HORÁRIOS DE ATENDIMENTO
CAMPUS I - BLOCO B
Segunda a Sexta: das 7h às 22h15min.
Sábado: das 08h às 12h.
Contato: (18) 3229-1145
HOSPITAL REGIONAL
Segunda a Sexta: das 7h às 18h15min.
Sábado: sem expediente.
Contato: (18) 3229-1093
CAMPUS II - BLOCO B2
Segunda a Sexta: das 07h às 22h15min.
Sábado: das 08h às 12h.
Contato: (18) 3229-2025
Ambulatório "Profª Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima"
Segunda a Quinta: das 7h às 17h15min.
Sexta: das 7h às 16h15min.
Sábado: sem expediente.
Contato: (18) 3229-1000 - ramal 1429
Campus de Jaú
Segunda a Sexta: das 7h às 22h.
Sábado: sem expediente.
Contato: (14) 3624-1109 - ramal 1506 e 1516
Campus de Guarujá
Segunda a Sexta: das 7h às 21h.
Sábado: das 8h às 12h.
Contato: (13) 3386-3002 – ramal 1711
SERVIÇOS OFERECIDOS
- Atendimento de Referência: orientação individual ao cliente, auxiliando na busca, localização e obtenção de informação;
- Biblioteca Informa: informação sobre documentos recém-adquiridos pela Unidade de Informação via e-mail, aos docentes e diretores;
- Empréstimo entre as Unidades da Rede: por meio desse serviço as bibliotecas da Rede realizam empréstimo entre si, permitindo que os clientes tenham acesso ao acervo das outras Unidades sem que os mesmos precisem se deslocar até elas;
-
Normalização de Documentos: orientação e atendimento quanto a apresentação formal de trabalhos acadêmicos e científicos, citações, referências bibliográficas, fichas catalográficas, etc., tendo como suporte as Normas Técnicas da ABNT e como guia a publicação “Normas e Padrões para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos e Científicos da Unoeste”, em sua 4ª edição eletrônica, elaborada pela equipe de bibliotecários da Universidade e disponível para consulta e download no site da Unoeste
Manual de Normas ABNT - Normalização de Artigos das Revistas Científicas Eletrônicas da Unoeste: Participação dos bibliotecários na equipe editorial das revistas científicas eletrônicas da Unoeste, como revisores das normas bibliográficas.
- Comutação Bibliográfica: obtenção de cópias de documentos não existentes no acervo da Rede de Bibliotecas, por meio do Comut, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT;
- Levantamento Bibliográfico: pesquisa de assuntos em bases de dados e no acervo da Rede de Bibliotecas;
- Mural de Exposição de Recentes Aquisições: divulgação em murais nas Unidades de Informação com fotocópia das capas dos documentos, nas áreas de interesse dos cursos ofertados pela Unoeste;
- Orientação à Pesquisa: orientação aos clientes sobre os procedimentos de uma pesquisa: levantamentos bibliográficos, recuperação de referências, etc.;
- Orientação aos Calouros: ministrado no início de cada semestre, onde os alunos são orientados sobre o espaço físico da Unidade de Informação, os serviços oferecidos, o regulamento e a forma de pesquisa, reserva e renovação na base de dados da Rede de Bibliotecas;
- Capacitações oferecidas à comunidade acadêmica: Acesso às Bases de Dados; Currículo Lattes e Orcid; Normalização Bibliográfica; Gerenciadores de Citação e Referência, Base de Dados UpToDate; Bibliotecas Virtuais.
EVOLUÇÃO DA REDE
A Rede de Bibliotecas Unoeste foi fundada em 1972 com o nome de Biblioteca "Conselheira Nair Fortes Abu-Mehry". Em 2006, a Reitoria denominou-a como Rede de Bibliotecas Unoeste "Cecília Guarnieri Denari". Hoje a Rede de Bibliotecas é composta por 6 Unidades de Informação, a Unidade de Informação 1, no Campus I, a Unidade de Informação 2, no Hospital Regional, Unidade de Informação 3, no Campus II, a Unidade de Informação 4, Ambulatório “Profª Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”, e as Bibliotecas localizadas nos Campus Fora de Sede: a Unidade de Informação 5 - Campus de Jaú e a Unidade de Informação 6 – Campus de Guarujá, além da Divisão Técnica de Tratamento da Informação - DTTI, onde é realizado o trabalho de aquisição e processamento técnico de todo o acervo. Em 2013 foi criada a biblioteca no polo de Dracena.
