Apresentação
"CULTURA DA PAZ: CONCEPÇÕES, DIÁLOGOS E PROPOSTAS DE AÇOES".
Não podemos mais adiar o debate sobre as raízes da incompreensão, da violência e da intolerância para que possamos
sair do imobilismo e pensarmos em ações e propostas que caminhem para uma sociedade mais justa,
mais solidária, mais inclusiva, mais humana. Pensando nisso, a Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação – FACLEPP
da Universidade do Oeste Paulista realizará sua XVI Jornada de Educação e XVI Simpósio de Iniciação Científica,
na semana de 25 a 30 de maio de 2015, com o tema "CULTURA DA PAZ: CONCEPÇÕES, DIÁLOGOS E PROPOSTAS DE AÇOES" .
Trata-se de um evento reconhecido por professores, acadêmicos, pesquisadores e profissionais de toda a região do Oeste Paulista,
com alcance em Instituições e Universidades de várias cidades do Estado de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul,
atingindo, anualmente, um público em torno de 1000 participantes. Uma grande parte desse público são alunos das
licenciaturas e bacharelados, que estão se preparando para atuar na docência ou em suas áreas profissionais, uma vez
que já vivenciam os reflexos da violência, do descaso com o meio ambiente e das desigualdades sociais presentes na
sociedade atual e no cotidiano das escolas.
Em sua programação a Jornada contará com atividades culturais, palestras,
mini-cursos, workshops, oficinas, mesas-redondas, apresentação de trabalhos de iniciação científica, além da premiação
dos melhores trabalhos apresentados. Os palestrantes são convidados de Instituições renomadas do oeste paulista e de todo o Brasil.
Datas e valores
Sem apresentação de trabalhos
|
10/04 a 11/05 |
12/05 a 18/05 |
19/05 a 25/05 |
Estudantes e Professores |
R$ 35,00 |
R$40,00 |
R$50,00 |
Demais participantes |
R$ 50,00 |
R$ 60,0 |
R$70,00 |
Com apresentação de trabalhos
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10/04 a 11/05 |
12/05 a 20/05 |
Estudantes e Professores |
R$ 35,00 |
R$40,00 |
Demais participantes |
R$ 50,00 |
R$ 60,0 |
Instruções- Inscrição
- Na modalidade com apresentação de trabalhos, o prazo máximo para a inscrição é 20/05
- Na modalidade sem apresentação de trabalhos, o prazo máximo para a inscrição é 25/05
- A inscrição somente será considerada concluída após o pagamento da inscrição na Diretoria da FACLEPP, bloco H, campus I ou Coordenação de Cursos, sala 312, bloco B3, campus II.
- NÃO haverá devolução de valores em casos do não comparecimento no evento. Situações especiais poderão ser julgadas pela comissão organizadora.
- Cada inscrição dará direito à apresentação de até 5 trabalhos na forma de painel ou oral após a aprovação da comissão científica.
- Somente os trabalhos apresentados (oral ou painel) serão publicados nos anais do Evento.
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Emitir segunda via do comprovante de inscrição / Visualizar atividades selecionadas
- Após efetuado o pagamento, o participante poderá selecionar as ativiades (palestras, minicursos, workshops e mesas redonda).
- As vagas são limitadas.
- O pagamento sem a seleção da atividade via site não garante a vaga.
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Orientações para submissão de trabalhos
A apresentação de trabalho está aberta aos alunos, professores e outros profissionais de Instituições de Ensino Superior Públicas ou Privadas, que desenvolvam projetos de pesquisa, ensino ou extensão. Os trabalhos de pesquisa e extensão concluídos ou em andamento poderão ser apresentados durante o Simpósio de Iniciação Científica em sessões de comunicação oral ou painel. O prazo limite para o envio do trabalho é 20/05/2015.
