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Você está em: Graduação | Matemática - Licenciatura | Pesquisa Científica

Matemática

Licenciatura | 8 semestres letivos | Noturno | Presidente Prudente
  • 2ª Melhor Universidade Particular do Estado de São Paulo
  • Avaliação do MEC - CPC 4
  • RUF - Entre os 3 Melhores do Estado

Pesquisa Científica


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Resumo:
O projeto tem por objetivo levar o aluno a compreender o potencial da modelagem matemática em problemas da Física Matemática que envolvem Equações Diferenciais Ordinárias bem como desenvolver sua maturidade ao tratar a literatura científica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que utilizará basicamente livros e artigos científicos. O desenvolvimento do projeto contribuirá significativamente na formação do licenciando, futuro professor de Matemática, por melhor prepara-lo para as atividades de docência assim como despertar seu interesse para a continuidade dos estudos, tanto na Matemática Aplicada quanto na Educação Matemática e na Matemática Pura.

Protocolo: 4790 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2018 - 8/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): WESLEY MUNIZ DOMINGOS RODRIGUES
Professor(es): MONICA FURKOTTER

Resumo:
O projeto tem por objetivo levar o aluno a compreender o potencial da modelagem matemática como estratégia de ensino-aprendizagem utilizando problemas da Biologia Matemática bem como desenvolver sua maturidade ao tratar a literatura científica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que utilizará basicamente livros e artigos científicos. O desenvolvimento do projeto contribuirá significativamente na formação do licenciando, futuro professor de Matemática, por melhor prepara-lo para as atividades de docência na Educação Básica assim como despertar seu interesse para a continuidade dos estudos, tanto na Matemática Aplicada quanto na Educação Matemática.

Protocolo: 4630 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2018 - 5/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GUILHERME HENRIQUE DOS SANTOS FERREIRA
Professor(es): MARILIA DAVOLI MOREIRA LOPES
MONICA FURKOTTER

Resumo:
A matemática surgiu das pequenas necessidades do homem na antiguidade, ciência esta que evoluiu com o passar dos tempos para satisfazer às novas necessidades do ser humano. Hoje vemos a matemática aplicada em tudo o que fazemos, desde uma simples soma em uma calculadora até os mais complexos algoritmos em computadores. Além da sua presença nas mais diversas inovações tecnológicas, podemos encontrá-la até mesmo na natureza, ao observarmos suas estruturas. Neste trabalho será realizada uma revisão bibliográfica sobre os conceitos da Teoria do Caos, onde abordaremos suas aplicações e implicações em nosso cotidiano, com o objetivo de ressaltar a importância dessa Teoria para a ciência. Daremos destaque ainda, à construção de um sistema com pêndulo duplo, que será usado para demonstrar os efeitos caóticos da dependência sensível.

Protocolo: 3729 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2017 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LAISLA MIRELE PULIDO DA SILVA FRANCISCO
Professor(es): CARMEN LUCIA KOHL MARTINEZ PAZ
MARILIA DAVOLI MOREIRA LOPES

Resumo:
Este projeto de pesquisa visa apresentar o estudo da dinâmica populacional da cidade de Presidente Prudente, procurando demonstrar o seu crescimento ou decrescimento populacional ao longo dos anos estudados. Os dados serão modelados por modelos de crescimento populacional. Serão utilizados os modelos de Malthus e Verhulst, a fim de conseguir os resultados necessários para analisar e comparar o comportamento e eficácia de cada um desses modelos, procurando observar qual dos modelos permite maior proximidade da realidade, resultados estes que serão apresentados através dos valores numéricos e seus gráficos correspondentes. Para isso serão aplicadas as E.D.O´s (Equações Diferenciais Ordinárias) de primeira ordem, para o desenvolvimento e organização dos modelos citados, bem como a utilização do software computacional MATLAB, como ferramenta essencial na obtenção dos gráficos.

Protocolo: 3253 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2016 - 1/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNO ALVES XAVIER
Professor(es): CARMEN LUCIA KOHL MARTINEZ PAZ
MARILIA DAVOLI MOREIRA LOPES

Resumo:
A matemática tem grande importância e participação no mundo global. Um ramo da matemática que tem muita aplicabilidade são as Equações Diferencias Ordinárias, que modelam vários fenômenos naturais, físicos, químicos, biológicos, populacionais, econômicos, etc. Neste trabalho veremos uma importante aplicação das equações diferenciais ordinárias em decaimento radioativo, realizando um estudo detalhado sobre o decaimento radioativo do Urânio 238, suas propriedades e aplicações.

