Sarau em Libras é sucesso de público em sua 5ª edição


  • há 7 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Além do teatro, música, dança e poesia, pedido de casamento surpresa emocionou a plateia

Foto: Débora André Sarau em Libras é sucesso de público em sua 5ª edição
5ª edição do Sarau em Libras promovido pela Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp/Unoeste)

Mais do que cumprimentar alguém ou apalpar um objeto, as mãos têm o poder de transmitir mensagens, emoções e estabelecer uma conexão com outras pessoas por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Considerada a língua materna das comunidades surdas, essa forma de comunicação ganhou destaque na 5ª edição do Sarau em Libras da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp/Unoeste). Realizado na noite da última sexta-feira (5), no Teatro César Cava, campus I da universidade, o evento contou com a participação das comunidades externa e interna.

Apresentações de teatro, música, dança e poesia envolveram a plateia que lotou o teatro. “Fiquei muito feliz pela participação intensa dos acadêmicos que se dedicaram de corpo e alma, desde a confecção dos figurinos e ensaios até as apresentações finais”, comenta Valéria Isaura de Souza, coordenadora do evento e professora responsável pela disciplina de Libras da Faclepp. Destaca ainda, a satisfação em estreitar a relação com a Associação de Surdos e Surdas de Presidente Prudente e região (ASSPP). “Essa parceria permitiu uma interação ímpar entre os universitários e os atendidos pela entidade”. No sarau, os surdos também tiveram a oportunidade de se apresentar. “Trazer a comunidade surda para a universidade, em especial, neste evento foi muito importante, pois iniciativas como esse sarau proporciona o acesso à língua de sinais”, conclui.

Alayne Rebeka de Souza, acadêmica do 3º termo de Pedagogia junto com os seus amigos de sala apresentou a música “Cê topa?” do cantor Luan Santana. “Foi recompensador visualizar o sorriso na plateia, principalmente da comunidade surda”, diz. Ela conta que, no ensino médio, já estudou com duas pessoas surdas, só que a relação era distante. “Nos dedicamos bastante para essa apresentação que nos aproximou desse público. Me apaixonei pelo trabalho dos surdos e também dos intérpretes. Sem dúvidas, existe uma relação de amor ao próximo muito grande. Estou feliz em poder compartilhar essa experiência com eles”, pontua.

Foto: Lariane Palópoli Amor está no ar: Intérprete Alan da Silva Santos pediu a namorada Bruna Caroline Campos Cogo em casamento
Amor está no ar: Intérprete Alan da Silva Santos pediu a namorada Bruna Caroline Campos Cogo em casamento
Alan da Silva Santos foi um dos intérpretes que participou do 5º Sarau em Libras da Faclepp/Unoeste. Colaborador da universidade, diz que trabalha há cinco anos com a comunidade surda. “Comecei a fazer alguns cursos em Libras e fui me aperfeiçoando na área. Hoje, ofereço apoio para um acadêmico surdo do superior de tecnologia em Jogos Digitais da Faculdade de Informática (Fipp/Unoeste)”, relata.

Grandes emoções – No evento desta sexta-feira (5), os holofotes se viraram para Alan, quando surpreendeu a namorada Bruna Caroline Campos Cogo com um pedido de casamento em Libras. O intérprete expõe que o casal se conheceu depois que ele começou a atuar nessa função. “Como o meu irmão Wanderson é surdo, sempre tive contato com a Associação de Surdos e Surdas de Presidente Prudente e região (ASSPP), inclusive, foi a partir dessa relação que conheci a Bruna que também é surda e namora comigo há cinco anos”, conta. O gesto que emocionou toda plateia pegou Bruna de surpresa. “Fiquei muito feliz com essa declaração pública de amor. Sou muito tímida e, apesar do nervosismo aceitei o pedido, pois eu amo ele”, descreve.
Galeria de Fotos