BASES DE DADOS DISPONÍVEIS PARA A UNOESTE
A Universidade do Oeste Paulista disponibiliza bases de dados com acesso livre ou restrito a seus alunos e professores para pesquisas de livros, jornais on-line e periódicos exclusivos, como os da CAPES. Gostou? Então conheça um pouco mais delas.
Bases de Dados do Portal de Periódicos CAPES de Acesso Exclusivo para Acadêmicos Unoeste
- Biblioteca Virtual Pearson : Clique aqui para verificar as instruções de validação de login e senha para acesso pelo aplicativo
- Bibliotecas Virtuais Pearson e Minha Biblioteca - [TUTORIAL]
- UpToDate - [TUTORIAL]
-
Acesso para Residentes:
Clique aqui
Acesso para Residentes
Bases de Dados de Acesso Livre
Multidisciplinares
SCIELO: A Rede SciELO provê Acesso Aberto (AA) aos conteúdos de periódicos científicos. Os periódicos são organizados em coleções nacionais e temáticas. Cada coleção é gerida por uma organização científica reconhecida nacionalmente.
AcessarBDTD: A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) integra e dissemina, em um só portal de busca, os textos completos das teses e dissertações defendidas nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa. O acesso a essa produção científica é livre de quaisquer custos.
AcessarNDLTD: A Biblioteca Digital em Rede de Teses e Dissertações (NDLTD) é uma organização internacional dedicada a promover a adoção, criação, uso, disseminação e preservação de teses e dissertações eletrônicas.
AcessarGOOGLE ACADÊMICO: Google Acadêmico é uma ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados.
AcessarDOMÍNIO PÚBLICO: Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.
AcessarOASISBR: O Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto - oasisbr é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do oasisbr é possível também realizar buscas em fontes de informação portuguesas.
AcessarRepositório Aberto: O repositório institucional da Universidade Aberta (UAb) tem como objetivo armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção académica e científica da UAb.
AcessarCAPES: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC) do Brasil que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados brasileiros.
AcessarCiências da Saúde
BVS: O Portal Regional da BVS é o espaço de integração de fontes de informação em saúde que promove a democratização e ampliação do acesso à informação científica e técnica em saúde na América Latina e Caribe.
AcessarBVS ODONTOLOGIA: A BVS Odontologia Brasil tem por objetivo contribuir para produção, organização e disseminação da informação científica e técnica em Odontologia produzida pelas instituições brasileiras representativas no tema.
AcessarBVS PSICOLOGIA: A BVS-Psi, denominada Biblioteca Virtual em Saúde Psicologia (BVS-Psi), sendo resultado da cooperação entre o Conselho Federal de Psicologia (CFP), a Biblioteca Dante Moreira Leite do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), a Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia (ReBAP), coordenada pela Biblioteca Dante Moreira Leite, e a Organização Pan-Americana da Saúde - representação Brasil, através do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME).
AcessarBIOMED CENTRAL: Pioneira na publicação de acesso aberto, a BMC possui um portfólio em evolução de revistas de alta qualidade revisadas por pares, incluindo títulos de grande interesse como BMC Biology e BMC Medicine, revistas especializadas como Malaria Journal e Microbiome e a BMC Series.
AcessarPEDRO: O PEDro é o banco de dados de evidências de fisioterapia, um banco de dados gratuito de mais de 44.000 estudos randomizados, revisões sistemáticas e diretrizes de prática clínica em fisioterapia.
AcessarFREE MEDICAL JOURNALS: O site Free Medical Journals foi criado para promover a disponibilidade gratuita de periódicos médicos com texto completo na Internet.
AcessarPROSPERO: O PROSPERO é um banco de dados internacional de análises sistemáticas prospectivamente registradas em saúde e assistência social, bem-estar, saúde pública, educação, crime, justiça e desenvolvimento internacional, onde há um resultado relacionado à saúde.
AcessarPUBMED CENTRAL: O PubMed compreende mais de 30 milhões de citações para literatura biomédica do MEDLINE, periódicos de ciências da vida e livros on-line. As citações podem incluir links para conteúdo de texto completo nos sites da PubMed Central e dos editores.
AcessarCiências Sociais
SPELL: A biblioteca eletrônica SPELL (Scientific Periodicals Electronic Library), é um repositório de artigos científicos e proporciona acesso gratuito à informação técnico-científica.
