Você está em: Unoeste » Cursos » Pós-Graduação » Especialização

Engenharia de Estruturas - Turma 12 (( TURMA CONFIRMADA ))

Pré-matrícula

17/08/2021
19/03/2022
381,50

Matrícula

01/03/2022
19/03/2022

Início do curso

19/03/2022

Objetivos

Objetivo Geral
O objetivo geral do curso de pós-graduação Lato Sensu em Engenharia de Estruturas é preparar recursos humanos visando o aprimoramento profissional, desenvolvendo e aperfeiçoando conhecimentos que envolvam a análise e o dimensionamento de estruturas de concreto armando e protendido, pré-moldado, alvenaria estrutural, aço e madeira. Apresentar os conceitos fundamentais para o projeto de estruturas civis, abordando as normas mais recentes e as novas tecnologias de projeto e construção.
Objetivos Específicos
. Capacitar profissionais através da ampliação e/ou aprimoramento de conhecimentos na área de concepção e análise de sistemas estruturais;
. Atualizar tecnologicamente profissionais com larga vivência e transferir novos conhecimentos, permitindo que estes dominem e estejam capacitados para aplicar de forma adequada e segura, as novas tecnologias em todas as etapas da Engenharia de Estruturas;
. Contribuir para a melhoria e aprofundamento teórico e/ou prático dos conhecimentos adquiridos na graduação;
. Especializar engenheiros civis recém-formados ou que já atuam no mercado de trabalho visando novas técnicas de análise, lançamento e dimensionamento de estruturas em concreto armado, protendido e pré-moldado, que são de utilização já consolidada;
. Oferecer novas possibilidades estruturais como as estruturas mistas de aço e concreto, de larga utilização no exterior e de utilização ainda tímida no Brasil;
. Contribuir para a modernização de todas as etapas da cadeia produtiva envolvida pela Construção civil que passa, necessariamente, pela concepção e análise do sistema estrutural e pelo dimensionamento de seus componentes.

Justificativa

A construção civil viveu um momento de muita bonança, que durou mais ou menos uns 10 anos, em razão de uma série de fatores, com destaque para o programa Minha Casa, Minha Vida que nasceu da necessidade de diminuir o déficit habitacional do pais. Também foram significativos os investimentos em Infraestrutura para atender as necessidades de um país em crescimento, evidenciadas ainda mais por conta da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas deste ano.
Neste contexto, muitas empresas de construção civil, bem como toda a cadeia de suprimentos, tiraram proveito deste momento, e cresceram muito além do que esperavam. O cenário hoje é outro. O Brasil está em crise e, obviamente, a indústria da construção está sentindo fortemente. Num momento como este, é natural que os profissionais procurem se aperfeiçoar para enfrentar um mercado mais competitivo.
De fato, observa-se que a oferta de cursos de Especialização em Engenharia Civil tem aumentado de modo crescente. De fato, o Centro Universitário de Lins - Unilins tem oferecido tais cursos desde o ano de 2003, estando atualmente em andamento a 41ª turma, tendo ofertado cursos no campus de Lins e em unidades isoladas nas cidades de São Paulo e Tatuí e, em conjunto com a Sociesc - Sociedade Educacional de Santa Catarina, também nas cidades de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Camboriú e de Curitiba.
Algumas instituições públicas têm aberto turmas em cursos semelhantes tais como Unicamp e Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, mas com participação limitada de turmas e de inscritos.
Por outro lado, é sabido que tem ocorrido a abertura de turmas de instituições privadas de caráter acadêmico e de caráter profissional nas cidades de Goiânia, Curitiba, Salvador, Manaus, Rio do Sul e Cascavel com procura de graduados e de graduandos em Engenharia Civil e na forma presencial, com encontros semanais, quinzenais ou mensais. Outros cursos de curta duração com módulos independentes e duração entre 8 h e 12 h têm sido ofertados com relativo sucesso em razão da demanda de atualização profissional.
Diante deste cenário, este projeto propõe um curso de especialização (Lato-Sensu) na área de conhecimento em Engenharia Civil, sendo sua sub-área em Estruturas (30102006), dentro dos critérios do CNPq. O curso é regulamentado pela resolução nº 1 de 8 de junho de 2007, que estabelece normas para o funcionamento de pós-graduação lato-sensu, em nível de especialização.

Público-alvo

Engenheiros Civis, experientes ou recém-formados, docentes e profissionais que atuam na área de projetos e construção de estruturas que desejam ampliar seus conhecimentos e/ou adquirir competências para análise, projeto e dimensionamento de estruturas.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Campus II - Rodovia Raposo Tavares, km 572 - Bairro do Limoeiro - CEP 19067-175 - Presidente Prudente - SP - Fone: (18) 3229 2077 - e-mail: secpos@unoeste.br
WhatsApp