CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Graduação | Artes Visuais - Licenciatura | Pesquisa Científica

Artes Visuais

Licenciatura | 8 semestres letivos | Noturno | Presidente Prudente
  • 2ª Melhor Universidade Particular do Estado de São Paulo
  • RUF - Melhor da Região

Pesquisa Científica


Buscar projeto por

Resumo:
A partir de um contato com a arte, é comum defrontar-se com imagens consideradas feias por consistir em traços assustadores, violentos e estranhos. Este trabalho busca compreender melhor esta percepção proveniente do feio e abjeto, investigar o seu contexto desde a modernidade até a contemporaneidade, bem como refletir, tomando como base as formulações freudianas, o tocante do estranho-familiar no processo artístico de criação. Assim, em paralelo com a investigação bibliográfica será também desenvolvido um processo criativo apoiado no abjeto e no feio em arte, evidenciando os atravessamentos desses conceitos e sensações em produções artísticas, que servirão para traçar um caminho das sensações e significados das obras por meio de um diário de registro do processo de criação.

Protocolo: 6101 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2020 - 4/2021 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIA VITORIA DALLE VEDOVE DE LIMA
Professor(es): JOANA SANCHES JUSTO

Resumo:
Ao qualificar Leonardo Da Vinci como gênio, desconsideramos o contexto histórico e cultural do momento em que viveu, o séc. XVI, época de florescimento das artes e da ciência na Itália, quando polímatas como ele contribuíram substancialmente com suas pesquisas. O trabalho considera as condições dessa súbita florescência de gênios. Entre tantos outros homens que possuíam seus traços de genialidade, o ponto de partida será Leonardo Da Vinci, a partir de seu contexto. Isso não significa retirar-lhe a sua genialidade, mas compreender as indagações que colocaram o homem no centro da razão. A pesquisa é de natureza bibliográfica e fundamenta-se em autores básicos da História da Arte, como Gombrich e Janson, e busca na Idade Média, com Umberto Eco (2010), os elementos que tornaram possíveis a aparição de grandes nomes, em especial nas artes visuais e na arquitetura. Por fim a pesquisa busca situar a genialidade de Da Vinci e a relação de polímatas com o seu tempo.

Protocolo: 5844 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2020 - 1/2021 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNO VICTOR LOURENTI DOS SANTOS
Professor(es): LULI HATA

Resumo:
A arte em suas diversas formas, entre elas o teatro, a música, a dança e as artes visuais são elementos da cultura e estão presentes na vida das pessoas. Assim, considera-se que a escola deve trabalhar a arte como uma área de conhecimento e como um meio de aprendizagem. Essa proposta de pesquisa apresenta a questãoproblema: Qual a importância do ensino da arte na perspectiva dos futuros professores? Mais especificamente visa: a) discutir sobre a importância da arte no desenvolvimento da humanidade, b) avaliar a importância do ensino da arte na perspectiva dos documentos oficiais e na visão de autores diversos, c) compreender o significado que os alunos do curso de Pedagogia de uma universidade particular do Oeste Paulista atribuem ao ensino da arte nas séries inicias do ensino fundamental, d) apresentar marcadores de reflexão sobre a importância do ensino da arte. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cuja a metodologia será pelo estudo exploratório, pois pretende compreender um fenômeno educativo, com toda a sua complexidade, dentro de uma dada realidade. Desse modo, utilizará como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionários com questões abertas, visando analisar a importância da arte nas séries iniciais do ensino fundamental na perspectiva dos graduandos do curso de Pedagogia de uma universidade particular do Oeste Paulista. Pretende assim, contribuir para uma maior reflexão sobre a importância do ensino da arte.

Protocolo: 5361 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2019 - 3/2020 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIELI RODRIGUES
LETICIA GRIGOLETTO
Professor(es): DENISE PENNA QUINTANILHA

Resumo:
O desenvolvimento da presente pesquisa visa a gênese de uma poética audiovisual - instalação artística - que concerne com discussões sobre os limites entre arte e a vida. Até que ponto distingue-se? Buscaremos dar continuidade à refletixões sobre a função da arte contemporânea e a vida sociedade por trás do espetáculo, termo cunhado por Guy Debord. Após realizar uma iniciação científica que abordou arte e artesanato, uma vez agregado repertório para discernir-se produção artística e produção artesanal, o foco volta-se agora a analisar a capacidade de transformação e influência da arte na atualidade. Ao final dessa discussão será apresentada, como resultado da pesquisa, uma produção audiovisual que traga consigo uma reflexão a respeito da priorização da imagem e das aparências nas relações humanas.

