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Programa: Pós-Graduação em Educação

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unoeste – Mestrado e Doutorado iniciou sua trajetória em 1994, tendo como missão a formação de pesquisadores/as com vistas à produção de novos conhecimentos relevantes ao contexto educacional nacional e internacional, em diferentes níveis e modalidades de ensino, diante da atual conjuntura sociopolítica.

O PPGE concentra-se na Área de Educação e realiza pesquisas voltadas para diversas temáticas que se inter-relacionam às questões educacionais. Considerando a abrangência dos temas relacionados à área e às especificidades do contexto onde se inserem, o Programa elegeu, como temas fundamentais, as políticas educacionais em articulação com as demais políticas sociais, a formação docente e as práticas educativas, com foco nos processos institucionais de ensino e aprendizagem.

O PPGE possui diretrizes de trabalho muito bem definidas e conta com um Regimento, formulado por meio de amplo debate com os/as docentes e discentes, aprovado pelo Colegiado e alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unoeste, em que se estabelece uma política de pesquisa pautada nas exigências da área de Educação da CAPES e no intercâmbio com os diferentes Programas de Pós-Graduação em Educação, vinculados a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd).

A proposta pedagógica do PPGE está alicerçada a partir de duas linhas de pesquisa:
- Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade;
- Formação e ação do profissional docente e práticas educativas.

Mestrado – Recomendado pela CAPES – Ofício CTC/CAPES 537/2002, de 11/12/2002. Reconhecido pela Portaria No. 1.584, de 20 de junho de 2003, publicada no Diário Oficial da União (DOU), Seção 1, p. 19, em 23/06/2013, que homologa o Parecer da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNES) no. 079/2003.
Conceito CAPES 5 (Quadriênio 2017-2020)

Doutorado – Recomendado pelo Conselho Técnico-Cientifico da Educação Superior (CTCES) da CAPES, na reunião realizada de 20 a 22 de novembro de 2019 (190ª. Reunião). Reconhecido pelo Portaria No. 540, de 15 de junho de 2020, publicada no DOU de 17/06/2020, Seção 1, p. 57, que homologa o Parecer CNE/CES nº. 111/2020,  aprovado na Reunião Ordinária dos dias 17, 18 e 19 de fevereiro de 2020, publicado no DOU de 8 de abril de 2020, Seção 1, p. 39.
Conceito CAPES 5 (Quadriênio 2017-2020)


Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Campus II -
Programa de Pós-Graduação em Educação -Mestrado e Doutorado
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