Protocolo: 2777 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DOUGLAS HENRIQUE DE OLIVEIRA BRAZ
PEDRO HENRIQUE ARRANZATO BERTASSO
LEONARDO ALMEIDA RODRIGUES
Professor(es): CARMEN LUCIA KOHL MARTINEZ PAZ
MARILIA DAVOLI MOREIRA LOPES

Resumo:
O tema articulador tem em vista mostrar a elucidação da Educação como uma prioridade revisada em nível mundial. Sabemos que as Políticas de ajuste econômico de curto prazo dificultam consensos de longo alcance da educação. A presente pesquisa apresenta uma reflexão sobre a Educação e a convivência com a racionalidade imposta pelas novas tecnologias de informação que atingem todas as camadas sociais. Desse modo, é preciso que a sociedade reaprenda a valorizar a matemática como fonte de conhecimento do universo do graduando. Este trabalho tem por objetivo articular estratégias de curto, médio e longo prazo, e dispor de instrumentos junto com diagnósticos para garantir ajustes necessários para elevar os padrões de qualidade no conhecimento da matemática dos graduandos na universidade. Este trabalho de pesquisa trata de uma abordagem quali-quantitativa utilizando livros, artigos, monografias, visando explorar as ideias e opiniões de seus autores, identificando as principais dificuldades dos alunos em relação à matemática e propor o nivelamento do conhecimento, por meio de mini cursos e exercícios em três salas de aula do curso superior com dez alunos cada, para verificar as maiores dificuldades encontradas. Acredita-se que a capacitação dos professores e as mudanças no currículo é o foco mais importante aprendizagem da matemática, podendo contribuir para amenizar as dificuldades dos alunos e as diferenças da relação de aprendizagem observadas em sala de aula.

Protocolo: 2303 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2014 - 2/2015 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): VIVIANI TAGLIARI MAGRO
Professor(es): EDILAINE TIRABOSCHI DE OLIVEIRA BERTUCCHI

Resumo:
As constantes mudanças ocorridas em nossa sociedade, aceleradas pelos avanços científicos e tecnológicos, influenciam a forma com que o professor planeja o processo de ensino e aprendizagem. A aula nos padrões tradicionais com livros didáticos, lousa e giz ou mesmo com auxílio de recursos mais modernos com os slides, data show e computadores, mas sem objetivo específico, planejamento adequado e fora de contexto, corre o risco de não produzir aprendizagem, pois apenas incorporar computadores ao projeto de ensino não garante aquisição de conhecimentos, em muitos casos uma boa aula tradicional bem preparada, vale mais do que a mesma com muitos recursos, mas pouco preparo. A forma de ver a aula dos alunos mudou, nossos alunos estão cercados de novas tecnologias de informação e comunicação que proporcionam entretenimento e que cabem em seus bolsos, como os celulares que na maioria das vezes acabam por atrapalhar sua aprendizagem. Cabe ao professor, criatividade na utilização de tais tecnologias de forma eficiente, para prender atenção de seu aluno sem esquecer as habilidades e competências que seus alunos precisam desenvolver em determinada disciplina, série/ano, ensinar de forma diversificada e mais interativa, conseguindo assim estimular a atenção e curiosidade do aluno. Neste trabalho, o uso do software Multiplication Game será utilizado como um jogo interativo com os alunos. No programa há necessidade de estudar continuamente a tabuada para alcançar os objetivos do jogo e também possui o intuito de auxiliar na aprendizagem da tabuada e identificar problemas na aprendizagem da multiplicação na 5ª série/ 6º ano do ensino fundamental, procurando não avaliar se o software tem resultados positivos ou negativos, mas verificar a possibilidade de se ter uma aula diferenciada e dinâmica com os alunos com um software simples e de fácil manuseio, deixando em aberto a oportunidade de futuros trabalhos sobre os resultados ou utilização de outros recursos e métodos.