Protocolo: 5234 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2019 - 1/2020 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VICTOR HUGO DE SOUZA ZORZETTO
Professor(es): JOANA SANCHES JUSTO

Resumo:
Com o avanço nas leis para a garantia de inclusão do aluno com deficiência nas salas do ensino regular, surgem novos desafios que perpassam a questão estrutural ou didática. Ribas (1996) coloca a ignorância como sendo responsável por preconceitos relacionados às pessoas com deficiência. É comum um estranhamento diante do novo, do diferente e a falta de informação contribui para a rejeição e preconceito àquilo que, num primeiro olhar, parece diferente ou incomum. A pesquisa nasce da vivencia das pesquisadoras, que num evento acadêmico que envolvia surdos e ouvintes, notaram que os grupos não se misturavam, não interagiam entre sim. A partir do ocorrido, passaram a refletir sobre as barreiras que separavam aqueles grupos. Entendemos que desde a mais tenra idade as crianças sem deficiência devem ter contato com a realidade do deficiente físico e intelectual e que essa convivência com o tema não deve estar limitada a presença de uma pessoa com deficiência no núcleo familiar ou social. O tema pode e deve fazer parte do cotidiano e da vida escolar de todos os indivíduos a partir da infância, colaborando para a formação de pessoas mais tolerantes quanto às diferenças, mais dispostas a interagir e a serem pró ativos com a sociedade da qual fazem parte. O projeto se propõe discutir metodologias que através de atividades das Artes Visuais, proporcionem ao aluno uma experiência sensorial, reflexiva e criativa usando como exemplo não só grandes ícones das artes mas também pessoas com deficiência que se destacam nas atividades artísticas e em diversas áreas criando uma imagem positiva do deficiente como um indivíduo par, porém com características diferentes

Protocolo: 4523 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2018 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANDREIA RODRIGUES CORTES DOMINGOS
IARA ROGERIA OLIVEIRA DE CARVALHO
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA
ADRIANA PEDRASSA PRATES

Resumo:
O presente projeto propõe uma pesquisa documental e bibliográfica que tem como objetivo de discutir a tríade de ensino, pesquisa e extensão através da práxis de extensionistas dos cursos de Artes Visuais e de Psicologia da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) de Presidente Prudente. Este trabalho visa contribuir para questões que apontem relevância do papel da extensão universitária na formação do aluno na temática apresentada com embasamento na proposta das diretrizes dos planos e políticas de âmbito nacional e institucional. Para tanto esse processo será investigado através de um levantamento bibliográfico, relatórios do projeto de extensão, e diretrizes de âmbito nacional e local.

Protocolo: 3988 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2017 - 7/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): SARA MANEA FERREIRA
VICTOR HUGO DE SOUZA ZORZETTO
Professor(es): JOANA SANCHES JUSTO

Resumo:
O presente projeto tem como temática a arte, o trauma e a dor na produção da artista Magdalena Carmen Frida kahlo y Calderón em sua vida e obras , suas criações de modo a nos voltarmos às obras com um olhar analítico para ressaltar a importância da produção artística durante sua vida. Buscamos paraassim compreender a relação entre o corpo e o trauma expressos e significados (ou ressignificados) por meio da arte da pintora mexicana Frida Kahlo. O corpo dolorido, adoecido, eviscerado é um tema recorrente em suas obras. Um acidente de ônibus aos 18 anos parece ter reativado o trauma da poliomielite, que sofrera aos 6 anos, talvez fazendo com que a arte aparecesse como uma forma de lidar com este trauma.

Protocolo: 3960 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2017 - 11/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANDREIA RODRIGUES CORTES DOMINGOS
Professor(es): JOANA SANCHES JUSTO

Resumo:
Tomando como referência a produção da arte contemporânea, o presente projeto pretende desenvolver um estudo sobre a arte urbana com foco no conceito de intervenção. Em seguida, apresenta a elaboração de uma proposta de intervenção artística no Parque do Povo na cidade de Presidente PrudenteSP. Traz como temática central a canalização do Córrego do Veado, opção urbanística adotada para o referido Parque, buscando fomentar, por meio da arte, reflexões acerca das modificações geradas por seres humanos no ambiente natural, fato este de extrema relevância para as sociedades atuais.

Protocolo: 3963 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DIEGO DOS SANTOS
JAQUELINE PEREIRA DE VASCONCELOS
Professor(es): ADRIANA PEDRASSA PRATES

Resumo:
O Presente projeto visa criar uma composição audiovisual artística a partir da vivência da arte no contexto hospitalar, tendo como "veículo" o projeto de extensão "Olhar artístico: projeto arte no hospital" realizado no setor de oncologia do Hospital Regional da cidade de Presidente Prudente, São Paulo. Para o processo de criação da obra, além da participação semanal no projeto que inspirou esta pesquisa poética e audiovisual serão utilizados os diários de bordo que documentam as experiências pessoais, decisões da equipe de trabalho que envolve os alunos e a professora coordenadora do projeto, bem como os relatórios semestrais do projeto de extensão. Como resultado deste processo de criação espera-se a criação de uma produção audiovisual que expresse o percurso do artista no projeto de extensão, no encontro com pacientes debilitados, em estado terminal da doença e no encontro com a possibilidade de vida, as surpresas e aprendizados no enlace do ensino, pesquisa e extensão na formação do artista e a construção de um olhar crítico, sensível e poético. Para embasar teoricamente a análise e discussão da produção audiovisual, serão utilizados Luigi Pareyson "Os problemas da Estética" (1984), Gilles Deleuze "O ato de criação" (1987), Rubens Alves "O Desejo de Ensinar e a Arte de Aprender" (2004), Adauto Novaes "Muito Além do Espetáculo" (2005).