AcessarLEXML: Portal especializado em informação jurídica e legislativa. Pretende-se reunir leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil.
AcessarCONPEDI: O Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) é a Sociedade Científica do Direito no Brasil, organizado através de uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado e sem fins econômicos que incentiva e promove os estudos jurídicos e o desenvolvimento da pós-graduação em Direito no Brasil.
AcessarCiências Agrárias
BVS VET: A Biblioteca Virtual de Medicina Veterinária e Zootecnia (BVS Vet) foi criada por iniciativa da biblioteca da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). O objetivo da BVS Vet é reunir, organizar e disseminar a produção técnico-científica nacional das áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia.
AcessarUSDA: consiste em dois subconjuntos de registos. O primeiro contém citações para artigos de periódicos que incluem resumos. O segundo consiste em registros bibliográficos descrevendo monografias, seriados, materiais audiovisuais e conteúdo on-line de todo o mundo. AGRICOLA inclui, entre outros, recursos disponíveis na biblioteca. O banco de dados contém mais de 5.200.000 registros e inclui trabalhos impressos do século XV.
AcessarBDP@: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
AcessarEMBRAPA: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
AcessarCiências Biológicas
BIORXIV: Biorxiv é um serviço on-line gratuito de arquivo e distribuição para pré-impressões não publicadas nas ciências da vida
AcessarBIOLINE: A Bioline International é uma cooperativa editorial sem fins lucrativos comprometida em fornecer acesso aberto a periódicos de pesquisa de qualidade publicados em países em desenvolvimento.
AcessarBOTANICUS: Botanicus é um portal de acesso livre à literatura botânica histórica da Biblioteca do Jardim Botânico de Missouri.
AcessarCOPERNICUS PUBLICATIONS: Promove as ciências organizando conferências e exposições em todo o mundo, publicando periódicos de acesso aberto, com excelente reputação, apoiando associações no cumprimento de suas tarefas e desenvolvendo soluções de software apropriadas para alcançar esses objetivos.
AcessarCiências Humanas
ERIC: Centro de Informações sobre Recursos Educacionais.
AcessarUNESCO: O Instituto de Estatística da UNESCO (UIS) é a fonte oficial e confiável de dados comparáveis internacionalmente em educação, ciência, cultura e comunicação.
AcessarWORLD SCHOLAR: LATIN AMERICA & THE CARIBBEAN: Esta Base de Dados é o resultado de uma ampla colaboração entre especialistas representando as bibliotecas e o mundo acadêmico: estudantes, professores e pesquisadores das principais instituições de ensino; um conselho consultivo da América Latina e do Caribe, Estados Unidos e outros países.
AcessarEngenharias
OSTI.GOV: OSTI.GOV é a principal ferramenta de pesquisa dos resultados de pesquisa e desenvolvimento em ciência, tecnologia e engenharia e o centro organizacional de informações sobre o Departamento de Informações Científicas e Técnicas do DOE (U.S. Department of Energy).
AcessarTECHNOLOGY COLLECTION: The Technology Collection inclui os bancos de dados de Tecnologia Avançada e Aeroespacial e Ciência e Engenharia de Materiais.
AcessarMATERIALS SCIENCE INDEX: Cobertura bibliográfica da literatura serial e não serial sobre metalurgia, cerâmica, polímeros e compósitos utilizados em aplicações de engenharia. Cobertura profunda de matérias-primas e refino, passando por processamento, soldagem e fabricação até usos finais, corrosão, desempenho e reciclagem.
AcessarInformática
CITESEER X: O CiteSeer x é uma biblioteca digital e um mecanismo de pesquisa em literatura científica em evolução que se concentrou principalmente na literatura em ciência da computação e informação.
AcessarIdentificadores Digitais
PLATAFORMA LATTES: A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações.
AcessarORCID: O ORCID faz parte da infraestrutura digital mais ampla necessária para que os pesquisadores compartilhem informações em escala global. Permite conexões transparentes e confiáveis entre pesquisadores, suas contribuições e afiliações, fornecendo um identificador para os indivíduos usarem com seu nome enquanto se envolvem em atividades de pesquisa, bolsas de estudos e inovação.
AcessarRESEARCHERID: ResearcherID é um sistema de identificação de autores científicos.
AcessarPLATAFORMA BRASIL: A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/Conep.
AcessarCOMUT: O COMUT, é um programa brasileiro de comutação bibliográfica, e para participar o usuário deve cadastrar-se no programa via Internet.
AcessarTESAUROS
Tesauro é um dicionário de palavras com significados semelhantes.
DECS: O vocabulário estruturado e multilíngue DeCS - Descritores em Ciências da Saúde foi criado para servir como uma linguagem única na indexação de trabalhos científicos, assim como para ser usado na pesquisa e recuperação de assuntos da literatura científica nas fontes de informação disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde ( BVS ) como LILACS, MEDLINE e outras.
AcessarTESAURO DA UNESCO: O Tesauro da UNESCO é uma lista controlada e estruturada de termos para análise temática e busca de documentos e publicações nos campos da educação, cultura, ciências naturais, ciências sociais e humanas, comunicação e informação.
AcessarTHESAURUS BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO: O Thesaurus Brasileiro da Educação é um vocabulário controlado que reúne termos e conceitos relacionados entre si a partir de uma estrutura conceitual da área. Estes termos, chamados descritores, são destinados à indexação e à recuperação de informações.
AcessarERIC: Tesauro desenvolvido pelo Centro de Informações sobre Recursos Educacionais.
AcessarCapacitações / Tutoriais
A Rede de Bibliotecas oferece várias capacitações para a comunidade acadêmica, agende seu horário ou da sua turma.
Capacitação Acesso as Bases de Dados
Clique abaixo para visualizar.
- TUTORIAL ACESSO ÀS BASES DE DADOS
- TUTORIAL COMO PESQUISAR EM BASES DE DADOS
- TUTORIAL OPERADORES DE PESQUISA
- TUTORIAL PICO
- TUTORIAL DECS
- TUTORIAL PUBMED
- TUTORIAL BVS
Capacitação UpToDate
Capacitação Gerenciadores de Citação e Referência
Capacitação Bibliotecas Virtuais Pearson e Minha Biblioteca
Capacitação Currículo Lattes e Orcid
Capacitação Normalização Bibliográfica
Tutorial de programa detector de plágio
Ferramentas para detecção de Plagio
BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES - BDTD
Divulgar a própria produção científica, estimular a publicação continuada de teses e dissertações em meio eletrônico e estar a par dos programas e projetos internacionais e nacionais de pesquisa constituem os objetivos centrais do Acordo de Cooperação Técnica firmado pela UNOESTE com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia IBICT, do Ministério de Ciência e Tecnologia.
A partir desse Acordo, a participação da nossa Universidade na implementação e manutenção da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD (Projeto de iniciativa do IBICT) objetiva impulsionar o intercâmbio interinstitucional e retroalimentar os campos investigativos dos nossos pesquisadores.
MANUAIS DE NORMAS
TEMPLATES/MODELOS DE TRABALHOS
TEMPLATE/MODELO DE TRABALHO ACADÊMICO E LATO SENSU
Clique abaixo para visualizar.
MODELO DE TRABALHO ACADÊMICO e Lato SensuFaculdades e Cursos da Unoeste
TEMPLATE/MODELO DE TRABALHO STRICTO SENSU
Clique abaixo para visualizar.
MODELO DE TRABALHO STRICTO SENSUTEMPLATE/PADRÃO DE APRESENTAÇÃO EM POWER POINT
Clique abaixo para visualizar.
Padrão de apresentação em Power PointTEMPLATE/PADRÃO DE APRESENTAÇÃO EM POWER POINT (KEYNOTE)
Clique abaixo para visualizar.
Padrão de apresentação em Power Point (Keynote)CONTATO
Rede de Bibliotecas UNOESTE:
Unidade de Informação 1 / Campus I: (18) 3229-1145 / un1@unoeste.br
Unidade de Informação 2 / Hospital Regional: (18) 3229-1093 / un2@unoeste.br
Unidade de Informação 3 / Campus II: (18) 3229-2025 / un3@unoeste.br
Unidade de Informação 4 / Ambulatório "Profª Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima": (18) 3229-1000- ramal 1429 / un4@unoeste.br
Unidade de Informação 5 – Campus de Jaú, SP: (14) 3624-1109 - ramal 1506 e 1516 / un5@unoeste.br
Unidade de Informação 6 – Campus de Guarujá, SP: (13) 3386-3002 – ramal 1711 / un6@unoeste.br