Todos os trabalhos são avaliados pela Comissão Científica do evento e podem receber o parecer de APROVADO, REFORMULAÇÃO (o autor deve providenciar as correções no prazo máximo de 3 dias e submeter para nova avaliação) ou NÃO APROVADO. No caso do trabalho não ser reformulado dentro do prazo, não será mais considerado para avaliação. No caso do trabalho não ser aceito para apresentação (parecer de NÃO APROVADO), não há devolução do pagamento da inscrição para nenhum dos coautores.
O autor que encaminhar trabalho para apresentação no Simpósio automaticamente se responsabiliza pela autorização do orientador e dos demais coautores (quando houver), pelo conteúdo científico do trabalho e pela correção ortográfica e gramatical. Em caso de aprovação para apresentação, publicação nos Anais do evento, o autor e coautores do trabalho assumem igualmente a responsabilidade pelo conteúdo do mesmo. O autor e coautores também assumem que, no caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, houve avaliação e aprovação prévia do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente. O número de cadastro deverá ser inserido na inscrição do trabalho.
Em trabalhos que contam com coautores, somente os inscritos que tiverem efetuado o pagamento da taxa de inscrição e estiverem presentes terão direito ao material do evento e certificado de participação.
O recebimento do certificado de apresentação de trabalho (comunicação oral ou painel) está CONDICIONADO À APRESENTAÇÃO no dia e horário determinados pela comissão organizadora. Caso o autor principal não possa apresentar, poderá ser substituído por um dos coautores.
O prazo para inscrição COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS se encerra no dia 20/05/2015. O prazo para inscrição no evento SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS se encerra no dia 25/05/2015.
Orientações para Apresentação de Painéis
A sessão de painéis será realizada no dia 30/05/2015 no bloco H do campus I da UNOESTE. Os painéis deverão ser afixados no dia 30/05/2015 a partir das 8h00min e ser retirados no mesmo dia, a partir das 11h00min. A indicação do local do painel estará fixada na entrada do bloco H.
Os autores deverão permanecer ao lado de seus painéis, para apresentação aos interessados, no dia 30/05/2015 das 08h30min as 09h30min. Os painéis serão visitados e avaliados por integrantes da Comissão Científica do evento, que também entregarão ao autor os certificados do trabalho.
O recebimento do certificado de apresentação de painel está CONDICIONADO À PRESENÇA DO AUTOR no dia e horário determinados pela organização do evento. Caso o autor principal não possa estar presente, poderá ser substituído por um dos coautores.
Os painéis devem ser confeccionados em tamanho de 90 cm de largura e 110 cm de altura. O Título (fonte 54) deve ser destacado em negrito e os nomes dos autores (fonte 36) e a instituição de origem (fonte 36) devem vir logo abaixo do título. O texto é apresentado de forma resumida e deve conter: introdução, objetivos, metodologia, resultados, discussões e conclusões (referências, se houver citações no texto). Os resultados devem ser apresentados preferencialmente na forma de tabelas, gráficos ou figuras, com seus respectivos títulos e legendas. Sugere-se distribuir o texto, tabelas e figuras em duas colunas e usar fonte 28 ou maior. (Modelo de Painel)
Orientações para Apresentação Oral
As apresentações de trabalho oral ocorrerão no dia 30/05/2015 a partir das 08h00min no bloco H do campus I da Unoeste. A indicação das salas onde cada trabalho será apresentado estará na entrada do bloco H. O autor principal ou coautor terá dez minutos para apresentar seu trabalho e mais cinco minutos de arguição que será conduzida pelo coordenador de sessão. Cada sessão coordenada terá por volta de 5 trabalhos a serem apresentados. A ordem de apresentação de cada trabalho será definida pelo coordenador de sessão e os certificados de apresentação serão entregues somente após a apresentação de todos os trabalhos.
Locais de apresentação dos trabalhos - Simpósio de iniciação científica
Apresentações Orais
Apresentações de Painéis
Dúvidas em relação aos trabalhos?
Contato: Diego Ariça Ceccato
E-mail: diegoarica@unoeste.br
Telefone da secretaria da Faclepp: (18) 3229 1098
Submissão de artigos para as Revistas Colloquium
A UNOESTE edita e publica, na forma online com acesso livre, as Revistas Colloquium Agrariae (Ciências Agrárias; Qualis B4 CAPES para Ciência Animal), Exactarum (Ciências Exatas), Humanarum (Ciências Humanas e Sociais; Qualis B4 CAPES para Educação) e Vitae (Ciências Biológicas e da Saúde).
As Revistas Colloquium estão catalogadas na base de indexação CrossRef e possuem o número identificador de objetos digitais (DOI - digital object identifier), que permite o acesso direto ao artigo e a recuperação das informações na Plataforma Lattes do CNPq.
Outras bases indexadoras das Revistas Colloquium são: International System for Agricultural Science and Technology (AGRIS-FAO/ONU), CABI Abstracts, Directory of Open Acess Journals (DOAJ), Fonte Acadêmica (EBSCO Publishing), Sistema Nacional de Información En Línea Para Revistas Científicas de América Latina, El Caribe, España Y Portugal (LATINDEX), Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org).
As Revistas Colloquium utilizam o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER-IBICT) e possuem Qualis-CAPES, conforme elencado abaixo:
Colloquium Agrariae
B4 (Medicina Veterinária), B5 (Ciências Agrárias I)
Colloquium Exactarum
B5 (Engenharias 1), C (Ciências Agrárias I)
Colloquium Humanarum
B4 (Educação – em atualização), B4 (Ensino), B4 (Direito), B4 (Geografia), B5 (Psicologia), B5 (Sociologia)
Colloquium Vitae
B4 (Ensino), B5 (Educação Física)
Os ARTIGOS COMPLETOS submetidos serão avaliados primeiramente para a apresentação no simpósio de iniciação científica. Os melhores artigos serão julgados pela comissão científica e se aprovados serão publicados nas Revistas Colloquium, de acordo com a área do trabalho.
Acesse as normas de submissão da revista de sua área:
Normas do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) para áreas de Ciências Biológicas e da Saúde
Normas da ABNT para áreas de Ciências Agrárias
Normas da ABNT para áreas de Ciências Exatas e Engenharias
Normas da ABNT para áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Certificados
O certificado será emitido, de acordo com a frequência, via site a partir de 01 de julho.
Carga horária total: 30 horas
Programação
Legenda
- AV - Artes Visuais
- CB – Ciências Biológicas
- FIS - Física
- G – Geografia
- H – História
- L - Letras
- M – Matemática
- Mus – Música
- P – Pedagogia
- Q – Química
Organização
Direção Geral
Profa. Dra. Alba Regina Azevedo Arana
Comissão organizadora
Profa. Me. Alba Lucena Fernandes Gandia
Profa. Dra. Augusta Boa Sorte Oliveira Klébis
Profa. Me. Carmen Lúcia Kohl Martinez Paz
Prof. Me. César Vanderlei Nascimento
Profa. Me. Denise Penna Quintanilha
Prof. Me. Diego Ariça Ceccato
Profa. Me. Luciane Cachefo Ribeiro
Profa. Dra.Patrícia Alexandra Antunes
Prof. Me. Silverio Takao Hosomi
Prof. Me. Valter Luiz Trevisan
Comissão Científica
Prof. Dr. Hamilton Mitsugu Ishiki
Prof. Dr. Ademir Henrique Manfre
Profa. Me. Adriana Pedrassa Prates
Profa. Dra. Camila Grosso de Souza
Profa. Me. Cintia Furquim Caseiro
Profa. Me. Danielle Aparecida Nascimento Santos
Prof. Me. Diego Ariça Ceccato
Profa. Me. Gelise Soares Alfena
Prof. Me. Luis Gustavo Rodrigues Iemma
Profa. Me. Marília Devoli Moreira
Profa.Dra. Rebeca Delatore Simões
Prof. Dr. Vinicius Marques Gomes
Prof. Me. William Hiroshi Suekane Takata