Protocolo: 3958 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2017 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DIEGO DOS SANTOS
VICTOR HUGO DE SOUZA ZORZETTO
Professor(es): JOANA SANCHES JUSTO

Resumo:
Muitos artista plásticos estão fazendo parte da criação sustentável, reutilizando materiais para produzir obras que impressionam as pessoas. Sabe-se que grande parte do lixo é reciclável, assim com um pouco de criatividade e imaginação, pode-se criar formas de arte para se alcançar um mundo sustentável. Conforme Santos (2013) o conceito de arte é muito abstrato, visto que, pode ser definida como uma criação do seu próprio tempo ou então como observador do seu próprio tempo. A arte manifesta atitudes e conceitos que permitem uma reflexão do material e da linguagem utilizada.Trabalhar com as obras de ViK Muniz como referência, significa encontrar na arte novas possibilidade de criação e reutilização de materiais, transformando-os em objetos artístico e colaborando para uma sociedade sustentável. Sendo assim esta pesquisa tem como objetivo geral: Destacar a importância da sustentabilidade ambiental através da arte e como objetivos específicos: Desenvolver a percepção da sustentabilidade, compreender a importância da reciclagem de resíduos urbanos na arte e estudar artistas que utilizam materiais recicláveis como matéria prima para a arte. A metodologia será uma pesquisa bibliográfica.Esperamos com esta pesquisa colaborar para a busca de uma arte sustentável.

Protocolo: 3721 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2017 - 4/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): STEFANI CAROLINE DOS SANTOS MINCA
EDUARDO CALIXTA SORIA
CESAR HENRIQUE SORIA
ADENILSON ALVES
Professor(es): DENISE PENNA QUINTANILHA

Resumo:
O presente trabalho destina-se a abordar a arte telemática, esclarecendo o seu contexto e desenvolvimento dados às múltiplas e crescentes possibilidades de criações, antes não imaginadas, que o atual cenário tecnológico é capaz de proporcionar. Objetiva instigar uma reflexão a respeito da interatividade do espectador com a obra, cada vez mais intensos, e de como, apesar dessa participação, não se perde a autoria do artista. A partir de pesquisas bibliográficas, será analisada uma obra do artista Gilbertto Prado, de modo a compreender o uso das tecnologias nas criações artísticas e as alterações no modo de apreciar as obras. A abordagem será da sociossemiótica proposta por Landowski, com fundamentação teórica em Vilém Flusser e Pierre Lévy, e em textos de base da teoria e da história da arte contemporânea, como Michael Archer, Rosalind Krauss e Michael Rush, entre outros.

Protocolo: 3609 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2017 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VIVIANE LORENA DE ALMEIDA SANTOS
JENNIFER CAROLINE MROCZKO
Professor(es): LULI HATA

Resumo:
O presente projeto tem como meta abordar o gênero desenho animado, verificando como diferentes signos (cores, sons, formas e construção de personagens) se entrecruzam no processo de veiculação de sentido. Para tanto, toma-se como referência os estudos de Santaella (1990), Barthes (2009) e Bakhtin (1997), pela contribuição teórica em torno do conceito de signo, bem como Denis (2010), pelos estudos sobre cinema animação a partir de uma perspectiva historicista. Ademais, toma-se como objeto de análise a animação produzida pela banda The Beatles, intitulada Yellow Submarine (1968).

Protocolo: 3733 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2017 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RENATA RAFAELA CANFORA CAMPOS
MATHEUS ELIAS GODOI DA SILVA
Professor(es): FERNANDO TEIXEIRA LUIZ

Resumo:
Miguel de Cervantes foi um escritor espanhol famoso que deu vida ao romance mais conhecido de toda a história da literatura: El ingenioso hidalgo Don Quixote de La Mancha, publicado em 1605. Naquela época, as novelas de cavalaria eram muito populares. Narravam histórias fantásticas, com personagens nobres, puros e que lutavam pelo amor, pela paz e pela justiça. Miguel de Cervantes resolveu inovar e criou um personagem que apreciava livros de cavalaria. Tanto gostava que enlouqueceu a ponto de querer imitar os seus heróis. Assim nasceu Dom Quixote e a era do "Quixotismo". Criação de extrema importância na história da arte inspirou peças de teatro, ópera, balés, filmes, programas e desenho animado. Sem esquecer o espanhol Salvador Dalí, que igualmente deu vida, por meio do pincel, aos personagens de Cervantes. Assim, este trabalho tem como objetivo principal discutir o processo de recriação de Dom Quixote a partir das pinturas de Dali. Essa análise critica será feita através de pesquisas, livros, site e documentários, problematizando o diálogo entre o escritor e o pintor materializado nas telas de Dali.

Protocolo: 3734 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2017 - 5/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIANE CRISTINA DE SOUZA
Professor(es): FERNANDO TEIXEIRA LUIZ

Resumo:
O objeto da presente proposta de pesquisa é a especificidade do ato criativo em Arte. Tratará de investigar, segundo a perspectiva deleuziana, o conceito da sensação elaborado a partir da analise pictórica de Francis Bacon, na criação em arte. Essa investigação se dará através de uma análise bibliográfica do conteúdo escrito por Gilles Deleuze, autor pós-estruturalista situado no campo das Filosofias da Diferença, utilizando basicamente duas de suas produções: Francis Bacon: Lógica da Sensação e O que é Filosofia, onde o filósofo desenvolve os principais conceitos a serem investigados. A bibliografia contará também com o livro de David Sylvester : Entrevistas com Francis Bacon para a descrição do processo de criação do artista e analise de suas obras. A pesquisa tem como foco de investigação o conceito de sensação (afectos e perceptos) e buscará ainda se aprofundar sobre a teoria geral da criação de Deleuze ,para a descriminação do fazer da arte relativamente aos outros campos de criação humano, a Filosofia e a Ciência. Acredita-se que uma aproximação com a perspectiva trazida pelo filósofo ao teorizar sobre o processo criativo em arte possa contribuir para a compreensão das especificidades deste campo de produção humana, trazida como necessidade.

Protocolo: 3553 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2017 - 7/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): AUGUSTO CORDEIRO GONCALVES
Professor(es): ADRIANA PEDRASSA PRATES

Resumo:
As artes visuais expressão um papel de grade importância no desenvolvimento da criança e do adolescente, despertando e fazendo-o adquirir novas capacidades que serão usadas por toda sua vida. Abrindo o olhar de educadores, pais e responsáveis, de que uma criança ao fazer uma obra não esta ela copiando e sim fazendo o seu olhar daquela peça representada, desenvolvendo um olhar critico reflexivo. Estamos a todo o momento consumindo e produzindo cultura, para que isso aja de forma produtiva devemos abrir o nosso olhar desde muito cedo, quando ainda estamos na pré-escola, desenvolvendo a partir dali para uma vida, um crescimento tanto físico quanto espiritual para desenvolver e apreciar a arte. Há vários tipos de arte entre elas o desenho é uma maneira de criar um olhar de mundo, a criança desenha o que vê, o seu cotidiano, as situações a sua volta e com esse desenho aprende formas, figuras, texturas, noções de tamanho entre muitas outras percepções. A criança desenvolve também habilidades motoras, aprendendo a trabalhar com diversos tipos de materiais, pinturas com lápis e pinceis, esculturas com papel machê tendo bases de materiais recláveis, dança entre outros, a criança se desenvolve fisicamente, psicologicamente e emocionalmente. Uma criança que teve o olhar artístico instigado provavelmente será um adulto com um olhar diferente ela saberá o que fazer em situações adversas que vier a passar ao longo da sua vida. Saberá ela olhar o mundo de outra maneira e fazer com que os que estão ao seu redor também vejam que a arte não está no mundo para enfeitar ou deixar um ambiente mais bonito, ela não é somente uma terápia passageira a arte é bem mais que tudo isso e bem mais profunda do que imaginamos.

Protocolo: 3569 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2017 - 1/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ARIELE SILVA SALVADOR
Professor(es): JOANA SANCHES JUSTO

Resumo:
Esse projeto surgiu através de um questionamento sobre a ligação da arte e loucura. Manifestou então o interesse de estudar sobre obras de artistas esquizofrênicos, e após pesquisas optei por escolher um artista brasileiro Arthur Bispo do Rosário. Através dele pretendo compreender suas obras através de análises, para que assim possamos tentar entender a relação da loucura com suas obras, e até onde elas se unem nas suas criações. Sendo assim, tenho por intenção fazer estudos para captar a importância que a arte teve em sua vida e a estabilização que trouxe em sua estrutura psicológica, da qual foi acometida por uma esquizofrenia de um dia para o outro. A fim de entendermos qual a real relação que a loucura pode ter com a arte, e o quão importante suas obras tiveram como referência para o reconhecimento de artistas esquizofrênicos. Por fim, através de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e análise de conteúdo, pretendo sustentar estudos na vida de Bispo, com a finalidade de explorar a reviravolta que ocorreu em sua vida após ele ter passado 50 anos em um manicômio fazendo suas obras, levando ao ser reconhecimento do mundo inteiro.

Protocolo: 3570 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2017 - 5/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ALINE CRISTINA DOS SANTOS
Professor(es): JOANA SANCHES JUSTO

Resumo:
A presente pesquisa pretende investigar as correlações entre os estudos de Hegel sobre o belo e a estética e as produções artísticas de Magritte, bem como suas possíveis articulações com a psicanálise lacaniana. Para trabalhar esta temática é importante considerar que Hegel distingue o belo natural e o belo artístico. Assim, em um primeiro momento retomaremos tais discussões para a partir de então tratar da estética e, posteriormente, tratar as obras de Magritte à luz destes conceitos. Para alcançar esses objetivos, a metodologia adotada é uma investigação bibliográfica acerca dos pensamentos hegelianos sobre a estética e análise das obras de Magritte do período em que o artista teve contato com o filósofo. Em um momento posterior, estas discussões sobre a estética, o belo e as obras surrealistas serão articuladas ao pensamento lacaniano, em especial o Seminário 7.

Protocolo: 3347 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2016 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): AMANDA MAGALHAES SAWAMURA BONFIM
CARINE DE OLIVEIRA TEIXEIRA
Professor(es): JOANA SANCHES JUSTO

Resumo:
A arte da sensação: uma análise da deformação na pintura figural de Francis Bacon O presente projeto expõe e analisa o processo de criação do pintor irlandês Francis Bacon, (1909-1992) com especial foco na deformação presente em muitas imagens de sua obra. Essa deformação aparece como um dos elementos constituintes daquilo que o filósofo francês Gilles Deleuze (1925-1995) vai chamar de arte da sensação. Esta pesquisa, então, investiga este conceito, na tentativa de se aproximar sensivelmente das deformações de Bacon ou daquilo que se pode chamar de arte da sensação ou pintura figural. Sob tal contexto será produzida, então, uma poética especialmente inspirada no processo criativo de Francis Bacon com intuito de perceber as questões da sensação na prática. Este trabalho consistirá, dessa forma, no desenvolvimento de duas fases: a primeira investigativa e a segunda, experimental. A metodologia a ser utilizada será respectivamente: análise qualitativa de bibliografia e iconografia específica; procedimento experimental para produção de poética própria com documentação fotográfica e descritiva de todo processo vivenciado.

Protocolo: 2730 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LEONARDO BAPTISTA FRASSATO
Professor(es): ADRIANA PEDRASSA PRATES

Resumo:
Esse estudo se insere no campo interdisciplinar da Psicologia Social com o Design e tem por objetivo investigar através de uma pesquisa bibliográfica, as considerações feministas sobre os discursos veiculados pela mídia e reproduzidos socialmente sobre o que é ser mulher na contemporaneidade, assim como os papéis e padrões sociais impostos às mulheres. Entendendo a mídia como um equipamento que produz modos de subjetivação, e que atua de modo específico na captura da subjetividade das mulheres, será feita uma análise através dos dados coletados e da bibliografia discutida, averiguando se o feminismo cria condições que possam se configurar em recursos para desnaturalização e ressignificação de discursos opressores sobre a mulher, e possibilitadores de outros modos de existência e de subjetivações para as mulheres na sociedade.

Protocolo: 2394 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2015 - 6/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BIANCA SILVA BIANCHI
RAFAELA DA SILVA ARAUJO
Professor(es): JOANA SANCHES JUSTO

Resumo:
Este trabalho é um estudo sobre o novo fenômeno social, a selfie, na perspectiva das Artes Visuais e da Psicologia, com objetivo de retratar sobre esse espetáculo contemporâneo, sobre a estética da autoimagem dos indivíduos e a comercialização desse novo produto que gera uma alienação, ou seja, a sociedade reproduz sem questionar o acontecimento e ela pode ser, também, uma expressão da personalidade do sujeito. Portanto, esse projeto busca realizar uma análise crítica das selfies, desde o surgimento dos retratos na arte até nos dias de hoje, com a relação do homem a sua imagem.

Protocolo: 2397 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2015 - 8/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): TAMIRES SILVA ROSA
BRUNA MARTINS DA SILVA ALVES DE SOUZA
JAQUELINE PEREIRA DE VASCONCELOS
Professor(es): JOANA SANCHES JUSTO
RICARDO ELEUTERIO DOS ANJOS

Resumo:
A presente pesquisa intitulada "A arte no cotidiano dos trabalhadores da Cooperlix" tem como finalidade descrever o processo de criação de um objeto artístico à partir de materiais reciclados recolhidos na CooperlixCooperativa dos Trabalhadores de Recicláveis de Presidente Prudente. Nos objetivos específicos a pesquisa pretende apresentar a história da CooperlixCooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente, descobrir quais são os materiais recicláveis que chegam em maior quantidade à Cooperlix e com estes objetos criar uma peça artística. Faremos uma descrição processo de criação e um relato de experiência da produção artística.

Protocolo: 2255 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2014 - 2/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JORGE PURISSIMO DA SILVA JUNIOR
THIAGO DOS SANTOS LIMA
VANDO DA SILVA FERREIRA
Professor(es): DENISE PENNA QUINTANILHA

Resumo:
O desenho está presente na vida do homem desde a pré-história até os dias atuais, e faz a diferença na vida das crianças e em seu desenvolvimento. É uma das linguagens mais associadas as atividades infantis. Dentro desta perspectiva surgiu-nos a questão: qual a diferença entre a visão de Vygotsky e dos autores Luquet e Viktor Lowenfeld sobre a evolução do desenho infantil? Será contextualizado nesta pesquisa as fases do desenho da criança. A pesquisa será bibliográfica através de livros, baseando-se nos estudos de Vygotsky, Piaget, Luquet e Viktor Lowenfeld sobre a evolução do desenho infantil. O objetivo geral da pesquisa será de analisar as idéias de Vygotsky sobre o desenvolvimento de desenho infantil em relação a outros autores.

Protocolo: 2256 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2014 - 2/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FERNANDA VIEIRA DE SOUZA SOARES
JONATHAN MURILO SANTOS
ROSANE ALVES VIEIRA SANTANA
Professor(es): DENISE PENNA QUINTANILHA

Resumo:
As artes visuais possuem um papel fundamental para o desenvolvimento e formação da criança, além de contribuir para incentivar a criatividade e a sensibilidade. O ato de a criança desenhar é extremamente significativo para ela e, portanto, pode se tornar um registro muito peculiar do seu processo de desenvolvimento infantil. Dessa forma, essa pesquisa tem como objetivo geral compreender e analisar a importância do desenho no desenvolvimento infantil, verificando suas relações nesse processo, bem como as características de cada uma de suas fases. Quanto aos objetivos específicos esse projeto pretende: a) Analisar as características e o papel do desenho no desenvolvimento da humanidade; b) Compreender o papel das artes visuais, por meio do desenho, no desenvolvimento da criança de ensino fundamental; c) apresentar a evolução do desenho infantil no desenvolvimento da criança; d) discutir a importância da mediação do professor nas propostas com desenho em sala de aula; e) Apresentar propostas de um trabalho significativo com o desenho nas séries iniciais do ensino fundamental a partir das leituras de autores diversos. Uma prática pedagógica que valoriza o desenho da criança pode se constituir um forte elemento para o seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo. Portanto, torna-se relevante compreender a contribuição do desenho na formação da criança e o papel do professor nesse processo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, que buscará incursionar na produção literária de autores nacionais e internacionais que discutem sobre o tema, bem como em alguns subsídios didático-pedagógicos produzidos pelos órgãos e instituições oficiais ligadas à educação no Brasil.

Protocolo: 1813 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2013 - 7/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): SIMONE RODRIGUES DE SOUZA NARDI
CRISTIANE DE SA OLIVEIRA
Professor(es): AUGUSTA BOA SORTE OLIVEIRA KLEBIS

Resumo:
A pesquisa propõe analisar a produção fotográfica de Claudia Andujar, especialmente a selecionada para a exposição de caráter retrospectivo de sua obra, à luz das narrativas míticas do povo ianomâmi e a partir do conceito de fabulação desenvolvido por Deleuze. Isto implica em tomar contato com os registros da narrativa oral indígena realizados por antropólogos e discutir a respeito de narrativa em obras de artes visuais, especificamente fotográficas, levando em consideração a sua condição de temática da arte contemporânea, enquanto narrativa enviesada. Acredita-se que a série denominada "Sonhos", de Claudia Andujar, ainda que fotográfica, ou seja, constituída de imagem estática, revele o conceito deleuziano de fabulação. Assim, o estudo se pauta na análise das narrativas orais em comparação às imagens produzidas pela fotógrafa, na perspectiva de autores como Walter Benjamin, Gilles Deleuze, Katia Canton e Rosalind Krauss, entre outros.

Protocolo: 1744 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2013 - 7/2017 Programa: PPD - Programa de Pesquisa Docente/PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Professor(es): LULI HATA

Resumo:
A proposta deste projeto é conduzir uma investigação sobre a arte fotográfica de Sebastião Salgado analisando as composições de suas imagens, sua forma pessoal de ver e registrar o mundo, e a realidade social denunciada em suas obras. A pesquisa, bibliográfica, será desenvolvida a partir do seguinte questionamento: "O trabalho de Sebastião Salgado pode ser classificado como arte-denúncia?". Para responder esta questão a pesquisa será realizada em três etapas: inicialmente será feito um levantamento dos dados biográficos a respeito não apenas da vida mas também das obras de Sebastião Salgado relacionadas ao tema de estudo; em seguida, serão levantadas e discutidas as obras embasadas no estudo da área do fotojornalismo e da área de artes visuais, para, num terceiro momento, discutir sobre seu impacto como forma de denúncia de questões sociais.

Protocolo: 1699 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2013 - 12/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNA ARRUDA MATTOS
Professor(es): JOANA SANCHES JUSTO

Resumo:
A presente pesquisa visa a interpretação de autorretratos do pintor Pós Impressionista Vincent van Gogh, cuja vida pessoal o influenciou exponencialmente, criando diversas atmosferas sobre seus autorretratos, onde cabem análises embasadas em leituras de livros, artigos científicos e nas cartas que o pintor mandava ao irmão mais novo, Theodorus, cuja abordadas em um dos livros utilizados para a pesquisa. (Autoria de Vincent Van Gogh, 2002.) Será contextualizada nesta pesquisa a vida artística do pintor juntamente com suas técnicas e estilo. Serão analisados alguns autorretratos de Van Gogh, correlacionando-os com a vida pessoal, seu estado de saúde física e emocional durante os anos e apontados alguns possíveis sentidos a estes autorretratos. Será uma pesquisa teórica e ao todo serão cinco autorretratos analisados, escolhidos pela data de realização, três anos antes da morte de Van Gogh, período em que provavelmente sua doença tenha alcançado o ápice. Serão analisados também os elementos estéticos e harmônicos dos autorretratos, como suas composições e cores.

Protocolo: 1686 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2013 - 12/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ROSANA RAPOSO MOMENTEL
Professor(es): JOANA SANCHES JUSTO

Resumo:
O presente trabalho tem como objeto de estudo a saga Star Wars (Guerra nas Estrelas em português), para o entendimento de fatores que regem as mentalidades de públicos que se alteram, que vivem momentos históricos diferentes, e mesmo assim têm uma grande identificação com a série. Para o presente estudo, serão analisados dados e informações a respeito da saga em revistas especializadas, artigos e livros, em especial que tratem sobre a interação e assimilação, por parte das populações, a uma figura mítica, como o herói. O trabalho baseia-se na metodologia dialética, uma vez que se presta ao exercício da pesquisa em Ciências Humanas e permite encontrar respostas além das aparências ou de um dado.

Protocolo: 1695 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2013 - 7/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANDRE LUIS BELLETINI
Professor(es): LULI HATA

Resumo:
A introdução do vídeo nesta era traz novos elementos para o debate sobre o fazer artístico. O projeto a seguir propõe uma reflexão sobre arte e mídia na era contemporânea, visando conhecer e apresentar a trajetória da vida e a obra de Bill Viola e suas características, analisando como ele utiliza a mídia em seus trabalhos e situando suas produções na arte contemporânea. A pesquisa tem como meta analisar a videoarte através de pesquisas bibliográficas e de análise da produção de Bill Viola, na medida do possível, já que o seu material não esta totalmente disponível na rede.

Protocolo: 1696 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2013 - 12/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MANOEL RAMOS SILVA
Professor(es): LULI HATA

Resumo:
A performance artística é uma arte que utiliza o corpo como suporte. Trata-se de uma mudança radical no suporte da arte, que antes se constituía de papel, tela, pedras, metais etc. A relação entre público e artista é estreitada, a performance envolve as pessoas na obra de arte e através disso provoca o espectador a expandir seus conhecimentos artísticos. Assim esta pesquisa visa investigar os desdobramentos do corpo na performance artística, tomando o corpo como a própria obra de arte. A pesquisa será de cunho bibliográfico cujos estudos enfocarão artistas como Renato Cohen e Marina Abramovic, entre outros.

Protocolo: 1694 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2013 - 12/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ALINE RODRIGUES ALVES CARDOSO
Professor(es): LULI HATA

Resumo:
O trabalho busca discorrer sobre a importância das artes visuais relacionada à pacientes com distúrbios psíquicos. Terá como foco a apresentação da vida e biografia de Vicente Van Gogh e de suas obras para que o paciente possa se identificar com a sua própria realidade. O trabalho busca verificar como o artista Vicente Van Gogh pode contribuir para as formas de expressão do mundo interno e externo para que possam encontrar nas artes um caminho para a reestruturação. O trabalho tem ainda como objetivo: pacientes de saúde mental, a reabilitação com a ajuda da arte, estudar as obras de Vicente Van Gogh para uma melhor compreensão da loucura e a criatividade do artista para poder compreender melhor o paciente com distúrbios psíquicos e as formas de tratamento. Para este trabalho será utilizada uma pesquisa básica, com estudo bibliográfico, pesquisa de estudo de caso e abordagem qualitativa. Levantar questões relativas à abordagem do conhecimento das artes plásticas para os indivíduos com problemas de saúde mental e como tem estado o campo de profissionais que atuam nessas clinicas

Protocolo: 1683 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2013 - 9/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): TIAGO CELESTINO BUENO
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA

Resumo:
O presente trabalho tem como tema a educação ambiental na escola: do lixo ao luxo para o primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental, e visa contribuir no processo de orientação e sensibilização para a preservação ambiental. De forma, o trabalho visa auxiliar para a importância da educação ambiental na escola a partir do ensino da reciclagem de resíduos, propondo uma ação do entendimento da arte na educação. A metodologia utilizada, num primeiro momento será a pesquisa bibliográfica, que tem como base literaturas específicas e artigos científicos, a pesquisa qualitativa para se obter um conhecimento mais profundo de casos específicos. Portanto acredita-se que a partir de pesquisas e reflexões sobre o tema seja possível afirmar que o trabalho com materiais reciclados pelo aluno através da reutilização na arte leva a sensibilizá-lo para a educação ambiental.

Protocolo: 1874 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2013 - 6/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LAURINEI FERREIRA DE SOUZA
OZIANI OLIVEIRA SANTOS
MARIA ISABEL SOUZA LIMA ANDREASSI
ROSANGELA RODRIGUES ROCHA DE OLIVEIRA
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA

Resumo:
O trabalho arte e inclusão social, apresenta como foco, o estudo da arte como forma de inclusão para os cooperados da Cooperlix. A arte pode contribuir muito para a inclusão social, como também contribuir para o desenvolvimento dos cooperados da Cooperlix. O método utilizado recairá numa pesquisa básica em livros, artigos e revistas sobre o assunto arte e inclusão e na técnica de observação junto aos cooperados na Cooperlix - Cooperativa dos trabalhadores de produtos recicláveis de Presidente Prudente. A reciclagem trás fonte de renda e progresso para o meio onde está inserida. Desta forma , o objetivo deste trabalho com os cooperados da Cooperlix,é despertar a criatividade e o aperfeiçoamento das habilidades manuais por meio da arte, com uso de papeis e papelão reciclado, para que os cooperados da cooperlix, possam ter com a arte, uma forma de inclusão social. A hipótese adotada é que a arte possibilita formas de inclusão social.

Protocolo: 1311 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2012 - 8/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GISELE CARREIRA PELEGRINO
CLEONICE SILVA PEREIRA
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA

Resumo:
A proposta deste projeto é conduzir uma investigação sobre a arte fotográfica desde seus primórdios e sua relação com o fotógrafo Sebastião Salgado. Pretende fazer uma reflexão teórica sobre o trabalho de Salgado analisando os aspectos envolvidos na produção de suas imagens, analisando sua forma pessoal de ver e registrar o mundo, e que busca captar nas fotos, uma representação próxima a realidade fotografada. Salienta a importância da fotografia como arte denuncia, e ressalta também a propriedade indicial da fotografia, que representa a realidade em imagens.

Protocolo: 840 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2011 - 8/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNA ARRUDA MATTOS
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA
GUSTAVO CUNHA BEZERRA

Resumo:
O presente trabalho tem por finalidade apresentar a relação que a pintura surrealista, manifestada em 1919, tem com a pintura contemporânea, expressada dos anos 1960 até os dias atuais. Para isso ser possível, será estudado o que é o surrealismo, qual seu papel na sociedade, seus principais pintores e importância de suas obras, e a relação entre a pintura surrealista com a contemporânea. Neste trabalho acredita-se que o surrealismo teve a sua importância para a arte contemporânea, pois a miscigenação de estilos resulta em uma arte mais rica. A arte auxilia na expressão, e como disse Salvador Dalí (1904-1989) sobre o surrealismo, "um meio de evasão". (Gênios da Arte - Dalí, 2007, p. 24). Cada artista embora todos surrealistas, tinham seu traço pessoal e traziam sua parcela de contribuição para arte. Frida Kahlo (1907-1954) pintava em suas obras cenas que passou durante sua vida como alguns acidentes, doenças e a presença de seu marido. Joan Miró (1893-1983) utilizava formas geométricas, abstratas, flutuantes. Max Ernst (1891-1976), Dalí e René Magritte (1898-1967) faziam suas obras como sonhos, utilizando pessoas, objetos e locais conhecidos, mas de maneira subjetiva. O Surrealismo, portanto, contribui para a mistura de estilos que auxilia para a expressão contemporânea, sendo mais um ingrediente de tantos outros para se obter uma obra em que o artista sente que conseguiu expressar o desejado ou então teve o auxílio de vários estilos para realizar tal obra.

Protocolo: 833 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2011 - 7/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ROSANA RAPOSO MOMENTEL
Professor(es): ZENILDA ALEXANDRE PASQUINI
Alguma mensagem