são abertos à comunidade externa. As amigas e advogadas Karla Veronica Fernandes Mendes, 24, e Bruna Girotto Dornellas, 24, encontraram nas aulas de violino a oportunidade de encarar um novo desafio. “Essa iniciativa é muito interessante e foi isso que me motivou a participar... Cada aula é um momento de superação, estou satisfeita e entrosada com a turma”, conclui Karla.

Serviço – Mais informações sobre os projetos “Violino” e “Teoria e Percepção Musical” pelo telefone (18) 3229-2030.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem