Você está em: Unoeste » Cursos » Pós-Graduação » Especialização

Segurança da Informação - CONNECT

Pré-matrícula

26/07/2021
10/11/2021
264,50

Matrícula

01/11/2021
10/11/2021

Início do curso

20/11/2021

Apresentação

No contexto inicial de surgimento das redes de computadores, protocolos e sistemas, os requisitos de segurança definitivamente não foram previstos ou considerados. No entanto, com a evolução e disseminação da Internet e das Intranets, usuários e especialistas começaram a perceber de uma maneira mais clara as brechas de segurança que originalmente foram deixadas, e que em um período recente, devido a uma falta de preocupação constante por parte dos administradores, passaram a ser explorados de uma forma cada vez mais freqüente. Portanto, atualmente, a proteção de dados e informações que possuem um valor próprio tornou-se um aspecto fundamental de sobrevivência dos diferentes ambientes institucionais de rede (corporativo ou empresarial, educacional, governamental, etc.). Além disso, a presença de procedimentos e mecanismos de segurança deve ser um item prático e essencial no desenvolvimento e projeto de qualquer novo aplicativo e/ou infra-estrutura a ser implantada. Desta forma, a segurança computacional abrange inúmeros assuntos, por exemplo: Sistemas criptográficos e PKI: algoritmos de criptografia, funções hash, assinatura e certificação digital; Sistemas operacionais: principais plataformas como MS Windows e UNIX; Vulnerabilidades e segurança nos serviços de rede TCP/IP: e-mail, web, ftp, etc; Sistemas de proteção de perímetro e detecção de intrusão; Avaliação de vulnerabilidades e atuação de hackers; Análise de segurança em protocolos de rede (TCP/IP e outros); Segurança e eficiência dos sistemas de autenticação empregados para identificar entidades que utilizam a rede (clientes e servidores): kerberos, login/senha, biometria, radius, smart cards, etc; Política de segurança aplicada, resposta a incidentes ocorridos e plano de contingência; etc. Finalmente, diversos setores do mercado estão exigindo cada vez mais profissionais atuantes e especializados na área de segurança, os quis necessitam estar capacitados com sólidos conhecimentos na tarefa de guardar informações privativas, e também estar habilitados a avaliar, decidir e lidar com as soluções oferecidas pelos fabricantes e desenvolvedores.

Objetivos

Oferecer uma preparação educacional para a especialização técnica de profissionais nos mais variados tipos de projetos de segurança computacional; Permitir aos participantes desenvolver e aprimorar suas capacidades de proteção no contexto das redes de computadores e sistemas; Prover um conjunto de disciplinas e aulas práticas que mostrem quais são os principais aspectos técnicos, estratégicos e funcionais dos requisitos de segurança em redes de computadores e sistemas; Capacitar o profissional em escolher, avaliar e aplicar a configuração de segurança que seja mais adequada ao poder de investimento disponível, ao valor da informação tratada e ao tipo de projeto que será gerenciado; Oferecer condições ao público-alvo do curso de perceber, aprimorar e dinamizar o nível de segurança corrente, acompanhando o surgimento das inovações tecnológicas. Oferecer habilitação mínima para o magistério superior.

Justificativa

Atualmente a proteção de dados e informações que possuem um valor próprio tornou-se um aspecto fundamental de sobrevivência dos diferentes ambientes institucionais de rede (corporativo ou empresarial, educacional, governamental, etc). Além disso, a presença de procedimentos e mecanismos de segurança deve ser um item prático e essencial no desenvolvimento e projeto de qualquer novo aplicativo e/ou infra-estrutura a ser implantada. Os diversos setores do mercado estão exigindo cada vez mais profissionais atuantes e especializados na área de segurança, os quais necessitam estar capacitados com sólidos conhecimentos na tarefa de guardar informações privativas, e também estar habilitados a avaliar, decidir e lidar com as soluções oferecidas pelos fabricantes e desenvolvedores.

Público-alvo

Gerentes, Analistas de Segurança, Consultores, Desenvolvedores (analistas e programadores), Administradores de Sistemas, Técnicos e Tecnólogos em TI, Trainees e demais profissionais (bacharéis e tecnólogos) das áreas de Ciência da Computação, Informática, Análise de Sistemas, Sistemas de Informação, Processamento de Dados, Engenharias, Administração e Gestão de Empresas que objetivem habilitação por meio de conceitos, técnicas, ferramentas e metodologias atualizadas que os levem a um posicionamento frente às exigências do mercado de trabalho.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Campus II - Rodovia Raposo Tavares, km 572 - Bairro do Limoeiro - CEP 19067-175 - Presidente Prudente - SP - Fone: (18) 3229 2077 - e-mail: secpos@unoeste.br
WhatsApp