Protocolo: 2250 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2014 - 1/2015 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GUSTAVO ANTONIASSI OLIVEIRA
Professor(es): LUCIANA SALESI

Resumo:
O estudo da matemática vem sendo realizado, queira ou não, ainda de uma forma muito abstrata em sala de aula, onde vários conteúdos são abordados e desenvolvidos apenas teoricamente e com fórmulas, não tendo sentido para os discentes e para parte dos docentes. Com os conteúdos que abordam as parábolas, não tem sido diferente, pois, durante as aulas de matemática, se faz este estudo, geralmente de uma forma superficial, apenas como uma representação gráfica da função quadrática. Não se analisa a sua origem, nem as suas importantes aplicações, que dariam significado ao assunto em questão, pois, estamos deparando com parábolas o tempo todo. Para que os alunos possam observar as parábolas no mundo em que vivem, é necessário que o seu interesse seja despertado para esta finalidade, apresentando atividades práticas e aplicações em seu cotidiano. Ao relacionar o estudo de parábolas com suas aplicações, pretende-se desenvolver na prática através do "Sistema Construtor de Parábolas", parábolas de valores reais, sendo que, em posições diferentes partindo do vértice da origem e depois trabalhando nos quatro quadrantes analisando também a mudança das funções para cada caso. Como resultado, pretende-se que esse estudo seja interessante, atrativo e agradável, facilitando a compreensão por parte dos discentes e auxiliando o trabalho dos docentes ao abordarem os conteúdos que envolvem parábola.

Protocolo: 340 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2010 - 1/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): YARA COSTA CAVALHEIRO
NATALIA JUNQUEIRA FARAH DA SILVA
LETICIA MARIA AMORIM
Professor(es): IDIVALDO DE FREITAS
DAYENE MIRALHA DE CARVALHO SANO
LUIS ROBERTO ALMEIDA GABRIEL F

Resumo:
Muitos fenômenos reais nas áreas das ciências, engenharias, economia, e outras, são modelados por equações diferenciais. Existem diversos modelos que resolvem problemas reais, dentre eles o modelo de crescimento populacional. Desde décadas passadas, tem-se feito estudos sobre a estimativa do crescimento, pois, a partir dos resultados é possível determinar planos econômicos, industriais, educacionais e tantas outras onde envolve a população em geral. A intenção do projeto é revisar os conceitos das equações diferenciais ordinárias e aplicar estes conceitos na obtenção da solução analítica do modelo de crescimento populacional. Também serão estudados métodos numéricos para a obtenção da solução numérica e será feita uma comparação entre os métodos numéricos e a solução analítica do problema.

Protocolo: 327 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2010 - 8/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JANAINA KAWATA DE ALENCAR
Professor(es): DAYENE MIRALHA DE CARVALHO SANO

Resumo:
Sabe-se que para estudantes videntes existem diferentes metodologias de ensino de matemática, por exemplo, jogos, modelagem matemática, projetos, material concreto entre outros, buscando significar o ensino da matemática. Já para alunos com deficiência visual existe uma grande carência em termos de alternativas metodológicas e principalmente práticas em sala de aula que sejam significativas ao processo de ensinar e aprender matemática. Na perspectiva de contribuir e buscar alternativas para o ensino de matemática, para alunos com deficiência visual, este projeto visa buscar metodologias para a inclusão destes no ensino da Matemática, e com isso poder realizar uma nova metodologia para facilitar o ensino da Matemática.

Protocolo: 218 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2009 - 10/2010 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNO PLETI GOMES
Professor(es): DAYENE MIRALHA DE CARVALHO SANO

Resumo:
O curso de graduação em Matemática é um curso pouco numeroso em relação a outros cursos e com um índice de evasão significativo. Este projeto visa investigar os fatores, as influências e os resultados gerados pela escolha do curso. A análise será feita através de dados obtidos pelo curso de licenciatura em Matemática, da Universidade do Oeste Paulista/ UNOESTE. Dentre os fatores estudados estão à evasão de alunos, dificuldades durante o curso, os caminhos da profissão, as causas principais da pouca procura pelo curso e o estudo de possibilidades para a reduzir esses índices. Os dados permitirão estudar o perfil dos alunos do Ensino Médio, dos alunos ingressantes, concluintes e evadidos do curso de Matemática da UNOESTE, identificando características deste abandono e da pouca procura pelo curso. Pretende-se mostrar se há influência de alguma disciplina no índice de evasão, possibilitando a construção de uma reflexão sobre o processo de aprendizagem. Além disso, divulgar os pontos positivos obtidos na pesquisa como forma atrativa para vestibulandos posteriores ao projeto.

Protocolo: 239 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2010 - 11/2010 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MARA REGINA SANTOS ALVES
Professor(es): DAYENE MIRALHA DE CARVALHO SANO

Resumo:
Partindo do princípio de que a dimensão lúdica dos jogos pode favorecer a aprendizagem matemática, o projeto tem o objetivo de analisar experiências lúdicas já desenvolvidas para dimensionar a importância do trabalho com jogos no ensino da matemática. Para tanto, far-se-á uma análise bibliográfica tomando como referência a categoria lúdico. Após, serão levantadas e analisadas as experiências dessa natureza divulgadas na revista Nova Escola, no período de 1997 a 2008. A análise concentra-se na demonstração de que o lúdico se constitui numa ferramenta eficaz para a aprendizagem da matemática.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2008 - 8/2009 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MAYARA MIRANDA DE OLIVEIRA
RENATA SCHADEK BARBOSA
Professor(es): CARMEN LUCIA KOHL MARTINEZ PAZ

Resumo:
O projeto de pesquisa visa difundir a Matemática Aplicada, mais esoecificamente o Cálculo Diferencial e Integral (C.D.I.), devido à falta de preparo dos alunos em compreender conceitos e idéias abstratas. Além disso, o projeto quer fazer com que o aluno entenda o porque é importante aprender estes conceitos e utilize-os para resolver problemas de seu cotidiano. Para tanto, os autores pretendem, através da revisão bibliográfica, apresentar a téoria básica do C.D.I., mostrar suas inúmeras aplicações às mais diversas áreas do conhecimento e estudar alguns modelos matemáticos existentes na literatura onde são utilizados conceitos do C.D.I. na sua resolução.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2008 - 8/2009 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): NAYARA APARECIDA DE SOUZA GUINE BOTT
Professor(es): DAYENE MIRALHA DE CARVALHO SANO

Resumo:
A água pura e isenta de bactérias é essencial para a vida de todo ser humano. Porém, atualmente, cerca de 17 da população global não tem acesso a água potável, correndo altos riscos de contaminação através da água consumida. São várias as doenças transmitidas pela ingestão de água contaminada, tais como a cólera, febre tifóide, hepatite A, amebíase e disenteria bacilar. Desta forma, projetos de desinfecção de água a custo baixo vêm sendo desenvolvido em várias regiões do planeta, como o sistema de desinfecção solar da água SODIS (solar water disinfection), que consiste na utilização da energia solar para destruir os microorganismos patogênicos causadores da contaminação da água, vulneráveis aos efeitos da radiação solar e calor. Este trabalho visa construir um sistema de desinfecção de água por energia solar com garrafas convencionais de armazenamento de água mineral, visando avaliar sua eficiência frente à qualidade microbiológica da água com métodos matemáticos e estatísticos, e analisar as formas de implantação em comunidades de baixa renda. Para a realização do experimento, serão expostos ao sol 2 grupos de garrafas, com água de um afluente e água previamente contaminada, em superfícies formadas de zinco, sendo verificada a temperatura e radiação ultravioleta em momentos distintos. Para a avaliação de eficiência, serão aferidas medições de temperatura da água após vários momentos de exposição e dos níveis de radiação ultravioleta durante a realização de um experimento utilizando o sistema SODIS. Durante todas as fases de aquecimentos, serão colhidas e analisadas amostras da água para a determinação do grau de descontaminação da água, fazendo associações com as possíveis doenças causadas pelas amostras antes da utilização do método. Após a construção do sistema de desinfecção e realizadas as análises de eficiência, pretende-se também realizar uma difusão tecnológica à comunidade de baixa renda.

Protocolo: 49 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2009 - 12/2009 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNO COLNAGO CAVALCANTE
JULIANO APARECIDO VERRI
Professor(es): LUIS ROBERTO ALMEIDA GABRIEL F
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